Associação entre o desempenho em leitura de palavras e a disponibilidade de recursos no ambiente familiar
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100327 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Investigar a associação do desempenho em leitura de palavras aos recursos do ambiente familiar de escolares do terceiro ano do primeiro ciclo de uma escola da rede pública municipal de ensino de Belo Horizonte. Métodos: Trata-se de um estudo com amostra não probabilística composta por escolares de ambos os sexos, com idades entre 9 e 11 anos, estudantes de uma escola da rede pública municipal de ensino de Belo Horizonte. Foram analisadas as configurações dos recursos do ambiente familiar de 41 escolares, por meio do Inventário de Recursos do Ambiente Familiar e seu desempenho em leitura, avaliado pelas Provas de Avaliação dos Processos de Leitura. Resultados: Foi encontrada significância estatística nas relações entre a disponibilidade de recursos materiais (lúdicos e linguísticos) e atividades sociais e a leitura de palavras. As práticas parentais se relacionaram positivamente à leitura de palavras não frequentes. Apenas o item “rotinas” não se associou significativamente ao desempenho de leitura dos escolares. Conclusão: Constatou-se associação proporcional dos recursos do ambiente familiar ao desempenho em leitura e escrita de escolares, evidenciando a necessidade de trabalhos junto às famílias no enfrentamento das adversidades e potencialização dos recursos familiares para o desenvolvimento infantil. |
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Associação entre o desempenho em leitura de palavras e a disponibilidade de recursos no ambiente familiarFonoaudiologiaLinguagemLeituraAprendizagemFamíliaEstudantesCriançaRESUMO Objetivo: Investigar a associação do desempenho em leitura de palavras aos recursos do ambiente familiar de escolares do terceiro ano do primeiro ciclo de uma escola da rede pública municipal de ensino de Belo Horizonte. Métodos: Trata-se de um estudo com amostra não probabilística composta por escolares de ambos os sexos, com idades entre 9 e 11 anos, estudantes de uma escola da rede pública municipal de ensino de Belo Horizonte. Foram analisadas as configurações dos recursos do ambiente familiar de 41 escolares, por meio do Inventário de Recursos do Ambiente Familiar e seu desempenho em leitura, avaliado pelas Provas de Avaliação dos Processos de Leitura. Resultados: Foi encontrada significância estatística nas relações entre a disponibilidade de recursos materiais (lúdicos e linguísticos) e atividades sociais e a leitura de palavras. As práticas parentais se relacionaram positivamente à leitura de palavras não frequentes. Apenas o item “rotinas” não se associou significativamente ao desempenho de leitura dos escolares. Conclusão: Constatou-se associação proporcional dos recursos do ambiente familiar ao desempenho em leitura e escrita de escolares, evidenciando a necessidade de trabalhos junto às famílias no enfrentamento das adversidades e potencialização dos recursos familiares para o desenvolvimento infantil.Academia Brasileira de Audiologia2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100327Audiology - Communication Research v.21 2016reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2016-1680info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Andréia Gomes deConceição,Michele Cristina PortoFigueiredo,Marina RibeiroCampos,Janaína Lamounier MalaquiasSantos,Juliana NunesMartins-Reis,Vanessa de Oliveirapor2016-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312016000100327Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2016-11-10T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
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