Teleaudiologia: comunicação profissional-paciente na programação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reginato,Tatiana Turtelli Poles
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferrari,Deborah Viviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000300299
Resumo: Objetivo Avaliar se a teleconsulta afeta a comunicação profissional-paciente e a satisfação com o atendimento para programação e adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), em comparação à consulta presencial. Métodos Quarenta candidatos ao uso do AASI, com idade superior a 18 anos e perda neurossensorial simétrica, de grau leve a severo, foram distribuídos aleatoriamente, em grupos controle (presencial) e experimental (teleconsulta síncrona assistida por um facilitador). As consultas foram filmadas, cronometradas e seu conteúdo analisado, de acordo com o “Código de Observação de Davis” (DOC). Os participantes também responderam ao “Questionário de Experiência do Paciente” (PEQ), para avaliar a satisfação com a consulta. Resultados Nas teleconsultas, as explicações do profissional sobre a estrutura da consulta e realização de procedimentos foram mais frequentes e expressões espontâneas do participante sobre a sua condição foram menos observadas do que nas consultas presenciais. Não houve diferença entre os grupos, quanto às seguintes dimensões do PEQ: “Resultados da Consulta”, “Barreiras de Comunicação”, “Experiência de Comunicação”. Pontuações significativamente maiores foram obtidas para a teleconsulta na dimensão “Emoções após a Consulta”. O grupo experimental teve experiência positiva com a presença do facilitador. Conclusão Houve impacto da condução da programação e adaptação do AASI, via teleconsulta, em alguns aspectos da comunicação profissional-paciente sem, contudo, afetar a satisfação do paciente quanto ao serviço recebido.
id ABAU-1_be1141f788a036d83a750c36b99e59e8
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312014000300299
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Teleaudiologia: comunicação profissional-paciente na programação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsultaTeleconsultaPerda auditivaAconselhamentoAuxiliares de audiçãoAudiologia Objetivo Avaliar se a teleconsulta afeta a comunicação profissional-paciente e a satisfação com o atendimento para programação e adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), em comparação à consulta presencial. Métodos Quarenta candidatos ao uso do AASI, com idade superior a 18 anos e perda neurossensorial simétrica, de grau leve a severo, foram distribuídos aleatoriamente, em grupos controle (presencial) e experimental (teleconsulta síncrona assistida por um facilitador). As consultas foram filmadas, cronometradas e seu conteúdo analisado, de acordo com o “Código de Observação de Davis” (DOC). Os participantes também responderam ao “Questionário de Experiência do Paciente” (PEQ), para avaliar a satisfação com a consulta. Resultados Nas teleconsultas, as explicações do profissional sobre a estrutura da consulta e realização de procedimentos foram mais frequentes e expressões espontâneas do participante sobre a sua condição foram menos observadas do que nas consultas presenciais. Não houve diferença entre os grupos, quanto às seguintes dimensões do PEQ: “Resultados da Consulta”, “Barreiras de Comunicação”, “Experiência de Comunicação”. Pontuações significativamente maiores foram obtidas para a teleconsulta na dimensão “Emoções após a Consulta”. O grupo experimental teve experiência positiva com a presença do facilitador. Conclusão Houve impacto da condução da programação e adaptação do AASI, via teleconsulta, em alguns aspectos da comunicação profissional-paciente sem, contudo, afetar a satisfação do paciente quanto ao serviço recebido. Academia Brasileira de Audiologia2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000300299Audiology - Communication Research v.19 n.3 2014reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/S2317-643120140003000015info:eu-repo/semantics/openAccessReginato,Tatiana Turtelli PolesFerrari,Deborah Vivianepor2014-09-19T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312014000300299Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2014-09-19T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Teleaudiologia: comunicação profissional-paciente na programação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta
title Teleaudiologia: comunicação profissional-paciente na programação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta
spellingShingle Teleaudiologia: comunicação profissional-paciente na programação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta
Reginato,Tatiana Turtelli Poles
Teleconsulta
Perda auditiva
Aconselhamento
Auxiliares de audição
Audiologia
title_short Teleaudiologia: comunicação profissional-paciente na programação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta
title_full Teleaudiologia: comunicação profissional-paciente na programação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta
title_fullStr Teleaudiologia: comunicação profissional-paciente na programação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta
title_full_unstemmed Teleaudiologia: comunicação profissional-paciente na programação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta
title_sort Teleaudiologia: comunicação profissional-paciente na programação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta
author Reginato,Tatiana Turtelli Poles
author_facet Reginato,Tatiana Turtelli Poles
Ferrari,Deborah Viviane
author_role author
author2 Ferrari,Deborah Viviane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reginato,Tatiana Turtelli Poles
Ferrari,Deborah Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Teleconsulta
Perda auditiva
Aconselhamento
Auxiliares de audição
Audiologia
topic Teleconsulta
Perda auditiva
Aconselhamento
Auxiliares de audição
Audiologia
description Objetivo Avaliar se a teleconsulta afeta a comunicação profissional-paciente e a satisfação com o atendimento para programação e adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), em comparação à consulta presencial. Métodos Quarenta candidatos ao uso do AASI, com idade superior a 18 anos e perda neurossensorial simétrica, de grau leve a severo, foram distribuídos aleatoriamente, em grupos controle (presencial) e experimental (teleconsulta síncrona assistida por um facilitador). As consultas foram filmadas, cronometradas e seu conteúdo analisado, de acordo com o “Código de Observação de Davis” (DOC). Os participantes também responderam ao “Questionário de Experiência do Paciente” (PEQ), para avaliar a satisfação com a consulta. Resultados Nas teleconsultas, as explicações do profissional sobre a estrutura da consulta e realização de procedimentos foram mais frequentes e expressões espontâneas do participante sobre a sua condição foram menos observadas do que nas consultas presenciais. Não houve diferença entre os grupos, quanto às seguintes dimensões do PEQ: “Resultados da Consulta”, “Barreiras de Comunicação”, “Experiência de Comunicação”. Pontuações significativamente maiores foram obtidas para a teleconsulta na dimensão “Emoções após a Consulta”. O grupo experimental teve experiência positiva com a presença do facilitador. Conclusão Houve impacto da condução da programação e adaptação do AASI, via teleconsulta, em alguns aspectos da comunicação profissional-paciente sem, contudo, afetar a satisfação do paciente quanto ao serviço recebido.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000300299
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000300299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2317-643120140003000015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.19 n.3 2014
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302981333843968