Atribuição de estados mentais no discurso de crianças do espectro autístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000100006 |
Resumo: | OBJETIVO: Analisar a atribuição de estados mentais no discurso de crianças pertencentes aos Distúrbios do Espectro Autístico e verificar a modificação no vocabulário e extensão frasal desses, após período de terapia fonoaudiológica. MÉTODOS: Foram colhidas amostras de fala da avaliação fonoaudiológica inicial, após seis meses e um ano de terapia fonoaudiológica, registradas nos prontuários de cinco crianças com autismo infantil e cinco com síndrome de Asperger para caracterização do desempenho verbal e da habilidade de atribuição de estados mentais de cada criança. Considerando-se apenas as emissões espontâneas, foram verificadas as palavras pertencentes às classes substantivo e verbo e classificadas como termos que referem estados físicos e mentais. A comparação entre os três momentos foi realizada por meio da avaliação da significância entre as medianas das amostras obtidas (teste da mediana, com diferença significativa ao nível de 10%). RESULTADOS: Verificou-se aumento no número de palavras emitidas e também no número de palavras por frase emitida entre os períodos de avaliação e após um ano de terapia fonoaudiológica para crianças com autismo infantil. Não foram encontradas diferenças para a atribuição de verbos de estados físicos e mentais e substantivos de estados mentais para ambos os grupos, sendo observada diminuição na emissão de substantivos de estados físicos no grupo autismo infantil. CONCLUSÃO: A atribuição de estados mentais aumentou após período de intervenção terapêutica fonoaudiológica, porém, sem diferença significativa, verificando-se aumento no comportamento verbal de crianças com autismo infantil. |
id |
SBF-5_c753827227728195293ca7d1207f4153 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-80342011000100006 |
network_acronym_str |
SBF-5 |
network_name_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Atribuição de estados mentais no discurso de crianças do espectro autísticoTranstorno autísticoSíndrome de AspergerLinguagemTranstornos da linguagemReabilitaçãoCogniçãoOBJETIVO: Analisar a atribuição de estados mentais no discurso de crianças pertencentes aos Distúrbios do Espectro Autístico e verificar a modificação no vocabulário e extensão frasal desses, após período de terapia fonoaudiológica. MÉTODOS: Foram colhidas amostras de fala da avaliação fonoaudiológica inicial, após seis meses e um ano de terapia fonoaudiológica, registradas nos prontuários de cinco crianças com autismo infantil e cinco com síndrome de Asperger para caracterização do desempenho verbal e da habilidade de atribuição de estados mentais de cada criança. Considerando-se apenas as emissões espontâneas, foram verificadas as palavras pertencentes às classes substantivo e verbo e classificadas como termos que referem estados físicos e mentais. A comparação entre os três momentos foi realizada por meio da avaliação da significância entre as medianas das amostras obtidas (teste da mediana, com diferença significativa ao nível de 10%). RESULTADOS: Verificou-se aumento no número de palavras emitidas e também no número de palavras por frase emitida entre os períodos de avaliação e após um ano de terapia fonoaudiológica para crianças com autismo infantil. Não foram encontradas diferenças para a atribuição de verbos de estados físicos e mentais e substantivos de estados mentais para ambos os grupos, sendo observada diminuição na emissão de substantivos de estados físicos no grupo autismo infantil. CONCLUSÃO: A atribuição de estados mentais aumentou após período de intervenção terapêutica fonoaudiológica, porém, sem diferença significativa, verificando-se aumento no comportamento verbal de crianças com autismo infantil.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000100006Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.16 n.1 2011reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342011000100006info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Lyvia Christina Camarotto BattistonTamanaha,Ana CarinaPerissinoto,Jacypor2011-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342011000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2011-10-27T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atribuição de estados mentais no discurso de crianças do espectro autístico |
title |
Atribuição de estados mentais no discurso de crianças do espectro autístico |
spellingShingle |
Atribuição de estados mentais no discurso de crianças do espectro autístico Rodrigues,Lyvia Christina Camarotto Battiston Transtorno autístico Síndrome de Asperger Linguagem Transtornos da linguagem Reabilitação Cognição |
title_short |
Atribuição de estados mentais no discurso de crianças do espectro autístico |
title_full |
Atribuição de estados mentais no discurso de crianças do espectro autístico |
title_fullStr |
Atribuição de estados mentais no discurso de crianças do espectro autístico |
title_full_unstemmed |
Atribuição de estados mentais no discurso de crianças do espectro autístico |
title_sort |
Atribuição de estados mentais no discurso de crianças do espectro autístico |
author |
Rodrigues,Lyvia Christina Camarotto Battiston |
author_facet |
Rodrigues,Lyvia Christina Camarotto Battiston Tamanaha,Ana Carina Perissinoto,Jacy |
author_role |
author |
author2 |
Tamanaha,Ana Carina Perissinoto,Jacy |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Lyvia Christina Camarotto Battiston Tamanaha,Ana Carina Perissinoto,Jacy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno autístico Síndrome de Asperger Linguagem Transtornos da linguagem Reabilitação Cognição |
topic |
Transtorno autístico Síndrome de Asperger Linguagem Transtornos da linguagem Reabilitação Cognição |
description |
OBJETIVO: Analisar a atribuição de estados mentais no discurso de crianças pertencentes aos Distúrbios do Espectro Autístico e verificar a modificação no vocabulário e extensão frasal desses, após período de terapia fonoaudiológica. MÉTODOS: Foram colhidas amostras de fala da avaliação fonoaudiológica inicial, após seis meses e um ano de terapia fonoaudiológica, registradas nos prontuários de cinco crianças com autismo infantil e cinco com síndrome de Asperger para caracterização do desempenho verbal e da habilidade de atribuição de estados mentais de cada criança. Considerando-se apenas as emissões espontâneas, foram verificadas as palavras pertencentes às classes substantivo e verbo e classificadas como termos que referem estados físicos e mentais. A comparação entre os três momentos foi realizada por meio da avaliação da significância entre as medianas das amostras obtidas (teste da mediana, com diferença significativa ao nível de 10%). RESULTADOS: Verificou-se aumento no número de palavras emitidas e também no número de palavras por frase emitida entre os períodos de avaliação e após um ano de terapia fonoaudiológica para crianças com autismo infantil. Não foram encontradas diferenças para a atribuição de verbos de estados físicos e mentais e substantivos de estados mentais para ambos os grupos, sendo observada diminuição na emissão de substantivos de estados físicos no grupo autismo infantil. CONCLUSÃO: A atribuição de estados mentais aumentou após período de intervenção terapêutica fonoaudiológica, porém, sem diferença significativa, verificando-se aumento no comportamento verbal de crianças com autismo infantil. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-80342011000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.16 n.1 2011 reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
collection |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@sbfa.org.br |
_version_ |
1754821021190324224 |