Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martignago, Evandro Luiz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3554
Resumo: O presente estudo investiga, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando a metodologia de análise documental dos planos de ensino do curso Técnico em Informática, a utilização da tecnologia da informação e comunicação como recurso metodológico na transposição didática de disciplinas da Educação Profissional Técnica de nível médio, promovida pelas instituições Fiesc/Senai. A pesquisa tem o propósito de analisar a centralidade atribuída às TIC¿s na perspectiva da ocorrência da aprendizagem significativa e também o desenvolvimento de competências cognitivas, operacionais e atitudinais nas disciplinas: Comunicação Oral e Escrita, Introdução à Computação e Lógica de Programação, que são abordadas na primeira fase do módulo básico do mencionado curso. A pesquisa envolve a investigação sobre a comparação do paradigma newtoniano-cartesiano e o paradigma inovador, que tem como objetivo principal que o aluno aprenda a apreender, ou seja, que ele seja capaz de desenvolver novos conhecimentos a partir de uma ideia central. Serão abordados os conceitos essenciais do cognitivismo, juntamente com a aprendizagem significativa.
id Ânima_fd021eb55b7546a46bfb56838c0aaa25
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3554
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativaTecnologia da informaçãoCogniçãoEducaçãoAprendizagemO presente estudo investiga, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando a metodologia de análise documental dos planos de ensino do curso Técnico em Informática, a utilização da tecnologia da informação e comunicação como recurso metodológico na transposição didática de disciplinas da Educação Profissional Técnica de nível médio, promovida pelas instituições Fiesc/Senai. A pesquisa tem o propósito de analisar a centralidade atribuída às TIC¿s na perspectiva da ocorrência da aprendizagem significativa e também o desenvolvimento de competências cognitivas, operacionais e atitudinais nas disciplinas: Comunicação Oral e Escrita, Introdução à Computação e Lógica de Programação, que são abordadas na primeira fase do módulo básico do mencionado curso. A pesquisa envolve a investigação sobre a comparação do paradigma newtoniano-cartesiano e o paradigma inovador, que tem como objetivo principal que o aluno aprenda a apreender, ou seja, que ele seja capaz de desenvolver novos conhecimentos a partir de uma ideia central. Serão abordados os conceitos essenciais do cognitivismo, juntamente com a aprendizagem significativa.The present study investigates, through literature, using documentary analysis methodology of the course syllabi Computer Technician, the use of information technology and communication as a methodological resource in the didactic transposition disciplines of Vocational Education midlevel Technical, promoted by the institutions Fiesc / Senai. Theresearch aims to identify the occurrence of significant learning and also the development of cognitive, operational and attitudinal competencies in the disciplines: Oral and Written Communication, Introduction to Computers and Logic Programming, which are addressed inthe first phase of basic module mentioned course. The research involves research on the comparison of the Newtonian-Cartesian paradigm and the innovative paradigm, whose main objective that students learn to grasp, namely that it is able to develop new knowledge from a central idea. The essential concepts of cognitivism will be discussed along with meaningful learning.Kassick, Clóvis NicanorMartignago, Evandro Luiz2016-11-30T14:54:55Z2020-11-26T21:57:51Z2016-11-30T14:54:55Z2020-11-26T21:57:51Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1859https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3554info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:01:42Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3554Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:01:42Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa
title Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa
spellingShingle Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa
Martignago, Evandro Luiz
Tecnologia da informação
Cognição
Educação
Aprendizagem
title_short Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa
title_full Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa
title_fullStr Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa
title_sort Informática aplicada à educação como recurso auxiliar no processo de transposição didática e possibilidade de uma aprendizagem significativa
author Martignago, Evandro Luiz
author_facet Martignago, Evandro Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kassick, Clóvis Nicanor
dc.contributor.author.fl_str_mv Martignago, Evandro Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Cognição
Educação
Aprendizagem
topic Tecnologia da informação
Cognição
Educação
Aprendizagem
description O presente estudo investiga, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando a metodologia de análise documental dos planos de ensino do curso Técnico em Informática, a utilização da tecnologia da informação e comunicação como recurso metodológico na transposição didática de disciplinas da Educação Profissional Técnica de nível médio, promovida pelas instituições Fiesc/Senai. A pesquisa tem o propósito de analisar a centralidade atribuída às TIC¿s na perspectiva da ocorrência da aprendizagem significativa e também o desenvolvimento de competências cognitivas, operacionais e atitudinais nas disciplinas: Comunicação Oral e Escrita, Introdução à Computação e Lógica de Programação, que são abordadas na primeira fase do módulo básico do mencionado curso. A pesquisa envolve a investigação sobre a comparação do paradigma newtoniano-cartesiano e o paradigma inovador, que tem como objetivo principal que o aluno aprenda a apreender, ou seja, que ele seja capaz de desenvolver novos conhecimentos a partir de uma ideia central. Serão abordados os conceitos essenciais do cognitivismo, juntamente com a aprendizagem significativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-11-30T14:54:55Z
2016-11-30T14:54:55Z
2020-11-26T21:57:51Z
2020-11-26T21:57:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1859
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3554
identifier_str_mv 1859
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415857903828992