Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias,Luciana Carla dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Amaral,Márcia Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100049
Resumo: Resumo Habilidades sociais (HS) são reconhecidas como fator de proteção no desenvolvimento humano. Objetivou-se avaliar HS, problemas de comportamento e desempenho acadêmico em crianças antes e após treino de HS. Participaram 54 crianças (27 grupo intervenção e 27 grupo comparação), matriculadas no 5° ano do ensino fundamental, junto à rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista e duas professoras. O treino foi conduzido pela professora de GI em sala de aula e durou quatro meses. Os participantes de GC não receberam intervenção. As crianças foram avaliadas quanto às HS, problemas de comportamento e desempenho acadêmico antes e após intervenção. Foram utilizados: Teste de Desempenho Escolar, Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, formulário para professores e o Programa Posso Pensar, que objetiva desenvolver HS. As análises apontaram resultados superiores de GI em diferentes variáveis. O desenvolvimento de programas de intervenção de caráter universal indica possibilidades concretas de trabalho preventivo.
id USF-1_a636b7a40445cb1ae16f80da94d37b93
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712016000100049
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervençãohabilidades sociaisproblemas de comportamentodesempenho acadêmicocriançasintervençãoResumo Habilidades sociais (HS) são reconhecidas como fator de proteção no desenvolvimento humano. Objetivou-se avaliar HS, problemas de comportamento e desempenho acadêmico em crianças antes e após treino de HS. Participaram 54 crianças (27 grupo intervenção e 27 grupo comparação), matriculadas no 5° ano do ensino fundamental, junto à rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista e duas professoras. O treino foi conduzido pela professora de GI em sala de aula e durou quatro meses. Os participantes de GC não receberam intervenção. As crianças foram avaliadas quanto às HS, problemas de comportamento e desempenho acadêmico antes e após intervenção. Foram utilizados: Teste de Desempenho Escolar, Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, formulário para professores e o Programa Posso Pensar, que objetiva desenvolver HS. As análises apontaram resultados superiores de GI em diferentes variáveis. O desenvolvimento de programas de intervenção de caráter universal indica possibilidades concretas de trabalho preventivo.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100049Psico-USF v.21 n.1 2016reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712016210105info:eu-repo/semantics/openAccessElias,Luciana Carla dos SantosAmaral,Márcia Vianapor2016-04-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712016000100049Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2016-04-05T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção
title Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção
spellingShingle Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção
Elias,Luciana Carla dos Santos
habilidades sociais
problemas de comportamento
desempenho acadêmico
crianças
intervenção
title_short Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção
title_full Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção
title_fullStr Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção
title_full_unstemmed Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção
title_sort Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção
author Elias,Luciana Carla dos Santos
author_facet Elias,Luciana Carla dos Santos
Amaral,Márcia Viana
author_role author
author2 Amaral,Márcia Viana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias,Luciana Carla dos Santos
Amaral,Márcia Viana
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociais
problemas de comportamento
desempenho acadêmico
crianças
intervenção
topic habilidades sociais
problemas de comportamento
desempenho acadêmico
crianças
intervenção
description Resumo Habilidades sociais (HS) são reconhecidas como fator de proteção no desenvolvimento humano. Objetivou-se avaliar HS, problemas de comportamento e desempenho acadêmico em crianças antes e após treino de HS. Participaram 54 crianças (27 grupo intervenção e 27 grupo comparação), matriculadas no 5° ano do ensino fundamental, junto à rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista e duas professoras. O treino foi conduzido pela professora de GI em sala de aula e durou quatro meses. Os participantes de GC não receberam intervenção. As crianças foram avaliadas quanto às HS, problemas de comportamento e desempenho acadêmico antes e após intervenção. Foram utilizados: Teste de Desempenho Escolar, Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, formulário para professores e o Programa Posso Pensar, que objetiva desenvolver HS. As análises apontaram resultados superiores de GI em diferentes variáveis. O desenvolvimento de programas de intervenção de caráter universal indica possibilidades concretas de trabalho preventivo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100049
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712016210105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.21 n.1 2016
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787929788416