Relação professor-aluno e a importância da afetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Gabriele Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27554
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a afetividade no processo de ensino aprendizagem entre professores e crianças. Como problema, de que maneira a afetividade influencia no processo de aprendizagem das crianças nos anos iniciais? Em vista disso, foi definido como objetivo geral: compreender os significados da afetividade nas relações estabelecidas entre as crianças e professores do 4° ano dos anos iniciais. Foram elencados especificamente os seguintes objetivos: identificar a concepção de afetividade para os professores dos anos iniciais; reconhecer as memórias afetivas das crianças no espaço e tempo escolar; listar estratégias que mobilizem relações afetivas entre crianças e professores; elencar atitudes que as crianças mais gostam e quais elas menos gostam. A pesquisa constitui-se em estudo de caso, com abordagem da pesquisa, com análise qualitativa. Para que as respostas fossem obtidas, utilizamos como instrumento de coleta de dados inicialmente uma contação de história do livro “O Carteiro Chegou”, seguida de conversa mediada pela questão: “Memórias marcantes da minha trajetória escolar”, seguida por uma produção escrita sobre as memórias afetivas da escola e, uma entrevista gravada e transcrita. Foram entrevistadas 22 crianças de uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental I de uma escola Estadual. Os resultados alcançados através desta, nos evidenciaram que tanto para os professores quanto para as crianças, a afetividade influencia positivamente no seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico.
id Ânima_f83ea9e337a695f8b40e3536e2d2681f
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27554
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Relação professor-aluno e a importância da afetividadeTeacher-Student Relationship and the Importance of Affectivityafetividadeprofessor-criançaCuidadoEsta pesquisa tem como tema a afetividade no processo de ensino aprendizagem entre professores e crianças. Como problema, de que maneira a afetividade influencia no processo de aprendizagem das crianças nos anos iniciais? Em vista disso, foi definido como objetivo geral: compreender os significados da afetividade nas relações estabelecidas entre as crianças e professores do 4° ano dos anos iniciais. Foram elencados especificamente os seguintes objetivos: identificar a concepção de afetividade para os professores dos anos iniciais; reconhecer as memórias afetivas das crianças no espaço e tempo escolar; listar estratégias que mobilizem relações afetivas entre crianças e professores; elencar atitudes que as crianças mais gostam e quais elas menos gostam. A pesquisa constitui-se em estudo de caso, com abordagem da pesquisa, com análise qualitativa. Para que as respostas fossem obtidas, utilizamos como instrumento de coleta de dados inicialmente uma contação de história do livro “O Carteiro Chegou”, seguida de conversa mediada pela questão: “Memórias marcantes da minha trajetória escolar”, seguida por uma produção escrita sobre as memórias afetivas da escola e, uma entrevista gravada e transcrita. Foram entrevistadas 22 crianças de uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental I de uma escola Estadual. Os resultados alcançados através desta, nos evidenciaram que tanto para os professores quanto para as crianças, a afetividade influencia positivamente no seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico.Goulart, Mariléia MendesLopes, Gabriele Sousa2022-12-07T20:43:12Z2022-12-07T20:43:12Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis10 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27554TubarãoAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-07T20:43:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27554Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-07T20:43:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação professor-aluno e a importância da afetividade
Teacher-Student Relationship and the Importance of Affectivity
title Relação professor-aluno e a importância da afetividade
spellingShingle Relação professor-aluno e a importância da afetividade
Lopes, Gabriele Sousa
afetividade
professor-criança
Cuidado
title_short Relação professor-aluno e a importância da afetividade
title_full Relação professor-aluno e a importância da afetividade
title_fullStr Relação professor-aluno e a importância da afetividade
title_full_unstemmed Relação professor-aluno e a importância da afetividade
title_sort Relação professor-aluno e a importância da afetividade
author Lopes, Gabriele Sousa
author_facet Lopes, Gabriele Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goulart, Mariléia Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Gabriele Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv afetividade
professor-criança
Cuidado
topic afetividade
professor-criança
Cuidado
description Esta pesquisa tem como tema a afetividade no processo de ensino aprendizagem entre professores e crianças. Como problema, de que maneira a afetividade influencia no processo de aprendizagem das crianças nos anos iniciais? Em vista disso, foi definido como objetivo geral: compreender os significados da afetividade nas relações estabelecidas entre as crianças e professores do 4° ano dos anos iniciais. Foram elencados especificamente os seguintes objetivos: identificar a concepção de afetividade para os professores dos anos iniciais; reconhecer as memórias afetivas das crianças no espaço e tempo escolar; listar estratégias que mobilizem relações afetivas entre crianças e professores; elencar atitudes que as crianças mais gostam e quais elas menos gostam. A pesquisa constitui-se em estudo de caso, com abordagem da pesquisa, com análise qualitativa. Para que as respostas fossem obtidas, utilizamos como instrumento de coleta de dados inicialmente uma contação de história do livro “O Carteiro Chegou”, seguida de conversa mediada pela questão: “Memórias marcantes da minha trajetória escolar”, seguida por uma produção escrita sobre as memórias afetivas da escola e, uma entrevista gravada e transcrita. Foram entrevistadas 22 crianças de uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental I de uma escola Estadual. Os resultados alcançados através desta, nos evidenciaram que tanto para os professores quanto para as crianças, a afetividade influencia positivamente no seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07T20:43:12Z
2022-12-07T20:43:12Z
2022-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27554
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415837545725952