Análise das funções executivas em pré escolares com transtorno do espectro do autismo
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
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Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65588 |
Resumo: | Introdução: O objetivo deste estudo foi analisar as funções executivas de pré-escolares com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Além disso, correlacionar as habilidades de funções executivas aos desenvolvimentos de linguagem, cognitivo e adaptativo dessas crianças. Metodologia: Tratou-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída por 44 crianças, na faixa etária entre 4 a 5 anos, avaliadas e diagnosticadas com TEA, por equipe multidisciplinar, segundo os critérios diagnósticos do DSM 5. Para análise das funções executivas foi aplicado em forma de entrevista com os pais a versão traduzida para Língua Portuguesa do Behavior Rating Inventory of Executive Function Preschool Version – BRIEF-P e aplicado nas crianças, o Teste das Trilhas. Utilizamos para avaliação da linguagem, adaptação social, comportamentos não-adaptativos e quociente intelectual, respectivamente a Avaliação do desenvolvimento da Linguagem (ADL), a Escala Vineland de Comportamento Adaptativo 3ª versão, o Autism Behavior Checklist e o teste SON-R 2 ½-7. Resultados: O relato dos pais indicou prejuízos em todas as áreas da BRIEF-P, sendo o índice de Metacognição o de maior comprometimento. Na testagem das crianças observamos déficits em todos os parâmetros de análise do Teste das Trilhas. Houve correlação direta entre os índices da BRIEF-P, especialmente de Metacognição, com todos os parâmetros do Teste de Trilhas. Houve correlação tanto dos parâmetros da BRIEF-P quanto do Teste das Trilhas com a ADL, Vineland e ABC. Houve correlação com o índice de quociente intelectual das crianças com os parâmetros do Teste das Trilhas. Conclusões: Foi possível analisar as funções executivas de pré-escolares tanto sob a perspectiva das famílias quanto na testagem direta da criança e ponderar sobre as relações intrínsecas entre essas habilidades com os desenvolvimentos de linguagem, adaptativo e cognitivo. Ao traçarmos o perfil executivo de pré-escolares com TEA acreditamos ter viabilizado a identificação de falhas que poderão ser assistidas em tempo por ações terapêuticas mais assertivas e eficazes. |
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Análise das funções executivas em pré escolares com transtorno do espectro do autismoAnalysis of executive functions of preschool children with autism spectrum disorderTranstorno autísticoLinguagemComunicaçãoFonoaudiologiaFunção ExecutivaTranstorno do espectro autistaIntrodução: O objetivo deste estudo foi analisar as funções executivas de pré-escolares com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Além disso, correlacionar as habilidades de funções executivas aos desenvolvimentos de linguagem, cognitivo e adaptativo dessas crianças. Metodologia: Tratou-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída por 44 crianças, na faixa etária entre 4 a 5 anos, avaliadas e diagnosticadas com TEA, por equipe multidisciplinar, segundo os critérios diagnósticos do DSM 5. Para análise das funções executivas foi aplicado em forma de entrevista com os pais a versão traduzida para Língua Portuguesa do Behavior Rating Inventory of Executive Function Preschool Version – BRIEF-P e aplicado nas crianças, o Teste das Trilhas. Utilizamos para avaliação da linguagem, adaptação social, comportamentos não-adaptativos e quociente intelectual, respectivamente a Avaliação do desenvolvimento da Linguagem (ADL), a Escala Vineland de Comportamento Adaptativo 3ª versão, o Autism Behavior Checklist e o teste SON-R 2 ½-7. Resultados: O relato dos pais indicou prejuízos em todas as áreas da BRIEF-P, sendo o índice de Metacognição o de maior comprometimento. Na testagem das crianças observamos déficits em todos os parâmetros de análise do Teste das Trilhas. Houve correlação direta entre os índices da BRIEF-P, especialmente de Metacognição, com todos os parâmetros do Teste de Trilhas. Houve correlação tanto dos parâmetros da BRIEF-P quanto do Teste das Trilhas com a ADL, Vineland e ABC. Houve correlação com o índice de quociente intelectual das crianças com os parâmetros do Teste das Trilhas. Conclusões: Foi possível analisar as funções executivas de pré-escolares tanto sob a perspectiva das famílias quanto na testagem direta da criança e ponderar sobre as relações intrínsecas entre essas habilidades com os desenvolvimentos de linguagem, adaptativo e cognitivo. Ao traçarmos o perfil executivo de pré-escolares com TEA acreditamos ter viabilizado a identificação de falhas que poderão ser assistidas em tempo por ações terapêuticas mais assertivas e eficazes.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Federal de São PauloTamanaha, Ana Carina [UNIFESP]Perissinoto, Jacy [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6591561982003926http://lattes.cnpq.br/6059175548095769http://lattes.cnpq.br/2892784674453375Olivatti, Dayane Oliveira Felicio [UNIFESP]2022-09-20T19:13:15Z2022-09-20T19:13:15Z2022-08-15info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion100 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65588ark:/48912/001300000fbmnporSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T22:55:50Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65588Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:14:54.535046Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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Introdução: O objetivo deste estudo foi analisar as funções executivas de pré-escolares com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Além disso, correlacionar as habilidades de funções executivas aos desenvolvimentos de linguagem, cognitivo e adaptativo dessas crianças. Metodologia: Tratou-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída por 44 crianças, na faixa etária entre 4 a 5 anos, avaliadas e diagnosticadas com TEA, por equipe multidisciplinar, segundo os critérios diagnósticos do DSM 5. Para análise das funções executivas foi aplicado em forma de entrevista com os pais a versão traduzida para Língua Portuguesa do Behavior Rating Inventory of Executive Function Preschool Version – BRIEF-P e aplicado nas crianças, o Teste das Trilhas. Utilizamos para avaliação da linguagem, adaptação social, comportamentos não-adaptativos e quociente intelectual, respectivamente a Avaliação do desenvolvimento da Linguagem (ADL), a Escala Vineland de Comportamento Adaptativo 3ª versão, o Autism Behavior Checklist e o teste SON-R 2 ½-7. Resultados: O relato dos pais indicou prejuízos em todas as áreas da BRIEF-P, sendo o índice de Metacognição o de maior comprometimento. Na testagem das crianças observamos déficits em todos os parâmetros de análise do Teste das Trilhas. Houve correlação direta entre os índices da BRIEF-P, especialmente de Metacognição, com todos os parâmetros do Teste de Trilhas. Houve correlação tanto dos parâmetros da BRIEF-P quanto do Teste das Trilhas com a ADL, Vineland e ABC. Houve correlação com o índice de quociente intelectual das crianças com os parâmetros do Teste das Trilhas. Conclusões: Foi possível analisar as funções executivas de pré-escolares tanto sob a perspectiva das famílias quanto na testagem direta da criança e ponderar sobre as relações intrínsecas entre essas habilidades com os desenvolvimentos de linguagem, adaptativo e cognitivo. Ao traçarmos o perfil executivo de pré-escolares com TEA acreditamos ter viabilizado a identificação de falhas que poderão ser assistidas em tempo por ações terapêuticas mais assertivas e eficazes. |
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