Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa,Alexandra Ramos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes,Graziela Nunes Alfenas, Lemos,Stela Maris Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312020000100319
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar a associação entre o desempenho escolar, idade, gênero, classificação econômica e comportamentos sociais - capacidades e dificuldades - de acordo com o instrumento Questionário de Capacidades e Dificuldades - SDQ-Por (Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ), de escolares matriculados no ensino fundamental. Métodos A amostra foi composta por 124 adolescentes, de ambos os gêneros, matriculados no ensino fundamental II, com idades entre 11 e 14 anos. Todos os estudantes responderam ao Questionário de Caracterização dos Participantes e ao SDQ-Por e seus pais ou responsáveis, ao Critério de Classificação Econômica Brasil - CCEB. A análise do desempenho escolar foi determinada pela média aritmética simples das notas finais obtidas pelos estudantes. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram viabilizados por meio do formulário on-line, Google Forms. Foram realizadas as análises descritiva e bivariada dos dados. Resultados A maioria dos participantes apresentou resultados adequados, em relação à análise do escore total do SDQ, que se refere às dificuldades, e à análise do comportamento pró- social. Quanto ao desempenho escolar, verificou-se que grande parte dos estudantes apresentou resultado muito bom ou excelente e que houve associação com a idade, o gênero e o ano escolar. Conclusão Os estudantes do gênero feminino, de 11 anos de idade, apresentaram melhor desempenho e os adolescentes com maiores dificuldades de comportamento estavam na categoria mais baixa de classificação do desempenho escolar.
id ABAU-1_e48e716e3abba6b8f29265d8604232a5
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312020000100319
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentesDesempenho acadêmicoFatores socioeconômicosComportamento socialAprendizagemCaracterísticas da populaçãoCriançasAdolescentesRESUMO Objetivo Analisar a associação entre o desempenho escolar, idade, gênero, classificação econômica e comportamentos sociais - capacidades e dificuldades - de acordo com o instrumento Questionário de Capacidades e Dificuldades - SDQ-Por (Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ), de escolares matriculados no ensino fundamental. Métodos A amostra foi composta por 124 adolescentes, de ambos os gêneros, matriculados no ensino fundamental II, com idades entre 11 e 14 anos. Todos os estudantes responderam ao Questionário de Caracterização dos Participantes e ao SDQ-Por e seus pais ou responsáveis, ao Critério de Classificação Econômica Brasil - CCEB. A análise do desempenho escolar foi determinada pela média aritmética simples das notas finais obtidas pelos estudantes. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram viabilizados por meio do formulário on-line, Google Forms. Foram realizadas as análises descritiva e bivariada dos dados. Resultados A maioria dos participantes apresentou resultados adequados, em relação à análise do escore total do SDQ, que se refere às dificuldades, e à análise do comportamento pró- social. Quanto ao desempenho escolar, verificou-se que grande parte dos estudantes apresentou resultado muito bom ou excelente e que houve associação com a idade, o gênero e o ano escolar. Conclusão Os estudantes do gênero feminino, de 11 anos de idade, apresentaram melhor desempenho e os adolescentes com maiores dificuldades de comportamento estavam na categoria mais baixa de classificação do desempenho escolar.Academia Brasileira de Audiologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312020000100319Audiology - Communication Research v.25 2020reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2019-2287info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Alexandra RamosFernandes,Graziela Nunes AlfenasLemos,Stela Maris Aguiarpor2020-08-07T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312020000100319Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2020-08-07T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentes
title Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentes
spellingShingle Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentes
Rosa,Alexandra Ramos
Desempenho acadêmico
Fatores socioeconômicos
Comportamento social
Aprendizagem
Características da população
Crianças
Adolescentes
title_short Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentes
title_full Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentes
title_fullStr Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentes
title_full_unstemmed Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentes
title_sort Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentes
author Rosa,Alexandra Ramos
author_facet Rosa,Alexandra Ramos
Fernandes,Graziela Nunes Alfenas
Lemos,Stela Maris Aguiar
author_role author
author2 Fernandes,Graziela Nunes Alfenas
Lemos,Stela Maris Aguiar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa,Alexandra Ramos
Fernandes,Graziela Nunes Alfenas
Lemos,Stela Maris Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho acadêmico
Fatores socioeconômicos
Comportamento social
Aprendizagem
Características da população
Crianças
Adolescentes
topic Desempenho acadêmico
Fatores socioeconômicos
Comportamento social
Aprendizagem
Características da população
Crianças
Adolescentes
description RESUMO Objetivo Analisar a associação entre o desempenho escolar, idade, gênero, classificação econômica e comportamentos sociais - capacidades e dificuldades - de acordo com o instrumento Questionário de Capacidades e Dificuldades - SDQ-Por (Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ), de escolares matriculados no ensino fundamental. Métodos A amostra foi composta por 124 adolescentes, de ambos os gêneros, matriculados no ensino fundamental II, com idades entre 11 e 14 anos. Todos os estudantes responderam ao Questionário de Caracterização dos Participantes e ao SDQ-Por e seus pais ou responsáveis, ao Critério de Classificação Econômica Brasil - CCEB. A análise do desempenho escolar foi determinada pela média aritmética simples das notas finais obtidas pelos estudantes. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram viabilizados por meio do formulário on-line, Google Forms. Foram realizadas as análises descritiva e bivariada dos dados. Resultados A maioria dos participantes apresentou resultados adequados, em relação à análise do escore total do SDQ, que se refere às dificuldades, e à análise do comportamento pró- social. Quanto ao desempenho escolar, verificou-se que grande parte dos estudantes apresentou resultado muito bom ou excelente e que houve associação com a idade, o gênero e o ano escolar. Conclusão Os estudantes do gênero feminino, de 11 anos de idade, apresentaram melhor desempenho e os adolescentes com maiores dificuldades de comportamento estavam na categoria mais baixa de classificação do desempenho escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312020000100319
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312020000100319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2019-2287
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.25 2020
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302982508249088