Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blasca,Wanderleia Quinhoneiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira,Jerusa Roberta Massola de, Falsetti,Adriana Pessutto Montilha, Piccino,Maria Thereza Raab Forastieri, Corrêa,Camila de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100333
Resumo: RESUMO Introdução Possibilitar o acesso à informação com diferentes meios de comunicação é fundamental e desafiador, pois diversas barreiras de comunicação estão presentes, como a linguagem do emissor, a forma de apresentação da informação, o material utilizado e a dificuldade de acesso, disponibilidade de tempo, motivação e, principalmente, o interesse. Programas educativos de prevenção e promoção da saúde auditiva são primordiais, proporcionando mudança de atitudes e melhora na qualidade de vida. Objetivo Verificar a motivação e as atitudes sociais dos estudantes após participarem de um programa educacional de capacitação em saúde auditiva. Métodos Participaram 38 estudantes da rede pública de ensino, distribuídos da seguinte forma: Escola A (13 alunos), Escola B (cinco alunos), Escola C (11 alunos) e Escola D (nove alunos). Responderam à Escala Lickert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) e à Ficha de Pesquisa Motivacional, antes e após o programa. O delineamento do estudo foi exploratório. Resultados Na ELASI houve diferença significativa para todas as escolas, nas situações antes e após o programa educacional. Quando comparadas as escolas entre si, houve diferença apenas na escola B. Estes resultados demonstraram atitudes favoráveis dos estudantes ao programa de capacitação e, consequentemente, uma possível melhora dos comportamentos relacionados à inclusão nas escolas. Com relação ao aspecto motivacional, foi constatado que 100% dos alunos avaliaram positivamente o programa de capacitação, considerando como “curso impressionante!”. Conclusão As atitudes sociais e motivacionais no programa educacional de capacitação na temática da saúde auditiva, utilizando a Teleducação Interativa, foram favoráveis, revelando tendência à inclusão social.
id ABAU-1_13941789bedc37d7be9ecb3e978a301c
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312017000100333
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditivaAudiçãoAuxiliares de audiçãoFonoaudiologiaTelemedicinaPromoção da saúdeRESUMO Introdução Possibilitar o acesso à informação com diferentes meios de comunicação é fundamental e desafiador, pois diversas barreiras de comunicação estão presentes, como a linguagem do emissor, a forma de apresentação da informação, o material utilizado e a dificuldade de acesso, disponibilidade de tempo, motivação e, principalmente, o interesse. Programas educativos de prevenção e promoção da saúde auditiva são primordiais, proporcionando mudança de atitudes e melhora na qualidade de vida. Objetivo Verificar a motivação e as atitudes sociais dos estudantes após participarem de um programa educacional de capacitação em saúde auditiva. Métodos Participaram 38 estudantes da rede pública de ensino, distribuídos da seguinte forma: Escola A (13 alunos), Escola B (cinco alunos), Escola C (11 alunos) e Escola D (nove alunos). Responderam à Escala Lickert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) e à Ficha de Pesquisa Motivacional, antes e após o programa. O delineamento do estudo foi exploratório. Resultados Na ELASI houve diferença significativa para todas as escolas, nas situações antes e após o programa educacional. Quando comparadas as escolas entre si, houve diferença apenas na escola B. Estes resultados demonstraram atitudes favoráveis dos estudantes ao programa de capacitação e, consequentemente, uma possível melhora dos comportamentos relacionados à inclusão nas escolas. Com relação ao aspecto motivacional, foi constatado que 100% dos alunos avaliaram positivamente o programa de capacitação, considerando como “curso impressionante!”. Conclusão As atitudes sociais e motivacionais no programa educacional de capacitação na temática da saúde auditiva, utilizando a Teleducação Interativa, foram favoráveis, revelando tendência à inclusão social.Academia Brasileira de Audiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100333Audiology - Communication Research v.22 2017reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2016-1750info:eu-repo/semantics/openAccessBlasca,Wanderleia QuinhoneiroOliveira,Jerusa Roberta Massola deFalsetti,Adriana Pessutto MontilhaPiccino,Maria Thereza Raab ForastieriCorrêa,Camila de Castropor2017-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312017000100333Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2017-11-07T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva
title Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva
spellingShingle Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva
Blasca,Wanderleia Quinhoneiro
Audição
Auxiliares de audição
Fonoaudiologia
Telemedicina
Promoção da saúde
title_short Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva
title_full Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva
title_fullStr Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva
title_full_unstemmed Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva
title_sort Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva
author Blasca,Wanderleia Quinhoneiro
author_facet Blasca,Wanderleia Quinhoneiro
Oliveira,Jerusa Roberta Massola de
Falsetti,Adriana Pessutto Montilha
Piccino,Maria Thereza Raab Forastieri
Corrêa,Camila de Castro
author_role author
author2 Oliveira,Jerusa Roberta Massola de
Falsetti,Adriana Pessutto Montilha
Piccino,Maria Thereza Raab Forastieri
Corrêa,Camila de Castro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blasca,Wanderleia Quinhoneiro
Oliveira,Jerusa Roberta Massola de
Falsetti,Adriana Pessutto Montilha
Piccino,Maria Thereza Raab Forastieri
Corrêa,Camila de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Auxiliares de audição
Fonoaudiologia
Telemedicina
Promoção da saúde
topic Audição
Auxiliares de audição
Fonoaudiologia
Telemedicina
Promoção da saúde
description RESUMO Introdução Possibilitar o acesso à informação com diferentes meios de comunicação é fundamental e desafiador, pois diversas barreiras de comunicação estão presentes, como a linguagem do emissor, a forma de apresentação da informação, o material utilizado e a dificuldade de acesso, disponibilidade de tempo, motivação e, principalmente, o interesse. Programas educativos de prevenção e promoção da saúde auditiva são primordiais, proporcionando mudança de atitudes e melhora na qualidade de vida. Objetivo Verificar a motivação e as atitudes sociais dos estudantes após participarem de um programa educacional de capacitação em saúde auditiva. Métodos Participaram 38 estudantes da rede pública de ensino, distribuídos da seguinte forma: Escola A (13 alunos), Escola B (cinco alunos), Escola C (11 alunos) e Escola D (nove alunos). Responderam à Escala Lickert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) e à Ficha de Pesquisa Motivacional, antes e após o programa. O delineamento do estudo foi exploratório. Resultados Na ELASI houve diferença significativa para todas as escolas, nas situações antes e após o programa educacional. Quando comparadas as escolas entre si, houve diferença apenas na escola B. Estes resultados demonstraram atitudes favoráveis dos estudantes ao programa de capacitação e, consequentemente, uma possível melhora dos comportamentos relacionados à inclusão nas escolas. Com relação ao aspecto motivacional, foi constatado que 100% dos alunos avaliaram positivamente o programa de capacitação, considerando como “curso impressionante!”. Conclusão As atitudes sociais e motivacionais no programa educacional de capacitação na temática da saúde auditiva, utilizando a Teleducação Interativa, foram favoráveis, revelando tendência à inclusão social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100333
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2016-1750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.22 2017
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302982061555712