Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Melo, Juliana Dafne Pereira de, Mesquita, Kimberlinn Braga, Jesus, Luciana Cássia de, Alves, Luciana Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45184
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2591
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https://orcid.org/0000-0002-6403-4117
Resumo: Objetivo: caracterizar o desempenho de adolescentes em consciência fonêmica e verificar a associação entre essa habilidade e a leitura de palavras. Métodos: participaram do estudo 83 adolescentes, sendo 58 do gênero feminino e 25 do gênero masculino, com idades entre 11 e 16 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II de duas escolas públicas de Belo Horizonte. Foram aplicados testes de consciência fonêmica e a prova de leitura de palavras e pseudopalavras. Resultados: os adolescentes apresentaram maior dificuldade em realizar a tarefa de segmentação fonêmica. Em contrapartida, na execução das tarefas de subtração de consoante/vogal/consoante e inversão, houve efeito teto. Observou-se correlação positiva entre as tarefas da consciência fonêmica e a leitura de palavras e pseudopalavras. Conclusão: O desenvolvimento da consciência fonológica ainda é necessário na adolescência e, além disso, se pode dizer que o desenvolvimento dessa habilidade contribui de forma significativa para o bom desempenho da leitura no ensino fundamental II.
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