Propriedades psicométricas do dizziness handicap inventory-child/adolescent – versão reduzida
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100334 |
Resumo: | RESUMO Introdução A tontura na infância e adolescência interfere no comportamento psicológico e pode levar a consequências, como mau rendimento escolar e distúrbios de linguagem. Objetivo Desenvolver e verificar a aplicabilidade da versão reduzida do Dizziness Handicap Inventory-Child/Adolescent (DHI-CA) em crianças e adolescentes em fase escolar. Métodos Estudo metodológico de validação, desenvolvido nas unidades de ensino da rede pública municipal do Distrito Sanitário Cabula/Beiru de Salvador, Bahia. Os dados foram coletados por meio do Dizziness Handicap Inventory Child/Adolescent (DHI-CA) e da proposta reduzida, denominada Dizziness Handicap Inventory Child/Adolescent-short form (DHI-CA/SF). O DHI-CA/SF é composto de 15 questões objetivas, divididas em subescalas correspondentes aos aspectos emocionais, físicos e funcionais. Resultados A amostra foi composta por 97 crianças e adolescentes. Destas, 69 eram do sexo feminino (71,1%) e 28 (28,9%) eram do sexo masculino. A faixa etária esteve entre 7 e 15 anos, com média de 11 anos. A consistência interna referente à escala total foi de α=0,84 e α=0,66, para a subescala funcional, α=0,61 para a emocional e α=0,65 para a física. Quanto à concordância das duas aplicações do DHI-CA/SF, foi verificado que os coeficientes de correlação intraclasse, intraexaminadores, demonstraram concordância satisfatória e de satisfatória a excelente para os itens, na segunda aplicação. Os valores de concordância na segunda aplicação foram os seguintes: emocional: 0,70; funcional: 0,93 e física: 0,80. Conclusão A partir do Dizziness Handicap Inventory Child/Adolescent DHI-CA, foi possível obter uma versão reduzida, denominada Dizziness Handicap Inventory Child/Adolescent-short form (DHI/CA-SF), aplicável em crianças ou adolescentes com queixas de tontura. |
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Propriedades psicométricas do dizziness handicap inventory-child/adolescent – versão reduzidaTonturaCriançaInquéritos e QuestionáriosQualidade de vidaValidade dos testesRESUMO Introdução A tontura na infância e adolescência interfere no comportamento psicológico e pode levar a consequências, como mau rendimento escolar e distúrbios de linguagem. Objetivo Desenvolver e verificar a aplicabilidade da versão reduzida do Dizziness Handicap Inventory-Child/Adolescent (DHI-CA) em crianças e adolescentes em fase escolar. Métodos Estudo metodológico de validação, desenvolvido nas unidades de ensino da rede pública municipal do Distrito Sanitário Cabula/Beiru de Salvador, Bahia. Os dados foram coletados por meio do Dizziness Handicap Inventory Child/Adolescent (DHI-CA) e da proposta reduzida, denominada Dizziness Handicap Inventory Child/Adolescent-short form (DHI-CA/SF). O DHI-CA/SF é composto de 15 questões objetivas, divididas em subescalas correspondentes aos aspectos emocionais, físicos e funcionais. Resultados A amostra foi composta por 97 crianças e adolescentes. Destas, 69 eram do sexo feminino (71,1%) e 28 (28,9%) eram do sexo masculino. A faixa etária esteve entre 7 e 15 anos, com média de 11 anos. A consistência interna referente à escala total foi de α=0,84 e α=0,66, para a subescala funcional, α=0,61 para a emocional e α=0,65 para a física. Quanto à concordância das duas aplicações do DHI-CA/SF, foi verificado que os coeficientes de correlação intraclasse, intraexaminadores, demonstraram concordância satisfatória e de satisfatória a excelente para os itens, na segunda aplicação. Os valores de concordância na segunda aplicação foram os seguintes: emocional: 0,70; funcional: 0,93 e física: 0,80. Conclusão A partir do Dizziness Handicap Inventory Child/Adolescent DHI-CA, foi possível obter uma versão reduzida, denominada Dizziness Handicap Inventory Child/Adolescent-short form (DHI/CA-SF), aplicável em crianças ou adolescentes com queixas de tontura.Academia Brasileira de Audiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100334Audiology - Communication Research v.22 2017reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2016-1817info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Maria da Glória Canto deGanança,Cristina FreitasLobo,Laíse dos SantosSouza,Melka de AlmeidaSena,Eduardo Pondé depor2017-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312017000100334Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2017-11-07T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
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