Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100333 |
Resumo: | RESUMO Introdução Possibilitar o acesso à informação com diferentes meios de comunicação é fundamental e desafiador, pois diversas barreiras de comunicação estão presentes, como a linguagem do emissor, a forma de apresentação da informação, o material utilizado e a dificuldade de acesso, disponibilidade de tempo, motivação e, principalmente, o interesse. Programas educativos de prevenção e promoção da saúde auditiva são primordiais, proporcionando mudança de atitudes e melhora na qualidade de vida. Objetivo Verificar a motivação e as atitudes sociais dos estudantes após participarem de um programa educacional de capacitação em saúde auditiva. Métodos Participaram 38 estudantes da rede pública de ensino, distribuídos da seguinte forma: Escola A (13 alunos), Escola B (cinco alunos), Escola C (11 alunos) e Escola D (nove alunos). Responderam à Escala Lickert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) e à Ficha de Pesquisa Motivacional, antes e após o programa. O delineamento do estudo foi exploratório. Resultados Na ELASI houve diferença significativa para todas as escolas, nas situações antes e após o programa educacional. Quando comparadas as escolas entre si, houve diferença apenas na escola B. Estes resultados demonstraram atitudes favoráveis dos estudantes ao programa de capacitação e, consequentemente, uma possível melhora dos comportamentos relacionados à inclusão nas escolas. Com relação ao aspecto motivacional, foi constatado que 100% dos alunos avaliaram positivamente o programa de capacitação, considerando como “curso impressionante!”. Conclusão As atitudes sociais e motivacionais no programa educacional de capacitação na temática da saúde auditiva, utilizando a Teleducação Interativa, foram favoráveis, revelando tendência à inclusão social. |
id |
ABAU-1_13941789bedc37d7be9ecb3e978a301c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-64312017000100333 |
network_acronym_str |
ABAU-1 |
network_name_str |
Audiology - Communication Research |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditivaAudiçãoAuxiliares de audiçãoFonoaudiologiaTelemedicinaPromoção da saúdeRESUMO Introdução Possibilitar o acesso à informação com diferentes meios de comunicação é fundamental e desafiador, pois diversas barreiras de comunicação estão presentes, como a linguagem do emissor, a forma de apresentação da informação, o material utilizado e a dificuldade de acesso, disponibilidade de tempo, motivação e, principalmente, o interesse. Programas educativos de prevenção e promoção da saúde auditiva são primordiais, proporcionando mudança de atitudes e melhora na qualidade de vida. Objetivo Verificar a motivação e as atitudes sociais dos estudantes após participarem de um programa educacional de capacitação em saúde auditiva. Métodos Participaram 38 estudantes da rede pública de ensino, distribuídos da seguinte forma: Escola A (13 alunos), Escola B (cinco alunos), Escola C (11 alunos) e Escola D (nove alunos). Responderam à Escala Lickert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) e à Ficha de Pesquisa Motivacional, antes e após o programa. O delineamento do estudo foi exploratório. Resultados Na ELASI houve diferença significativa para todas as escolas, nas situações antes e após o programa educacional. Quando comparadas as escolas entre si, houve diferença apenas na escola B. Estes resultados demonstraram atitudes favoráveis dos estudantes ao programa de capacitação e, consequentemente, uma possível melhora dos comportamentos relacionados à inclusão nas escolas. Com relação ao aspecto motivacional, foi constatado que 100% dos alunos avaliaram positivamente o programa de capacitação, considerando como “curso impressionante!”. Conclusão As atitudes sociais e motivacionais no programa educacional de capacitação na temática da saúde auditiva, utilizando a Teleducação Interativa, foram favoráveis, revelando tendência à inclusão social.Academia Brasileira de Audiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100333Audiology - Communication Research v.22 2017reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2016-1750info:eu-repo/semantics/openAccessBlasca,Wanderleia QuinhoneiroOliveira,Jerusa Roberta Massola deFalsetti,Adriana Pessutto MontilhaPiccino,Maria Thereza Raab ForastieriCorrêa,Camila de Castropor2017-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312017000100333Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2017-11-07T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva |
title |
Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva |
spellingShingle |
Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva Blasca,Wanderleia Quinhoneiro Audição Auxiliares de audição Fonoaudiologia Telemedicina Promoção da saúde |
title_short |
Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva |
title_full |
Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva |
title_fullStr |
Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva |
title_full_unstemmed |
Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva |
title_sort |
Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva |
author |
Blasca,Wanderleia Quinhoneiro |
author_facet |
Blasca,Wanderleia Quinhoneiro Oliveira,Jerusa Roberta Massola de Falsetti,Adriana Pessutto Montilha Piccino,Maria Thereza Raab Forastieri Corrêa,Camila de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Jerusa Roberta Massola de Falsetti,Adriana Pessutto Montilha Piccino,Maria Thereza Raab Forastieri Corrêa,Camila de Castro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blasca,Wanderleia Quinhoneiro Oliveira,Jerusa Roberta Massola de Falsetti,Adriana Pessutto Montilha Piccino,Maria Thereza Raab Forastieri Corrêa,Camila de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audição Auxiliares de audição Fonoaudiologia Telemedicina Promoção da saúde |
topic |
Audição Auxiliares de audição Fonoaudiologia Telemedicina Promoção da saúde |
description |
RESUMO Introdução Possibilitar o acesso à informação com diferentes meios de comunicação é fundamental e desafiador, pois diversas barreiras de comunicação estão presentes, como a linguagem do emissor, a forma de apresentação da informação, o material utilizado e a dificuldade de acesso, disponibilidade de tempo, motivação e, principalmente, o interesse. Programas educativos de prevenção e promoção da saúde auditiva são primordiais, proporcionando mudança de atitudes e melhora na qualidade de vida. Objetivo Verificar a motivação e as atitudes sociais dos estudantes após participarem de um programa educacional de capacitação em saúde auditiva. Métodos Participaram 38 estudantes da rede pública de ensino, distribuídos da seguinte forma: Escola A (13 alunos), Escola B (cinco alunos), Escola C (11 alunos) e Escola D (nove alunos). Responderam à Escala Lickert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) e à Ficha de Pesquisa Motivacional, antes e após o programa. O delineamento do estudo foi exploratório. Resultados Na ELASI houve diferença significativa para todas as escolas, nas situações antes e após o programa educacional. Quando comparadas as escolas entre si, houve diferença apenas na escola B. Estes resultados demonstraram atitudes favoráveis dos estudantes ao programa de capacitação e, consequentemente, uma possível melhora dos comportamentos relacionados à inclusão nas escolas. Com relação ao aspecto motivacional, foi constatado que 100% dos alunos avaliaram positivamente o programa de capacitação, considerando como “curso impressionante!”. Conclusão As atitudes sociais e motivacionais no programa educacional de capacitação na temática da saúde auditiva, utilizando a Teleducação Interativa, foram favoráveis, revelando tendência à inclusão social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100333 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-6431-2016-1750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research v.22 2017 reponame:Audiology - Communication Research instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) instacron:ABAU |
instname_str |
Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
instacron_str |
ABAU |
institution |
ABAU |
reponame_str |
Audiology - Communication Research |
collection |
Audiology - Communication Research |
repository.name.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@audiologiabrasil.org.br |
_version_ |
1754302982061555712 |