Reflexões acerca da responsabilidade dos influenciadores digitais perante a publicidade veiculada nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ranzato, Letícia Gomes da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29350
Resumo: O desenvolvimento da tecnologia e o advento da internet modificaram as antigas formas de relacionamento identificadas na sociedade, o que também se estendeu às relações de consumo. Com a implementação do comércio eletrônico nas redes sociais, as empresas encontraram nos chamados influenciadores digitais o elemento que necessitavam para estreitar o vínculo entre consumidor e marca, dado o grande poder de influência exercido por tais profissionais sobre seus seguidores. Nesse contexto, o presente trabalho visa analisar a concepção do influenciador digital como sujeito atuante no comércio social, bem como avaliar sua responsabilidade pela divulgação de produtos ou serviços nas redes sociais sob o aspecto da legislação civil, das normas de proteção ao consumidor e das disposições éticas autorregulamentares do mercado publicitário, igualmente considerando a literatura doutrinária existente acerca do tema e as decisões judiciais e administrativas que versam sobre a matéria.
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