UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Allocca, Rodson de Andrade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fialho, Edson Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/76300
Resumo: No Ensino Médio, o conteúdo de climatologia, que é denso e complexo, muitas vezes, não é apresentado de forma articulada com a rotina cotidiana e vivências dos discentes, acarretando um distanciamento e um desinteresse sobre a temática, transformando a imagem do conteúdo em algo inacessível e difícil. Nesse sentido, a utilização de novas práticas educativas se faz necessária para viabilizar e potencializar o interesse dos discentes no âmbito da ciência geográfica. Para isso, utilizou-se a prática do trabalho de campo como uma opção metodológica e nessa proposta os conhecimentos dos alunos sobre a localização da escola e seu entorno imediato puderam ser relacionados com o comportamento do campo térmico local e seus possíveis condicionantes. Essa experiência permitiu aos discentes ter contato com o fazer científico e, sob esse prisma, um novo olhar sobre a aplicabilidade dos conhecimentos geográficos. Para tanto, após a apresentação dos conteúdos sobre climatologia em sala de aula, os discentes tiveram que planejar, projetar, coletar e analisar os dados que serviram de base para a espacialização das informações produzidas. Os resultados obtidos por meio dos registros térmicos puderam ser comparados aos resultados das entrevistas aplicadas junto aos alunos sobre a percepção do campo térmico local. Apesar de discordantes quando comparados, os resultados obtidos serviram como base para a discussão sobre espacialização da temperatura do ar nos arredores do Instituto Montessori de Ponte Nova-MG.
id ABCLIMA-1_10c739f2c9694ca54e6f43a387cc3f65
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/76300
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.Climatologia; Ensino; Escola.No Ensino Médio, o conteúdo de climatologia, que é denso e complexo, muitas vezes, não é apresentado de forma articulada com a rotina cotidiana e vivências dos discentes, acarretando um distanciamento e um desinteresse sobre a temática, transformando a imagem do conteúdo em algo inacessível e difícil. Nesse sentido, a utilização de novas práticas educativas se faz necessária para viabilizar e potencializar o interesse dos discentes no âmbito da ciência geográfica. Para isso, utilizou-se a prática do trabalho de campo como uma opção metodológica e nessa proposta os conhecimentos dos alunos sobre a localização da escola e seu entorno imediato puderam ser relacionados com o comportamento do campo térmico local e seus possíveis condicionantes. Essa experiência permitiu aos discentes ter contato com o fazer científico e, sob esse prisma, um novo olhar sobre a aplicabilidade dos conhecimentos geográficos. Para tanto, após a apresentação dos conteúdos sobre climatologia em sala de aula, os discentes tiveram que planejar, projetar, coletar e analisar os dados que serviram de base para a espacialização das informações produzidas. Os resultados obtidos por meio dos registros térmicos puderam ser comparados aos resultados das entrevistas aplicadas junto aos alunos sobre a percepção do campo térmico local. Apesar de discordantes quando comparados, os resultados obtidos serviram como base para a discussão sobre espacialização da temperatura do ar nos arredores do Instituto Montessori de Ponte Nova-MG.Universidade Federal do ParanáSociedade Educacional Montessori LTDA.Allocca, Rodson de AndradeFialho, Edson Soares2021-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/7630010.5380/rbclima.v28i0.76300Revista Brasileira de Climatologia; v. 28 (2021)2237-86421980-055X10.5380/rbclima.v28i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/76300/43223Direitos autorais 2021 Rodson de Andrade Allocca, Edson Soares Fialho, Edson Soares Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-07T00:26:27Zoai:revistas.ufpr.br:article/76300Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2021-04-07T00:26:27Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.
title UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.
spellingShingle UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.
Allocca, Rodson de Andrade
Climatologia; Ensino; Escola.
title_short UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.
title_full UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.
title_fullStr UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.
title_full_unstemmed UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.
title_sort UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.
author Allocca, Rodson de Andrade
author_facet Allocca, Rodson de Andrade
Fialho, Edson Soares
author_role author
author2 Fialho, Edson Soares
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sociedade Educacional Montessori LTDA.
dc.contributor.author.fl_str_mv Allocca, Rodson de Andrade
Fialho, Edson Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Climatologia; Ensino; Escola.
topic Climatologia; Ensino; Escola.
description No Ensino Médio, o conteúdo de climatologia, que é denso e complexo, muitas vezes, não é apresentado de forma articulada com a rotina cotidiana e vivências dos discentes, acarretando um distanciamento e um desinteresse sobre a temática, transformando a imagem do conteúdo em algo inacessível e difícil. Nesse sentido, a utilização de novas práticas educativas se faz necessária para viabilizar e potencializar o interesse dos discentes no âmbito da ciência geográfica. Para isso, utilizou-se a prática do trabalho de campo como uma opção metodológica e nessa proposta os conhecimentos dos alunos sobre a localização da escola e seu entorno imediato puderam ser relacionados com o comportamento do campo térmico local e seus possíveis condicionantes. Essa experiência permitiu aos discentes ter contato com o fazer científico e, sob esse prisma, um novo olhar sobre a aplicabilidade dos conhecimentos geográficos. Para tanto, após a apresentação dos conteúdos sobre climatologia em sala de aula, os discentes tiveram que planejar, projetar, coletar e analisar os dados que serviram de base para a espacialização das informações produzidas. Os resultados obtidos por meio dos registros térmicos puderam ser comparados aos resultados das entrevistas aplicadas junto aos alunos sobre a percepção do campo térmico local. Apesar de discordantes quando comparados, os resultados obtidos serviram como base para a discussão sobre espacialização da temperatura do ar nos arredores do Instituto Montessori de Ponte Nova-MG.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/76300
10.5380/rbclima.v28i0.76300
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/76300
identifier_str_mv 10.5380/rbclima.v28i0.76300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/76300/43223
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Rodson de Andrade Allocca, Edson Soares Fialho, Edson Soares Fialho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Rodson de Andrade Allocca, Edson Soares Fialho, Edson Soares Fialho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 28 (2021)
2237-8642
1980-055X
10.5380/rbclima.v28i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839542558359552