Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez,Ana Carolina Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100326
Resumo: RESUMO Objetivo o presente estudo buscou investigar a autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo, no que se refere às suas habilidades de leitura e escrita, e comparar com a percepção de seus terapeutas. Métodos participaram desta pesquisa dez crianças com diagnóstico de distúrbio do espectro do autismo e seus respectivos terapeutas. Foi aplicado, oralmente, um questionário individual para ambos os grupos, composto por oito perguntas de múltipla escolha. Resultados as respostas apresentadas pelos dois grupos foram divergentes em algumas questões. Alguns terapeutas registraram que o trabalho da autopercepção faz parte do planejamento terapêutico de seus pacientes. Conclusão nem sempre as crianças com distúrbio do espectro do autismo possuem autopercepção realista sobre suas habilidades de leitura e escrita. A pesquisa da autopercepção das crianças pode ser importante para que pais e profissionais possam auxiliar os escolares a se engajarem e trabalharem suas dificuldades.
id ABAU-1_53afa131596f7c73a087aa062eed3b44
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312019000100326
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escritaTranstorno autísticoTranstornos do desenvolvimento da linguagemPsiquiatria infantilServiços de saúde escolarSíndrome de AspergerRESUMO Objetivo o presente estudo buscou investigar a autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo, no que se refere às suas habilidades de leitura e escrita, e comparar com a percepção de seus terapeutas. Métodos participaram desta pesquisa dez crianças com diagnóstico de distúrbio do espectro do autismo e seus respectivos terapeutas. Foi aplicado, oralmente, um questionário individual para ambos os grupos, composto por oito perguntas de múltipla escolha. Resultados as respostas apresentadas pelos dois grupos foram divergentes em algumas questões. Alguns terapeutas registraram que o trabalho da autopercepção faz parte do planejamento terapêutico de seus pacientes. Conclusão nem sempre as crianças com distúrbio do espectro do autismo possuem autopercepção realista sobre suas habilidades de leitura e escrita. A pesquisa da autopercepção das crianças pode ser importante para que pais e profissionais possam auxiliar os escolares a se engajarem e trabalharem suas dificuldades.Academia Brasileira de Audiologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100326Audiology - Communication Research v.24 2019reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2019-2140info:eu-repo/semantics/openAccessCortez,Ana Carolina MartinsFernandes,Fernanda Dreux Mirandapor2019-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312019000100326Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2019-11-22T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escrita
title Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escrita
spellingShingle Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escrita
Cortez,Ana Carolina Martins
Transtorno autístico
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Psiquiatria infantil
Serviços de saúde escolar
Síndrome de Asperger
title_short Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escrita
title_full Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escrita
title_fullStr Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escrita
title_full_unstemmed Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escrita
title_sort Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escrita
author Cortez,Ana Carolina Martins
author_facet Cortez,Ana Carolina Martins
Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
author_role author
author2 Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez,Ana Carolina Martins
Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno autístico
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Psiquiatria infantil
Serviços de saúde escolar
Síndrome de Asperger
topic Transtorno autístico
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Psiquiatria infantil
Serviços de saúde escolar
Síndrome de Asperger
description RESUMO Objetivo o presente estudo buscou investigar a autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo, no que se refere às suas habilidades de leitura e escrita, e comparar com a percepção de seus terapeutas. Métodos participaram desta pesquisa dez crianças com diagnóstico de distúrbio do espectro do autismo e seus respectivos terapeutas. Foi aplicado, oralmente, um questionário individual para ambos os grupos, composto por oito perguntas de múltipla escolha. Resultados as respostas apresentadas pelos dois grupos foram divergentes em algumas questões. Alguns terapeutas registraram que o trabalho da autopercepção faz parte do planejamento terapêutico de seus pacientes. Conclusão nem sempre as crianças com distúrbio do espectro do autismo possuem autopercepção realista sobre suas habilidades de leitura e escrita. A pesquisa da autopercepção das crianças pode ser importante para que pais e profissionais possam auxiliar os escolares a se engajarem e trabalharem suas dificuldades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100326
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2019-2140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.24 2019
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302982435897344