Viabilidade prática do imposto sobre grandes fortunas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puntel, Bruno Germano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27737
Resumo: A pesquisa tem natureza bibliográfica, abordagem qualitativa e quantitativa, bem como se utilizou do procedimento bibliográfico para a coleta de dados. A Constituição da República Federativa do Brasil – CRFB/88 em seu art. 153 prevê a imposição do Imposto sobre a Fortuna – IGF, com a União tendo a competência de instituir e aplicar, mas nunca foi implementada devido às controvérsias que o cercam. Aspectos sobre sua eficácia, implementação, conceituação, regulação, aceitação geram debates na academia, sociedade e política que justificam análises precisas sobre o imposto. A sociedade vem prosperando economicamente por causa do capitalismo, enquanto os Estados geralmente expandem seus gastos e interferência econômica na regulação do mercado. Estudos indicam que a evolução patrimonial da população não coincide com a distribuição igualitária da riqueza e que essa concentração de riqueza entre os mais ricos vem se intensificando há décadas. Nesse sentido, o presente estudo objetiva responder se a regulação desse tipo de imposto é um meio viável para o brasil hoje. Analisa-se a efetividade do IGF no âmbito do sistema tributário brasileiro, descrevendo a legislação tributária e constitucional brasileira, demonstrando as especificidades daqueles projetos de tributação de grandes fortunas que ocorreram nos países da OCDE e deduzindo particularidades tributárias e econômicas brasileiras que obstam na aprovação desse tipo de tributo. No final, se um imposto for eficiente e viável para um país, certamente será benéfico tanto para o contribuinte, quanto para o Estado e para a economia, gerando mais empregos, segurança, estabilidade, arrecadação e recursos para políticas públicas de combate à desigualdade de renda e riqueza. Ambicionando responder se a tributação sobre grandes fortunas é um meio viável no brasil hoje, constata-se que não.
id Ânima_ff8e1c551c6716d876d452fc5dfdc81e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27737
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Viabilidade prática do imposto sobre grandes fortunas no BrasilPractical feasibility of a wealth tax in BrazilSistema tributário brasileiroFragilidades do sistema tributário brasileiroTributação sobre a riquezaImposto sobre grandes fortunasViés social da tributação em grandes fortunasA pesquisa tem natureza bibliográfica, abordagem qualitativa e quantitativa, bem como se utilizou do procedimento bibliográfico para a coleta de dados. A Constituição da República Federativa do Brasil – CRFB/88 em seu art. 153 prevê a imposição do Imposto sobre a Fortuna – IGF, com a União tendo a competência de instituir e aplicar, mas nunca foi implementada devido às controvérsias que o cercam. Aspectos sobre sua eficácia, implementação, conceituação, regulação, aceitação geram debates na academia, sociedade e política que justificam análises precisas sobre o imposto. A sociedade vem prosperando economicamente por causa do capitalismo, enquanto os Estados geralmente expandem seus gastos e interferência econômica na regulação do mercado. Estudos indicam que a evolução patrimonial da população não coincide com a distribuição igualitária da riqueza e que essa concentração de riqueza entre os mais ricos vem se intensificando há décadas. Nesse sentido, o presente estudo objetiva responder se a regulação desse tipo de imposto é um meio viável para o brasil hoje. Analisa-se a efetividade do IGF no âmbito do sistema tributário brasileiro, descrevendo a legislação tributária e constitucional brasileira, demonstrando as especificidades daqueles projetos de tributação de grandes fortunas que ocorreram nos países da OCDE e deduzindo particularidades tributárias e econômicas brasileiras que obstam na aprovação desse tipo de tributo. No final, se um imposto for eficiente e viável para um país, certamente será benéfico tanto para o contribuinte, quanto para o Estado e para a economia, gerando mais empregos, segurança, estabilidade, arrecadação e recursos para políticas públicas de combate à desigualdade de renda e riqueza. Ambicionando responder se a tributação sobre grandes fortunas é um meio viável no brasil hoje, constata-se que não.Demo, WilsonPuntel, Bruno Germano2022-12-08T16:37:00Z2022-12-08T16:37:00Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27737TubarãoAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-08T16:37:02Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27737Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-08T16:37:02Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Viabilidade prática do imposto sobre grandes fortunas no Brasil
Practical feasibility of a wealth tax in Brazil
title Viabilidade prática do imposto sobre grandes fortunas no Brasil
spellingShingle Viabilidade prática do imposto sobre grandes fortunas no Brasil
Puntel, Bruno Germano
Sistema tributário brasileiro
Fragilidades do sistema tributário brasileiro
Tributação sobre a riqueza
Imposto sobre grandes fortunas
Viés social da tributação em grandes fortunas
title_short Viabilidade prática do imposto sobre grandes fortunas no Brasil
title_full Viabilidade prática do imposto sobre grandes fortunas no Brasil
title_fullStr Viabilidade prática do imposto sobre grandes fortunas no Brasil
title_full_unstemmed Viabilidade prática do imposto sobre grandes fortunas no Brasil
title_sort Viabilidade prática do imposto sobre grandes fortunas no Brasil
author Puntel, Bruno Germano
author_facet Puntel, Bruno Germano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demo, Wilson
dc.contributor.author.fl_str_mv Puntel, Bruno Germano
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema tributário brasileiro
Fragilidades do sistema tributário brasileiro
Tributação sobre a riqueza
Imposto sobre grandes fortunas
Viés social da tributação em grandes fortunas
topic Sistema tributário brasileiro
Fragilidades do sistema tributário brasileiro
Tributação sobre a riqueza
Imposto sobre grandes fortunas
Viés social da tributação em grandes fortunas
description A pesquisa tem natureza bibliográfica, abordagem qualitativa e quantitativa, bem como se utilizou do procedimento bibliográfico para a coleta de dados. A Constituição da República Federativa do Brasil – CRFB/88 em seu art. 153 prevê a imposição do Imposto sobre a Fortuna – IGF, com a União tendo a competência de instituir e aplicar, mas nunca foi implementada devido às controvérsias que o cercam. Aspectos sobre sua eficácia, implementação, conceituação, regulação, aceitação geram debates na academia, sociedade e política que justificam análises precisas sobre o imposto. A sociedade vem prosperando economicamente por causa do capitalismo, enquanto os Estados geralmente expandem seus gastos e interferência econômica na regulação do mercado. Estudos indicam que a evolução patrimonial da população não coincide com a distribuição igualitária da riqueza e que essa concentração de riqueza entre os mais ricos vem se intensificando há décadas. Nesse sentido, o presente estudo objetiva responder se a regulação desse tipo de imposto é um meio viável para o brasil hoje. Analisa-se a efetividade do IGF no âmbito do sistema tributário brasileiro, descrevendo a legislação tributária e constitucional brasileira, demonstrando as especificidades daqueles projetos de tributação de grandes fortunas que ocorreram nos países da OCDE e deduzindo particularidades tributárias e econômicas brasileiras que obstam na aprovação desse tipo de tributo. No final, se um imposto for eficiente e viável para um país, certamente será benéfico tanto para o contribuinte, quanto para o Estado e para a economia, gerando mais empregos, segurança, estabilidade, arrecadação e recursos para políticas públicas de combate à desigualdade de renda e riqueza. Ambicionando responder se a tributação sobre grandes fortunas é um meio viável no brasil hoje, constata-se que não.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08T16:37:00Z
2022-12-08T16:37:00Z
2022-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27737
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415802390118400