Desenvolvimento de um sistema de arrefecimento para cambios CVT utilizados em prototipos BAJA SAE
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32070 |
Resumo: | Os câmbios CVT são amplamente utilizados nos protótipos BAJA SAE ao redor do mundo devido à sua alta versatilidade. Esse tipo de câmbio necessita estar sob condições de temperatura específicas para poder trabalhar adequadamente, sem danificar as suas correias. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um novo conjunto de proteção para o câmbio CVT utilizado pelo protótipo da equipe USJT BAJA, que funcione também como um sistema de arrefecimento, a fim de fornecer uma maior vida útil às correias utilizadas no mesmo. Tal conjunto foi desenvolvido utilizando análises CFD baseadas em testes realizados na proteção atualmente utilizada no protótipo, analisando possíveis melhorias baseadas em conceitos termodinâmicos simples. As melhorias escolhidas foram comprovadas através de experimentos posteriores, seguindo os mesmos preceitos dos testes iniciais, criando assim um conjunto eficiente o suficiente para ser utilizado pela equipe nas próximas competições, com uma redução de 60% na temperatura medida no interior da proteção da CVT. |
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Desenvolvimento de um sistema de arrefecimento para cambios CVT utilizados em prototipos BAJA SAEDesign of a cooling system for BAJA SAE prototypes CVT transmissionsArrefecimentoCVTBAJACoolingOs câmbios CVT são amplamente utilizados nos protótipos BAJA SAE ao redor do mundo devido à sua alta versatilidade. Esse tipo de câmbio necessita estar sob condições de temperatura específicas para poder trabalhar adequadamente, sem danificar as suas correias. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um novo conjunto de proteção para o câmbio CVT utilizado pelo protótipo da equipe USJT BAJA, que funcione também como um sistema de arrefecimento, a fim de fornecer uma maior vida útil às correias utilizadas no mesmo. Tal conjunto foi desenvolvido utilizando análises CFD baseadas em testes realizados na proteção atualmente utilizada no protótipo, analisando possíveis melhorias baseadas em conceitos termodinâmicos simples. As melhorias escolhidas foram comprovadas através de experimentos posteriores, seguindo os mesmos preceitos dos testes iniciais, criando assim um conjunto eficiente o suficiente para ser utilizado pela equipe nas próximas competições, com uma redução de 60% na temperatura medida no interior da proteção da CVT.Caravita de Andrade, GustavoJose Frabetti, Vitor HugoRiato de Sousa, ViniciusSevilha Riva, ThiagoRyuichi Imaizumi, Daniel2023-02-02T16:01:16Z2023-02-02T16:01:16Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32070São PauloAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-02-02T16:01:17Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/32070Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-02-02T16:01:17Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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