A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2435 |
Resumo: | O estudo reflete as concepções históricas e significativas no processo da educação inclusiva dos discentes surdos. A escolha do tema evidencia a importância dessas práticas na aprendizagem e inclusão educativa dos surdos. Trata-se de uma revisão integrativa à partir dos seguintes autores: à partir dos seguintes autores: Silva (2018) Sobre a Transdisciplinaridade, complexidade e a produção de conhecimentos pertinentes para a inclusão educacional; Domingos (2014) que destaca as práticas pedagógicas de inserção de discentes surdos; Moran (2000) evidencia a perspectiva do ensino aberto às diferenças e a capacidade do aluno superar dificuldades; Vieira e Molina (2018) manifestam-se quanto à gestão e ensino a surdos. Quanto à educação do discente surdo na contemporaneidade, Slomski (2019) evidencia a leitura bilíngue para o surdo e, a aprendizagem da escrita e leitura de mundo. Os resultados nos levaram a crer que é fundamental o olhar do professor e de toda a equipe escolar para o público da educação especial. Não apenas como um direito e uma garantia legal, mas pela necessidade de integrar essa parcela da população escolar. |
id |
IPES_eb90878acb01f4f0ada5e573161026d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2435 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in BrazilPráticas Pedagógicas. Educação do surdo. InclusãoO estudo reflete as concepções históricas e significativas no processo da educação inclusiva dos discentes surdos. A escolha do tema evidencia a importância dessas práticas na aprendizagem e inclusão educativa dos surdos. Trata-se de uma revisão integrativa à partir dos seguintes autores: à partir dos seguintes autores: Silva (2018) Sobre a Transdisciplinaridade, complexidade e a produção de conhecimentos pertinentes para a inclusão educacional; Domingos (2014) que destaca as práticas pedagógicas de inserção de discentes surdos; Moran (2000) evidencia a perspectiva do ensino aberto às diferenças e a capacidade do aluno superar dificuldades; Vieira e Molina (2018) manifestam-se quanto à gestão e ensino a surdos. Quanto à educação do discente surdo na contemporaneidade, Slomski (2019) evidencia a leitura bilíngue para o surdo e, a aprendizagem da escrita e leitura de mundo. Os resultados nos levaram a crer que é fundamental o olhar do professor e de toda a equipe escolar para o público da educação especial. Não apenas como um direito e uma garantia legal, mas pela necessidade de integrar essa parcela da população escolar.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCoêlho, Maria LúciaMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/243510.14295/idonline.v14i50.2435ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 242-2591981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2435/3862Direitos autorais 2021 Maria Lúcia Coêlho, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:34Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil |
title |
A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil |
spellingShingle |
A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil Coêlho, Maria Lúcia Práticas Pedagógicas. Educação do surdo. Inclusão |
title_short |
A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil |
title_full |
A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil |
title_fullStr |
A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil |
title_full_unstemmed |
A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil |
title_sort |
A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil |
author |
Coêlho, Maria Lúcia |
author_facet |
Coêlho, Maria Lúcia Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coêlho, Maria Lúcia Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Pedagógicas. Educação do surdo. Inclusão |
topic |
Práticas Pedagógicas. Educação do surdo. Inclusão |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O estudo reflete as concepções históricas e significativas no processo da educação inclusiva dos discentes surdos. A escolha do tema evidencia a importância dessas práticas na aprendizagem e inclusão educativa dos surdos. Trata-se de uma revisão integrativa à partir dos seguintes autores: à partir dos seguintes autores: Silva (2018) Sobre a Transdisciplinaridade, complexidade e a produção de conhecimentos pertinentes para a inclusão educacional; Domingos (2014) que destaca as práticas pedagógicas de inserção de discentes surdos; Moran (2000) evidencia a perspectiva do ensino aberto às diferenças e a capacidade do aluno superar dificuldades; Vieira e Molina (2018) manifestam-se quanto à gestão e ensino a surdos. Quanto à educação do discente surdo na contemporaneidade, Slomski (2019) evidencia a leitura bilíngue para o surdo e, a aprendizagem da escrita e leitura de mundo. Os resultados nos levaram a crer que é fundamental o olhar do professor e de toda a equipe escolar para o público da educação especial. Não apenas como um direito e uma garantia legal, mas pela necessidade de integrar essa parcela da população escolar. |
description |
O estudo reflete as concepções históricas e significativas no processo da educação inclusiva dos discentes surdos. A escolha do tema evidencia a importância dessas práticas na aprendizagem e inclusão educativa dos surdos. Trata-se de uma revisão integrativa à partir dos seguintes autores: à partir dos seguintes autores: Silva (2018) Sobre a Transdisciplinaridade, complexidade e a produção de conhecimentos pertinentes para a inclusão educacional; Domingos (2014) que destaca as práticas pedagógicas de inserção de discentes surdos; Moran (2000) evidencia a perspectiva do ensino aberto às diferenças e a capacidade do aluno superar dificuldades; Vieira e Molina (2018) manifestam-se quanto à gestão e ensino a surdos. Quanto à educação do discente surdo na contemporaneidade, Slomski (2019) evidencia a leitura bilíngue para o surdo e, a aprendizagem da escrita e leitura de mundo. Os resultados nos levaram a crer que é fundamental o olhar do professor e de toda a equipe escolar para o público da educação especial. Não apenas como um direito e uma garantia legal, mas pela necessidade de integrar essa parcela da população escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2435 10.14295/idonline.v14i50.2435 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2435 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2435/3862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Lúcia Coêlho, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Lúcia Coêlho, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 242-259 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037421242679296 |