Conhecimento dos professores sobre a respiração oral antes e após programa de orientação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães,Kamilla Almeida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Picinato-Pirola,Melissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312020000100334
Resumo: RESUMO Objetivo Verificar o conhecimento dos professores da educação infantil e ensino fundamental I a respeito da respiração oral, assim como verificar a ampliação do conhecimento dos professores sobre o tema, após a aplicação do programa de orientação fonoaudiológica. Métodos A amostra foi composta por 150 professores de escolas públicas e particulares. A promoção do conhecimento sobre a respiração oral foi realizada por meio do Programa de Orientação Fonoaudiológica, que abordou sobre a fisiologia da respiração, as causas e as consequências da respiração oral e os profissionais envolvidos no tratamento. Antes e após o programa, foram aplicados questionários semiestruturados, compostos por questões objetivas e discursivas a respeito das causas e consequências da respiração oral. Para a análise estatística entre os questionários pré e pós-programa, foi utilizado o teste McNemar. A comparação entre a média geral das respostas corretas foi realizada por meio do teste t-Student. Todas as diferenças foram consideradas estatisticamente significativas para um nível de significância de 5%. Resultados Observaram-se diferenças estatísticas (p<0,05) em todas as questões dos questionários pré e pós-programa de orientação. Conclusão Os professores apresentaram conhecimento prévio sobre a respiração oral, porém, o Programa de Orientação Fonoaudiológica mostrou-se eficaz e promoveu a ampliação do conhecimento sobre o tema.
id ABAU-1_34e2a53100a28160a4deef564a40d8b4
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312020000100334
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Conhecimento dos professores sobre a respiração oral antes e após programa de orientaçãoRespiração bucalPromoção da saúdeProfessores escolaresIntervenção precoceEducação infantilRESUMO Objetivo Verificar o conhecimento dos professores da educação infantil e ensino fundamental I a respeito da respiração oral, assim como verificar a ampliação do conhecimento dos professores sobre o tema, após a aplicação do programa de orientação fonoaudiológica. Métodos A amostra foi composta por 150 professores de escolas públicas e particulares. A promoção do conhecimento sobre a respiração oral foi realizada por meio do Programa de Orientação Fonoaudiológica, que abordou sobre a fisiologia da respiração, as causas e as consequências da respiração oral e os profissionais envolvidos no tratamento. Antes e após o programa, foram aplicados questionários semiestruturados, compostos por questões objetivas e discursivas a respeito das causas e consequências da respiração oral. Para a análise estatística entre os questionários pré e pós-programa, foi utilizado o teste McNemar. A comparação entre a média geral das respostas corretas foi realizada por meio do teste t-Student. Todas as diferenças foram consideradas estatisticamente significativas para um nível de significância de 5%. Resultados Observaram-se diferenças estatísticas (p<0,05) em todas as questões dos questionários pré e pós-programa de orientação. Conclusão Os professores apresentaram conhecimento prévio sobre a respiração oral, porém, o Programa de Orientação Fonoaudiológica mostrou-se eficaz e promoveu a ampliação do conhecimento sobre o tema.Academia Brasileira de Audiologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312020000100334Audiology - Communication Research v.25 2020reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2020-2339info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Kamilla AlmeidaPicinato-Pirola,Melissapor2020-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312020000100334Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2020-12-07T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento dos professores sobre a respiração oral antes e após programa de orientação
title Conhecimento dos professores sobre a respiração oral antes e após programa de orientação
spellingShingle Conhecimento dos professores sobre a respiração oral antes e após programa de orientação
Guimarães,Kamilla Almeida
Respiração bucal
Promoção da saúde
Professores escolares
Intervenção precoce
Educação infantil
title_short Conhecimento dos professores sobre a respiração oral antes e após programa de orientação
title_full Conhecimento dos professores sobre a respiração oral antes e após programa de orientação
title_fullStr Conhecimento dos professores sobre a respiração oral antes e após programa de orientação
title_full_unstemmed Conhecimento dos professores sobre a respiração oral antes e após programa de orientação
title_sort Conhecimento dos professores sobre a respiração oral antes e após programa de orientação
author Guimarães,Kamilla Almeida
author_facet Guimarães,Kamilla Almeida
Picinato-Pirola,Melissa
author_role author
author2 Picinato-Pirola,Melissa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães,Kamilla Almeida
Picinato-Pirola,Melissa
dc.subject.por.fl_str_mv Respiração bucal
Promoção da saúde
Professores escolares
Intervenção precoce
Educação infantil
topic Respiração bucal
Promoção da saúde
Professores escolares
Intervenção precoce
Educação infantil
description RESUMO Objetivo Verificar o conhecimento dos professores da educação infantil e ensino fundamental I a respeito da respiração oral, assim como verificar a ampliação do conhecimento dos professores sobre o tema, após a aplicação do programa de orientação fonoaudiológica. Métodos A amostra foi composta por 150 professores de escolas públicas e particulares. A promoção do conhecimento sobre a respiração oral foi realizada por meio do Programa de Orientação Fonoaudiológica, que abordou sobre a fisiologia da respiração, as causas e as consequências da respiração oral e os profissionais envolvidos no tratamento. Antes e após o programa, foram aplicados questionários semiestruturados, compostos por questões objetivas e discursivas a respeito das causas e consequências da respiração oral. Para a análise estatística entre os questionários pré e pós-programa, foi utilizado o teste McNemar. A comparação entre a média geral das respostas corretas foi realizada por meio do teste t-Student. Todas as diferenças foram consideradas estatisticamente significativas para um nível de significância de 5%. Resultados Observaram-se diferenças estatísticas (p<0,05) em todas as questões dos questionários pré e pós-programa de orientação. Conclusão Os professores apresentaram conhecimento prévio sobre a respiração oral, porém, o Programa de Orientação Fonoaudiológica mostrou-se eficaz e promoveu a ampliação do conhecimento sobre o tema.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312020000100334
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312020000100334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2020-2339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.25 2020
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302982532366336