A digitalização dos meios de pagamentos e a marginalização da população que não possui acesso aos meios digitais de transações bancárias
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26756 |
Resumo: | O trabalho discorre sobre a evolução dos meios de pagamento no sistema bancário brasileiro nos últimos 10 anos, e discute se essa evolução acompanha o desenvolvimento da população, questionando se a internet e os aparelhos que permitem a utilização desses meios são democráticos e acessível à realidade atual do Brasil. Com base nos conceitos de desenvolvimento, inclusão e cidadania financeira definidos por organizações internacionais e pelo próprio Banco Central, busca-se relacionar os possíveis impactos na inclusão da população. Abordaremos os impactos da presença desses meios, soluções alternativas, como o atual sistema funciona no país, além de analisarmos como a pandemia da COVID-19 acelerou e incentivou esse processo. |
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A digitalização dos meios de pagamentos e a marginalização da população que não possui acesso aos meios digitais de transações bancáriasTHE DIGITALIZATION OF MEANS OF PAYMENT AND THE MARGINALIZATION OF THE POPULATION THAT DOES NOT HAVE ACCESS TO DIGITAL MEANS OF BANK TRANSACTIONS.Banco CentralDigitalização de PagamentoInclusão FinanceiraO trabalho discorre sobre a evolução dos meios de pagamento no sistema bancário brasileiro nos últimos 10 anos, e discute se essa evolução acompanha o desenvolvimento da população, questionando se a internet e os aparelhos que permitem a utilização desses meios são democráticos e acessível à realidade atual do Brasil. Com base nos conceitos de desenvolvimento, inclusão e cidadania financeira definidos por organizações internacionais e pelo próprio Banco Central, busca-se relacionar os possíveis impactos na inclusão da população. Abordaremos os impactos da presença desses meios, soluções alternativas, como o atual sistema funciona no país, além de analisarmos como a pandemia da COVID-19 acelerou e incentivou esse processo.Lemke, Thania Enriqueta SotoFujimura, Eduarda MayumiSales, GiseleCampos, Julia AguiarJanuario, Pedro Henrique PeronAraujo, Tamara2022-11-24T12:46:34Z2022-11-24T12:46:34Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26756São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-24T12:48:51Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26756Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-24T12:48:51Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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