Indicadores da respiração oral na educação infantil: contribuições da neurociência / Oral breath indicators in early childhood education: contributions from neuroscience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoletto, Soraia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Thiago Elmauer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28228
Resumo: Introdução: A síndrome do respirador oral é altamente incidente na primeira infância e pode ocasionar grandes danos, pois este é um período determinante na maturação neurológica. De acordo com a neurociência, respirar pelo nariz potencializa o processamento neuronal e favorece a atividade cortical. Já a respiração oral é responsável por uma série de alterações físicas e comportamentais, sobretudo o prejuízo na aprendizagem. Objetivo: Reunir indicadores de risco para a síndrome do respirador oral e propor ajustes preparatórios para fins pedagógicos, bem como discutir o papel da escola na promoção da saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, obtida por meio de levantamento bibliográfico. Foi realizada uma revisão integrativa sobre respiração oral nas bases de dados LILACS e Medline, além de livros, teses, dissertações e artigos no Google Scholar sobre a participação da escola na promoção da saúde. Resultados: Listaram-se aspectos físicos, funcionais e comportamentais decorrentes da respiração oral. Dentre eles, sonolência, dificuldade de concentração e alterações de humor, com implicações diretas na aprendizagem. A partir dos achados, elaborou-se uma lista com medidas de promoção do padrão respiratório. Conclusão: Este estudo permitiu elencar os principais indicadores de risco para a síndrome do respirador oral e propor mediações pedagógicas. Também foi discutida a participação da escola na promoção da saúde. Em geral, os trabalhos sobre respiração oral são dirigidos aos profissionais da saúde. Entretanto, devido à complexidade do tema ressalta-se a necessidade de uma abordagem transdisciplinar, que contemple os profissionais da educação.
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