A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200171 |
Resumo: | Objetivo Identificar e descrever as dificuldades e o valor atribuído ao trabalho com crianças com autismo, por professores. Métodos Participaram deste estudo 51 professores de escolas regulares e especiais, que tinham crianças com DEA dentre seus alunos. Um questionário fechado, tipo classificação, foi respondido pelos professores, sobre o papel que exercem em relação ao aluno, suas dificuldades e habilidades no que se refere ao aluno, suas observações sobre comportamentos e interesses da criança e estratégias de comunicação usadas por ambos. Resultados Os professores responderam que a sua influência era, principalmente, relacionada à comunicação e às relações interpessoais e que as dificuldades, predominantemente associadas à aprendizagem, comunicação e comportamento da criança. Consideraram que a escola oferece apoio suficiente para seu trabalho, mas que há pouca contribuição de outros profissionais e falta de tecnologia de ensino adequada. Conclusão: Conclui-se que os professores estão despreparados para ensinar alunos com DEA, necessitando de melhores instruções e mais apoio de outros profissionais, podendo, assim, proporcionar educação de melhor qualidade para essas crianças. |
id |
ABAU-1_7cb36bd448fee319138030e78de6c7de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-64312014000200171 |
network_acronym_str |
ABAU-1 |
network_name_str |
Audiology - Communication Research |
repository_id_str |
|
spelling |
A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismoFonoaudiologiaTranstorno autísticoEducaçãoDocentesComunicação Objetivo Identificar e descrever as dificuldades e o valor atribuído ao trabalho com crianças com autismo, por professores. Métodos Participaram deste estudo 51 professores de escolas regulares e especiais, que tinham crianças com DEA dentre seus alunos. Um questionário fechado, tipo classificação, foi respondido pelos professores, sobre o papel que exercem em relação ao aluno, suas dificuldades e habilidades no que se refere ao aluno, suas observações sobre comportamentos e interesses da criança e estratégias de comunicação usadas por ambos. Resultados Os professores responderam que a sua influência era, principalmente, relacionada à comunicação e às relações interpessoais e que as dificuldades, predominantemente associadas à aprendizagem, comunicação e comportamento da criança. Consideraram que a escola oferece apoio suficiente para seu trabalho, mas que há pouca contribuição de outros profissionais e falta de tecnologia de ensino adequada. Conclusão: Conclui-se que os professores estão despreparados para ensinar alunos com DEA, necessitando de melhores instruções e mais apoio de outros profissionais, podendo, assim, proporcionar educação de melhor qualidade para essas crianças. Academia Brasileira de Audiologia2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200171Audiology - Communication Research v.19 n.2 2014reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/S2317-64312014000200012info:eu-repo/semantics/openAccessPimentel,Ana Gabriela LopesFernandes,Fernanda Dreux Mirandapor2014-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312014000200171Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2014-07-02T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo |
title |
A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo |
spellingShingle |
A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo Pimentel,Ana Gabriela Lopes Fonoaudiologia Transtorno autístico Educação Docentes Comunicação |
title_short |
A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo |
title_full |
A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo |
title_fullStr |
A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo |
title_full_unstemmed |
A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo |
title_sort |
A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo |
author |
Pimentel,Ana Gabriela Lopes |
author_facet |
Pimentel,Ana Gabriela Lopes Fernandes,Fernanda Dreux Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes,Fernanda Dreux Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel,Ana Gabriela Lopes Fernandes,Fernanda Dreux Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonoaudiologia Transtorno autístico Educação Docentes Comunicação |
topic |
Fonoaudiologia Transtorno autístico Educação Docentes Comunicação |
description |
Objetivo Identificar e descrever as dificuldades e o valor atribuído ao trabalho com crianças com autismo, por professores. Métodos Participaram deste estudo 51 professores de escolas regulares e especiais, que tinham crianças com DEA dentre seus alunos. Um questionário fechado, tipo classificação, foi respondido pelos professores, sobre o papel que exercem em relação ao aluno, suas dificuldades e habilidades no que se refere ao aluno, suas observações sobre comportamentos e interesses da criança e estratégias de comunicação usadas por ambos. Resultados Os professores responderam que a sua influência era, principalmente, relacionada à comunicação e às relações interpessoais e que as dificuldades, predominantemente associadas à aprendizagem, comunicação e comportamento da criança. Consideraram que a escola oferece apoio suficiente para seu trabalho, mas que há pouca contribuição de outros profissionais e falta de tecnologia de ensino adequada. Conclusão: Conclui-se que os professores estão despreparados para ensinar alunos com DEA, necessitando de melhores instruções e mais apoio de outros profissionais, podendo, assim, proporcionar educação de melhor qualidade para essas crianças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200171 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2317-64312014000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research v.19 n.2 2014 reponame:Audiology - Communication Research instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) instacron:ABAU |
instname_str |
Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
instacron_str |
ABAU |
institution |
ABAU |
reponame_str |
Audiology - Communication Research |
collection |
Audiology - Communication Research |
repository.name.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@audiologiabrasil.org.br |
_version_ |
1754302981304483840 |