Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?
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Data de Publicação: | 2022 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45184 https://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2591 https://orcid.org/0000-0002-4254-2372 https://orcid.org/0000-0003-1858-4158 https://orcid.org/0000-0001-6865-2222 https://orcid.org/0000-0002-0502-1578 https://orcid.org/0000-0002-6403-4117 |
Resumo: | Objetivo: caracterizar o desempenho de adolescentes em consciência fonêmica e verificar a associação entre essa habilidade e a leitura de palavras. Métodos: participaram do estudo 83 adolescentes, sendo 58 do gênero feminino e 25 do gênero masculino, com idades entre 11 e 16 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II de duas escolas públicas de Belo Horizonte. Foram aplicados testes de consciência fonêmica e a prova de leitura de palavras e pseudopalavras. Resultados: os adolescentes apresentaram maior dificuldade em realizar a tarefa de segmentação fonêmica. Em contrapartida, na execução das tarefas de subtração de consoante/vogal/consoante e inversão, houve efeito teto. Observou-se correlação positiva entre as tarefas da consciência fonêmica e a leitura de palavras e pseudopalavras. Conclusão: O desenvolvimento da consciência fonológica ainda é necessário na adolescência e, além disso, se pode dizer que o desenvolvimento dessa habilidade contribui de forma significativa para o bom desempenho da leitura no ensino fundamental II. |
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Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?Is there an association between phonemic awareness and the reading ability of adolescents at secondary elementary school?Adolescentes - linguagemLeituraFonoaudiologiaObjetivo: caracterizar o desempenho de adolescentes em consciência fonêmica e verificar a associação entre essa habilidade e a leitura de palavras. Métodos: participaram do estudo 83 adolescentes, sendo 58 do gênero feminino e 25 do gênero masculino, com idades entre 11 e 16 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II de duas escolas públicas de Belo Horizonte. Foram aplicados testes de consciência fonêmica e a prova de leitura de palavras e pseudopalavras. Resultados: os adolescentes apresentaram maior dificuldade em realizar a tarefa de segmentação fonêmica. Em contrapartida, na execução das tarefas de subtração de consoante/vogal/consoante e inversão, houve efeito teto. Observou-se correlação positiva entre as tarefas da consciência fonêmica e a leitura de palavras e pseudopalavras. Conclusão: O desenvolvimento da consciência fonológica ainda é necessário na adolescência e, além disso, se pode dizer que o desenvolvimento dessa habilidade contribui de forma significativa para o bom desempenho da leitura no ensino fundamental II.Purpose: To ascertain the performance of adolescent’s phonemic awareness and corroborate the association between this skill and reading. Methods: Eighty-three adolescents participated in the study consisting of 58 girls and 25 boys aged between 11 and 16 years of age all being enrolled in the 6th to 9th grades of secondary elementary school in two public schools in Belo Horizonte. Phonemic awareness tests and word and pseudoword reading test were carried out. Results: Adolescents had difficulty in performing the phonemic segmentation task, on the other hand when performing the CVC subtraction and inversion tasks there was a ceiling effect. A positive correlation was found between the phonemic awareness tasks and the reading of words and pseudowords. Conclusion: This study concluded that the development of phonological awareness is still necessary in adolescence, i.e. the development of this skill contributes significantly to good reading performance at secondary elementary school level.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)Academia Brasileira de Audiologiamailto:vomartins@unb.brReis, Vanessa de Oliveira MartinsMelo, Juliana Dafne Pereira deMesquita, Kimberlinn BragaJesus, Luciana Cássia deAlves, Luciana Mendonça2022-11-16T22:15:14Z2022-11-16T22:15:14Z2022-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS-REIS, Vanessa de Oliveira et. al. Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II? Audiology - Communication Research, São Paulo, n. 27, art. e2591, 2022. DOI 10.1590/2317-6431-2021-2591. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/q4FnDhmjVLntxPvVC54f48w/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45184https://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2591https://orcid.org/0000-0002-4254-2372https://orcid.org/0000-0003-1858-4158https://orcid.org/0000-0001-6865-2222https://orcid.org/0000-0002-0502-1578https://orcid.org/0000-0002-6403-4117Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial , que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: https://www.scielo.br/j/acr/a/q4FnDhmjVLntxPvVC54f48w/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-26T17:32:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/45184Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-26T17:32:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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