Determinação de rigidez torcional de mola aplicada em cambio cvt de protótipo baja
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2058 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3050 |
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Determinação de rigidez torcional de mola aplicada em cambio cvt de protótipo bajaMolas HelicoidaisCâmbio CVTBajaComet 780ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAMonografiaBaja's off-road vehicle development projects offer a very interesting opportunity and student conceptions grow parallel to the mastery level of the characteristics of all vehicle subsystems. These vehicles use CVT gears, which continuously transfer the engine power, with infinite gears ratio. The CVT model used in the CT-18 prototype of the Baja project developed at the UFERSA campus in the city of Caraúbas is the Comet 780, widely used in projects spread throughout Brazil. The present work has as general objective to characterize the torsional constant of the springs applied in the exchange, in order to increase the range of opportunities of manipulation of the performance of the vehicle, benefiting the team. The study is based on the application of the knowledge of machine elements in determining the torsional constant of the springs. With the physical analysis of the same, survey of its characteristics and constructive parameters. Then, an analytical method was used to determine stiffness based on the geometry of the spring whose results could be compared with experimental measurement. The equations are suitable and effective for determining the torsional constant. Several experimental variables existed and, faced with error values presented, it was possible to note the need to keep them in a more controlled future in order to bring the analytical results even closer to the experimental results.Os projetos de desenvolvimento de veículos off-road do tipo Baja propõem uma oportunidade muito interessante e as concepções dos alunos crescem em paralelo ao nível de domínio das características de todos os subsistemas dos veículos. Estes veículos se utilizam de câmbios CVT, que transferem continuadamente a potência de motor, com relação de marchas infinitas. O modelo de CVT empregado no protótipo CT-18 do projeto Baja desenvolvido no Campus da UFERSA na cidade de Caraúbas é o Comet 780, bastante utilizado nos projetos espalhados em todo o Brasil. O presente trabalho tem como objetivo geral caracterizar a constante torcional das molas aplicadas no câmbio, de forma a aumentar o leque de oportunidades de manipulação do desempenho do veículo, beneficiando a equipe. O estudo é baseado na aplicação dos conhecimentos de elementos de máquinas na determinação da constante torcional das molas. Com a análise física das mesmas, levantamento de suas características e parâmetros construtivos. Em seguida, foi empregado um método analítico para determinação da rigidez com base na geometria da mola cujos resultados puderam ser comparados com medição experimental. As equações se mostram adequadas e eficazes para determinação da constante torcional. Diversas variáveis experimentais existiram e, frentes a valores de erros apresentados, pôde-se notar a necessidade de mantê-los futuramente mais controlados a fim de trazer ainda mais próximo os resultados analíticos aos experimentais.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAOliveira, Anderson Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/Alcântara, Carlos Cássio dehttp://lattes.cnpq.br/Simões, Jackson de Britohttp://lattes.cnpq.br/Guerra, Lucas de Sousa Gurgel2019-12-05T14:15:12Z2019-12-05T14:15:12Z2018-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGuerra (2018) (GUERRA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2058https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3050porGUERRA, Lucas de Sousa Gurgel. Determinação de rigidez torcional de mola aplicada em cambio cvt de protótipo baja. 2018. 41 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:20:06Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3050Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:20:06Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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