Relação professor-aluno e a importância da afetividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27554 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema a afetividade no processo de ensino aprendizagem entre professores e crianças. Como problema, de que maneira a afetividade influencia no processo de aprendizagem das crianças nos anos iniciais? Em vista disso, foi definido como objetivo geral: compreender os significados da afetividade nas relações estabelecidas entre as crianças e professores do 4° ano dos anos iniciais. Foram elencados especificamente os seguintes objetivos: identificar a concepção de afetividade para os professores dos anos iniciais; reconhecer as memórias afetivas das crianças no espaço e tempo escolar; listar estratégias que mobilizem relações afetivas entre crianças e professores; elencar atitudes que as crianças mais gostam e quais elas menos gostam. A pesquisa constitui-se em estudo de caso, com abordagem da pesquisa, com análise qualitativa. Para que as respostas fossem obtidas, utilizamos como instrumento de coleta de dados inicialmente uma contação de história do livro “O Carteiro Chegou”, seguida de conversa mediada pela questão: “Memórias marcantes da minha trajetória escolar”, seguida por uma produção escrita sobre as memórias afetivas da escola e, uma entrevista gravada e transcrita. Foram entrevistadas 22 crianças de uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental I de uma escola Estadual. Os resultados alcançados através desta, nos evidenciaram que tanto para os professores quanto para as crianças, a afetividade influencia positivamente no seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico. |
id |
Ânima_f83ea9e337a695f8b40e3536e2d2681f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27554 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação professor-aluno e a importância da afetividadeTeacher-Student Relationship and the Importance of Affectivityafetividadeprofessor-criançaCuidadoEsta pesquisa tem como tema a afetividade no processo de ensino aprendizagem entre professores e crianças. Como problema, de que maneira a afetividade influencia no processo de aprendizagem das crianças nos anos iniciais? Em vista disso, foi definido como objetivo geral: compreender os significados da afetividade nas relações estabelecidas entre as crianças e professores do 4° ano dos anos iniciais. Foram elencados especificamente os seguintes objetivos: identificar a concepção de afetividade para os professores dos anos iniciais; reconhecer as memórias afetivas das crianças no espaço e tempo escolar; listar estratégias que mobilizem relações afetivas entre crianças e professores; elencar atitudes que as crianças mais gostam e quais elas menos gostam. A pesquisa constitui-se em estudo de caso, com abordagem da pesquisa, com análise qualitativa. Para que as respostas fossem obtidas, utilizamos como instrumento de coleta de dados inicialmente uma contação de história do livro “O Carteiro Chegou”, seguida de conversa mediada pela questão: “Memórias marcantes da minha trajetória escolar”, seguida por uma produção escrita sobre as memórias afetivas da escola e, uma entrevista gravada e transcrita. Foram entrevistadas 22 crianças de uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental I de uma escola Estadual. Os resultados alcançados através desta, nos evidenciaram que tanto para os professores quanto para as crianças, a afetividade influencia positivamente no seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico.Goulart, Mariléia MendesLopes, Gabriele Sousa2022-12-07T20:43:12Z2022-12-07T20:43:12Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis10 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27554TubarãoAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-07T20:43:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27554Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-07T20:43:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação professor-aluno e a importância da afetividade Teacher-Student Relationship and the Importance of Affectivity |
title |
Relação professor-aluno e a importância da afetividade |
spellingShingle |
Relação professor-aluno e a importância da afetividade Lopes, Gabriele Sousa afetividade professor-criança Cuidado |
title_short |
Relação professor-aluno e a importância da afetividade |
title_full |
Relação professor-aluno e a importância da afetividade |
title_fullStr |
Relação professor-aluno e a importância da afetividade |
title_full_unstemmed |
Relação professor-aluno e a importância da afetividade |
title_sort |
Relação professor-aluno e a importância da afetividade |
author |
Lopes, Gabriele Sousa |
author_facet |
Lopes, Gabriele Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goulart, Mariléia Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Gabriele Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
afetividade professor-criança Cuidado |
topic |
afetividade professor-criança Cuidado |
description |
Esta pesquisa tem como tema a afetividade no processo de ensino aprendizagem entre professores e crianças. Como problema, de que maneira a afetividade influencia no processo de aprendizagem das crianças nos anos iniciais? Em vista disso, foi definido como objetivo geral: compreender os significados da afetividade nas relações estabelecidas entre as crianças e professores do 4° ano dos anos iniciais. Foram elencados especificamente os seguintes objetivos: identificar a concepção de afetividade para os professores dos anos iniciais; reconhecer as memórias afetivas das crianças no espaço e tempo escolar; listar estratégias que mobilizem relações afetivas entre crianças e professores; elencar atitudes que as crianças mais gostam e quais elas menos gostam. A pesquisa constitui-se em estudo de caso, com abordagem da pesquisa, com análise qualitativa. Para que as respostas fossem obtidas, utilizamos como instrumento de coleta de dados inicialmente uma contação de história do livro “O Carteiro Chegou”, seguida de conversa mediada pela questão: “Memórias marcantes da minha trajetória escolar”, seguida por uma produção escrita sobre as memórias afetivas da escola e, uma entrevista gravada e transcrita. Foram entrevistadas 22 crianças de uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental I de uma escola Estadual. Os resultados alcançados através desta, nos evidenciaram que tanto para os professores quanto para as crianças, a afetividade influencia positivamente no seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-07T20:43:12Z 2022-12-07T20:43:12Z 2022-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27554 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415837545725952 |