Condições de trabalho e de voz em professores de escolas públicas e privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Cíntia Naiara Januário de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida,Anna Alice, Ferreira,Danilo Augusto de Holanda, Medeiros,Camila Macêdo Araújo de, Silva,Maria Fabiana Bonfim de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100327
Resumo: RESUMO Objetivo Identificar se existe correlação entre o Índice de Triagem para Distúrbio de Voz e as condições de trabalho de professores das escolas públicas e privadas e compará-las entre os professores das duas redes de ensino. Métodos Participaram 183 professores, sendo 122 de escolas públicas e 61 de uma escola privada, que responderam ao questionário Condição de Produção Vocal do Professor, composto por 81 questões. Destas, entretanto, foram analisadas as questões referentes à identificação pessoal, funcional, condições vocais e de trabalho. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial. Resultados Quando analisados em relação às condições vocais, a maioria dos professores das escolas públicas relatou queixa vocal. O Índice de Triagem para Distúrbio de Voz dos professores das escolas públicas correspondeu a mais sintomas vocais do que os da escola privada. Além disso, os docentes das escolas públicas relataram piores condições de trabalho, em relação aos docentes da escola privada. Conclusão Existe uma correlação negativa entre o Índice de Triagem para Distúrbio de Voz e as condições de trabalho dos professores de escola pública e particular. Os professores das escolas públicas relataram piores condições de trabalho do que os da escola privada, bem como referiram maior ocorrência de distúrbio da voz e apresentaram maior pontuação no Índice de Triagem para Distúrbio de Voz.
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