A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coêlho, Maria Lúcia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2435
Resumo: O estudo reflete as concepções históricas e significativas no processo da educação inclusiva dos discentes surdos. A escolha do tema evidencia a importância dessas práticas na aprendizagem e inclusão educativa dos surdos. Trata-se de uma revisão integrativa à partir dos seguintes autores: à partir dos seguintes autores: Silva (2018) Sobre a Transdisciplinaridade, complexidade e a produção de conhecimentos pertinentes para a inclusão educacional; Domingos (2014) que destaca as práticas pedagógicas de inserção de discentes surdos; Moran (2000) evidencia a perspectiva do ensino aberto às diferenças e a capacidade do aluno superar dificuldades; Vieira e Molina (2018) manifestam-se quanto à gestão e ensino a surdos. Quanto à educação do discente surdo na contemporaneidade, Slomski (2019) evidencia a leitura bilíngue para o surdo e, a aprendizagem da escrita e leitura de mundo. Os resultados nos levaram a crer que é fundamental o olhar do professor e de toda a equipe escolar para o público da educação especial. Não apenas como um direito e uma garantia legal, mas pela necessidade de integrar essa parcela da população escolar.
id IPES_eb90878acb01f4f0ada5e573161026d1
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2435
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in BrazilPráticas Pedagógicas. Educação do surdo. InclusãoO estudo reflete as concepções históricas e significativas no processo da educação inclusiva dos discentes surdos. A escolha do tema evidencia a importância dessas práticas na aprendizagem e inclusão educativa dos surdos. Trata-se de uma revisão integrativa à partir dos seguintes autores: à partir dos seguintes autores: Silva (2018) Sobre a Transdisciplinaridade, complexidade e a produção de conhecimentos pertinentes para a inclusão educacional; Domingos (2014) que destaca as práticas pedagógicas de inserção de discentes surdos; Moran (2000) evidencia a perspectiva do ensino aberto às diferenças e a capacidade do aluno superar dificuldades; Vieira e Molina (2018) manifestam-se quanto à gestão e ensino a surdos. Quanto à educação do discente surdo na contemporaneidade, Slomski (2019) evidencia a leitura bilíngue para o surdo e, a aprendizagem da escrita e leitura de mundo. Os resultados nos levaram a crer que é fundamental o olhar do professor e de toda a equipe escolar para o público da educação especial. Não apenas como um direito e uma garantia legal, mas pela necessidade de integrar essa parcela da população escolar.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCoêlho, Maria LúciaMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/243510.14295/idonline.v14i50.2435ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 242-2591981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2435/3862Direitos autorais 2021 Maria Lúcia Coêlho, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:34Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil
title A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil
spellingShingle A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil
Coêlho, Maria Lúcia
Práticas Pedagógicas. Educação do surdo. Inclusão
title_short A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil
title_full A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil
title_fullStr A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil
title_full_unstemmed A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil
title_sort A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil
author Coêlho, Maria Lúcia
author_facet Coêlho, Maria Lúcia
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coêlho, Maria Lúcia
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Pedagógicas. Educação do surdo. Inclusão
topic Práticas Pedagógicas. Educação do surdo. Inclusão
dc.description.none.fl_txt_mv O estudo reflete as concepções históricas e significativas no processo da educação inclusiva dos discentes surdos. A escolha do tema evidencia a importância dessas práticas na aprendizagem e inclusão educativa dos surdos. Trata-se de uma revisão integrativa à partir dos seguintes autores: à partir dos seguintes autores: Silva (2018) Sobre a Transdisciplinaridade, complexidade e a produção de conhecimentos pertinentes para a inclusão educacional; Domingos (2014) que destaca as práticas pedagógicas de inserção de discentes surdos; Moran (2000) evidencia a perspectiva do ensino aberto às diferenças e a capacidade do aluno superar dificuldades; Vieira e Molina (2018) manifestam-se quanto à gestão e ensino a surdos. Quanto à educação do discente surdo na contemporaneidade, Slomski (2019) evidencia a leitura bilíngue para o surdo e, a aprendizagem da escrita e leitura de mundo. Os resultados nos levaram a crer que é fundamental o olhar do professor e de toda a equipe escolar para o público da educação especial. Não apenas como um direito e uma garantia legal, mas pela necessidade de integrar essa parcela da população escolar.
description O estudo reflete as concepções históricas e significativas no processo da educação inclusiva dos discentes surdos. A escolha do tema evidencia a importância dessas práticas na aprendizagem e inclusão educativa dos surdos. Trata-se de uma revisão integrativa à partir dos seguintes autores: à partir dos seguintes autores: Silva (2018) Sobre a Transdisciplinaridade, complexidade e a produção de conhecimentos pertinentes para a inclusão educacional; Domingos (2014) que destaca as práticas pedagógicas de inserção de discentes surdos; Moran (2000) evidencia a perspectiva do ensino aberto às diferenças e a capacidade do aluno superar dificuldades; Vieira e Molina (2018) manifestam-se quanto à gestão e ensino a surdos. Quanto à educação do discente surdo na contemporaneidade, Slomski (2019) evidencia a leitura bilíngue para o surdo e, a aprendizagem da escrita e leitura de mundo. Os resultados nos levaram a crer que é fundamental o olhar do professor e de toda a equipe escolar para o público da educação especial. Não apenas como um direito e uma garantia legal, mas pela necessidade de integrar essa parcela da população escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2435
10.14295/idonline.v14i50.2435
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2435
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2435/3862
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Lúcia Coêlho, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Lúcia Coêlho, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 242-259
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037421242679296