Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3554 |
Resumo: | O presente estudo investiga, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando a metodologia de análise documental dos planos de ensino do curso Técnico em Informática, a utilização da tecnologia da informação e comunicação como recurso metodológico na transposição didática de disciplinas da Educação Profissional Técnica de nível médio, promovida pelas instituições Fiesc/Senai. A pesquisa tem o propósito de analisar a centralidade atribuída às TIC¿s na perspectiva da ocorrência da aprendizagem significativa e também o desenvolvimento de competências cognitivas, operacionais e atitudinais nas disciplinas: Comunicação Oral e Escrita, Introdução à Computação e Lógica de Programação, que são abordadas na primeira fase do módulo básico do mencionado curso. A pesquisa envolve a investigação sobre a comparação do paradigma newtoniano-cartesiano e o paradigma inovador, que tem como objetivo principal que o aluno aprenda a apreender, ou seja, que ele seja capaz de desenvolver novos conhecimentos a partir de uma ideia central. Serão abordados os conceitos essenciais do cognitivismo, juntamente com a aprendizagem significativa. |
id |
Ânima_fd021eb55b7546a46bfb56838c0aaa25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3554 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativaTecnologia da informaçãoCogniçãoEducaçãoAprendizagemO presente estudo investiga, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando a metodologia de análise documental dos planos de ensino do curso Técnico em Informática, a utilização da tecnologia da informação e comunicação como recurso metodológico na transposição didática de disciplinas da Educação Profissional Técnica de nível médio, promovida pelas instituições Fiesc/Senai. A pesquisa tem o propósito de analisar a centralidade atribuída às TIC¿s na perspectiva da ocorrência da aprendizagem significativa e também o desenvolvimento de competências cognitivas, operacionais e atitudinais nas disciplinas: Comunicação Oral e Escrita, Introdução à Computação e Lógica de Programação, que são abordadas na primeira fase do módulo básico do mencionado curso. A pesquisa envolve a investigação sobre a comparação do paradigma newtoniano-cartesiano e o paradigma inovador, que tem como objetivo principal que o aluno aprenda a apreender, ou seja, que ele seja capaz de desenvolver novos conhecimentos a partir de uma ideia central. Serão abordados os conceitos essenciais do cognitivismo, juntamente com a aprendizagem significativa.The present study investigates, through literature, using documentary analysis methodology of the course syllabi Computer Technician, the use of information technology and communication as a methodological resource in the didactic transposition disciplines of Vocational Education midlevel Technical, promoted by the institutions Fiesc / Senai. Theresearch aims to identify the occurrence of significant learning and also the development of cognitive, operational and attitudinal competencies in the disciplines: Oral and Written Communication, Introduction to Computers and Logic Programming, which are addressed inthe first phase of basic module mentioned course. The research involves research on the comparison of the Newtonian-Cartesian paradigm and the innovative paradigm, whose main objective that students learn to grasp, namely that it is able to develop new knowledge from a central idea. The essential concepts of cognitivism will be discussed along with meaningful learning.Kassick, Clóvis NicanorMartignago, Evandro Luiz2016-11-30T14:54:55Z2020-11-26T21:57:51Z2016-11-30T14:54:55Z2020-11-26T21:57:51Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1859https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3554info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:01:42Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3554Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:01:42Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa |
title |
Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa Martignago, Evandro Luiz Tecnologia da informação Cognição Educação Aprendizagem |
title_short |
Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa |
title_full |
Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa |
title_sort |
Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa |
author |
Martignago, Evandro Luiz |
author_facet |
Martignago, Evandro Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kassick, Clóvis Nicanor |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martignago, Evandro Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Cognição Educação Aprendizagem |
topic |
Tecnologia da informação Cognição Educação Aprendizagem |
description |
O presente estudo investiga, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando a metodologia de análise documental dos planos de ensino do curso Técnico em Informática, a utilização da tecnologia da informação e comunicação como recurso metodológico na transposição didática de disciplinas da Educação Profissional Técnica de nível médio, promovida pelas instituições Fiesc/Senai. A pesquisa tem o propósito de analisar a centralidade atribuída às TIC¿s na perspectiva da ocorrência da aprendizagem significativa e também o desenvolvimento de competências cognitivas, operacionais e atitudinais nas disciplinas: Comunicação Oral e Escrita, Introdução à Computação e Lógica de Programação, que são abordadas na primeira fase do módulo básico do mencionado curso. A pesquisa envolve a investigação sobre a comparação do paradigma newtoniano-cartesiano e o paradigma inovador, que tem como objetivo principal que o aluno aprenda a apreender, ou seja, que ele seja capaz de desenvolver novos conhecimentos a partir de uma ideia central. Serão abordados os conceitos essenciais do cognitivismo, juntamente com a aprendizagem significativa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-11-30T14:54:55Z 2016-11-30T14:54:55Z 2020-11-26T21:57:51Z 2020-11-26T21:57:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1859 https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3554 |
identifier_str_mv |
1859 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415857903828992 |