Reabilitação auditiva na criança: adesão ao tratamento e ao uso do aparelho de amplificação sonora individual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel,Juliana Habiro de Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Novaes,Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312013000300006
Resumo: OBJETIVO: Discutir a adesão das famílias na fase inicial de intervenção quanto ao uso do Aparelho de Amplificação Sonora (AASI), a participação no processo, e sua relação com desempenho auditivo e de linguagem das crianças com deficiência auditiva. MÉTODOS: Estudo realizado com pais e/ou responsáveis de 16 crianças deficientes auditivas em processo de ADAPTI (Adaptação de AASI e Terapia Inicial) no ano de 2009 e que estavam regularmente inscritas no Serviço de Saúde Auditiva Centro Audição na Criança - CeAC. Os pais foram divididos em três grupos: Pré-determinado - PD (famílias participantes da terapia fonoaudiológica e do Grupo de Adesão Familiar - GrAF, do primeiro ao último dia de atendimento estabelecido); Fluxo contínuo - FC (famílias que iniciavam a participação no GrAF a partir do momento em que chegavam ao serviço de saúde para a adaptação de AASI, sem início estabelecido) e Controle - C (famílias que participaram somente da terapia fonoaudiológica, mas não do GrAF). RESULTADOS: Foi constatada a efetividade da adesão dos pais ao tratamento dos filhos, sendo registrado o comparecimento em mais de 66% dos atendimentos propostos (terapia fonoaudiológica e/ou GrAF). Na análise estatística dos agrupamentos de crianças, foi possível a formação de três diferentes grupos no que se refere ao uso do datalog (horas/dia), envolvimento familiar e grau de perda auditiva. CONCLUSÃO: O uso sistemático de AASI foi a única variável com forte relação com habilidades auditivas e de linguagem. O grau de perda auditiva e a idade de início de amplificação não explicaram o desenvolvimento das crianças do estudo.
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