Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17332 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo debater a problemática que envolve a inclusão escolar do surdo através das análise de pesquisas teóricas que possibilitaram a coleta de dados referentes ao tema proposto. Foram examinados os seguintes tópicos: aspectos da inclusão no Brasil. A língua natural das pessoas com surdez: libras; ideia de inclusão escolar do aluno e a inserção da inclusão no Projeto pedagógico das unidades escolares. A metodologia empregada constitui-se da pesquisa bibliográfica bem como a pesquisa de campo com instrumento de pesquisa que buscaram a fundamentação em: Strobel (2008), Perlin e Miranda (2003), Damázio (2007), Sassaki (2004),Mantoan (2006), Vasconcelos e outros. As práticas pedagógicas ainda não atingem um aprendizado significativo para os alunos surdos, eles são excluídos de certa forma do processo de ensino e aprendizagem uma vez que não oportuniza o bilinguismo, sua língua mãe, para que aconteça realmente aprendizagem. Infere-se nesse contexto a necessidade de o profissional da educação estar em formação continuada buscando meios de renovar suas práticas de ensino. |
id |
Ânima_f3d12008042f608fcf695d407ea6e80d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17332 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na EscolaInclusãoSurdoPráticas pedagógicasO presente estudo teve como objetivo debater a problemática que envolve a inclusão escolar do surdo através das análise de pesquisas teóricas que possibilitaram a coleta de dados referentes ao tema proposto. Foram examinados os seguintes tópicos: aspectos da inclusão no Brasil. A língua natural das pessoas com surdez: libras; ideia de inclusão escolar do aluno e a inserção da inclusão no Projeto pedagógico das unidades escolares. A metodologia empregada constitui-se da pesquisa bibliográfica bem como a pesquisa de campo com instrumento de pesquisa que buscaram a fundamentação em: Strobel (2008), Perlin e Miranda (2003), Damázio (2007), Sassaki (2004),Mantoan (2006), Vasconcelos e outros. As práticas pedagógicas ainda não atingem um aprendizado significativo para os alunos surdos, eles são excluídos de certa forma do processo de ensino e aprendizagem uma vez que não oportuniza o bilinguismo, sua língua mãe, para que aconteça realmente aprendizagem. Infere-se nesse contexto a necessidade de o profissional da educação estar em formação continuada buscando meios de renovar suas práticas de ensino.Guimarães, Larissa OliveiraSantos, Messias Silva2021-08-20T01:28:50Z2021-08-20T01:28:50Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17332Senhor do BonfimAtribuição-NãoComercial 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-20T18:35:33Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17332Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-20T18:35:33Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola |
title |
Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola |
spellingShingle |
Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola Santos, Messias Silva Inclusão Surdo Práticas pedagógicas |
title_short |
Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola |
title_full |
Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola |
title_fullStr |
Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola |
title_full_unstemmed |
Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola |
title_sort |
Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola |
author |
Santos, Messias Silva |
author_facet |
Santos, Messias Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Larissa Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Messias Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Surdo Práticas pedagógicas |
topic |
Inclusão Surdo Práticas pedagógicas |
description |
O presente estudo teve como objetivo debater a problemática que envolve a inclusão escolar do surdo através das análise de pesquisas teóricas que possibilitaram a coleta de dados referentes ao tema proposto. Foram examinados os seguintes tópicos: aspectos da inclusão no Brasil. A língua natural das pessoas com surdez: libras; ideia de inclusão escolar do aluno e a inserção da inclusão no Projeto pedagógico das unidades escolares. A metodologia empregada constitui-se da pesquisa bibliográfica bem como a pesquisa de campo com instrumento de pesquisa que buscaram a fundamentação em: Strobel (2008), Perlin e Miranda (2003), Damázio (2007), Sassaki (2004),Mantoan (2006), Vasconcelos e outros. As práticas pedagógicas ainda não atingem um aprendizado significativo para os alunos surdos, eles são excluídos de certa forma do processo de ensino e aprendizagem uma vez que não oportuniza o bilinguismo, sua língua mãe, para que aconteça realmente aprendizagem. Infere-se nesse contexto a necessidade de o profissional da educação estar em formação continuada buscando meios de renovar suas práticas de ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-20T01:28:50Z 2021-08-20T01:28:50Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17332 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
50 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Senhor do Bonfim |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415795862732800 |