UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/76300 |
Resumo: | No Ensino Médio, o conteúdo de climatologia, que é denso e complexo, muitas vezes, não é apresentado de forma articulada com a rotina cotidiana e vivências dos discentes, acarretando um distanciamento e um desinteresse sobre a temática, transformando a imagem do conteúdo em algo inacessível e difícil. Nesse sentido, a utilização de novas práticas educativas se faz necessária para viabilizar e potencializar o interesse dos discentes no âmbito da ciência geográfica. Para isso, utilizou-se a prática do trabalho de campo como uma opção metodológica e nessa proposta os conhecimentos dos alunos sobre a localização da escola e seu entorno imediato puderam ser relacionados com o comportamento do campo térmico local e seus possíveis condicionantes. Essa experiência permitiu aos discentes ter contato com o fazer científico e, sob esse prisma, um novo olhar sobre a aplicabilidade dos conhecimentos geográficos. Para tanto, após a apresentação dos conteúdos sobre climatologia em sala de aula, os discentes tiveram que planejar, projetar, coletar e analisar os dados que serviram de base para a espacialização das informações produzidas. Os resultados obtidos por meio dos registros térmicos puderam ser comparados aos resultados das entrevistas aplicadas junto aos alunos sobre a percepção do campo térmico local. Apesar de discordantes quando comparados, os resultados obtidos serviram como base para a discussão sobre espacialização da temperatura do ar nos arredores do Instituto Montessori de Ponte Nova-MG. |
id |
ABCLIMA-1_10c739f2c9694ca54e6f43a387cc3f65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/76300 |
network_acronym_str |
ABCLIMA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR.Climatologia; Ensino; Escola.No Ensino Médio, o conteúdo de climatologia, que é denso e complexo, muitas vezes, não é apresentado de forma articulada com a rotina cotidiana e vivências dos discentes, acarretando um distanciamento e um desinteresse sobre a temática, transformando a imagem do conteúdo em algo inacessível e difícil. Nesse sentido, a utilização de novas práticas educativas se faz necessária para viabilizar e potencializar o interesse dos discentes no âmbito da ciência geográfica. Para isso, utilizou-se a prática do trabalho de campo como uma opção metodológica e nessa proposta os conhecimentos dos alunos sobre a localização da escola e seu entorno imediato puderam ser relacionados com o comportamento do campo térmico local e seus possíveis condicionantes. Essa experiência permitiu aos discentes ter contato com o fazer científico e, sob esse prisma, um novo olhar sobre a aplicabilidade dos conhecimentos geográficos. Para tanto, após a apresentação dos conteúdos sobre climatologia em sala de aula, os discentes tiveram que planejar, projetar, coletar e analisar os dados que serviram de base para a espacialização das informações produzidas. Os resultados obtidos por meio dos registros térmicos puderam ser comparados aos resultados das entrevistas aplicadas junto aos alunos sobre a percepção do campo térmico local. Apesar de discordantes quando comparados, os resultados obtidos serviram como base para a discussão sobre espacialização da temperatura do ar nos arredores do Instituto Montessori de Ponte Nova-MG.Universidade Federal do ParanáSociedade Educacional Montessori LTDA.Allocca, Rodson de AndradeFialho, Edson Soares2021-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/7630010.5380/rbclima.v28i0.76300Revista Brasileira de Climatologia; v. 28 (2021)2237-86421980-055X10.5380/rbclima.v28i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/76300/43223Direitos autorais 2021 Rodson de Andrade Allocca, Edson Soares Fialho, Edson Soares Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-07T00:26:27Zoai:revistas.ufpr.br:article/76300Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2021-04-07T00:26:27Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR. |
title |
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR. |
spellingShingle |
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR. Allocca, Rodson de Andrade Climatologia; Ensino; Escola. |
title_short |
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR. |
title_full |
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR. |
title_fullStr |
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR. |
title_full_unstemmed |
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR. |
title_sort |
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR. |
author |
Allocca, Rodson de Andrade |
author_facet |
Allocca, Rodson de Andrade Fialho, Edson Soares |
author_role |
author |
author2 |
Fialho, Edson Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sociedade Educacional Montessori LTDA. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Allocca, Rodson de Andrade Fialho, Edson Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Climatologia; Ensino; Escola. |
topic |
Climatologia; Ensino; Escola. |
description |
No Ensino Médio, o conteúdo de climatologia, que é denso e complexo, muitas vezes, não é apresentado de forma articulada com a rotina cotidiana e vivências dos discentes, acarretando um distanciamento e um desinteresse sobre a temática, transformando a imagem do conteúdo em algo inacessível e difícil. Nesse sentido, a utilização de novas práticas educativas se faz necessária para viabilizar e potencializar o interesse dos discentes no âmbito da ciência geográfica. Para isso, utilizou-se a prática do trabalho de campo como uma opção metodológica e nessa proposta os conhecimentos dos alunos sobre a localização da escola e seu entorno imediato puderam ser relacionados com o comportamento do campo térmico local e seus possíveis condicionantes. Essa experiência permitiu aos discentes ter contato com o fazer científico e, sob esse prisma, um novo olhar sobre a aplicabilidade dos conhecimentos geográficos. Para tanto, após a apresentação dos conteúdos sobre climatologia em sala de aula, os discentes tiveram que planejar, projetar, coletar e analisar os dados que serviram de base para a espacialização das informações produzidas. Os resultados obtidos por meio dos registros térmicos puderam ser comparados aos resultados das entrevistas aplicadas junto aos alunos sobre a percepção do campo térmico local. Apesar de discordantes quando comparados, os resultados obtidos serviram como base para a discussão sobre espacialização da temperatura do ar nos arredores do Instituto Montessori de Ponte Nova-MG. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/76300 10.5380/rbclima.v28i0.76300 |
url |
https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/76300 |
identifier_str_mv |
10.5380/rbclima.v28i0.76300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/76300/43223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Rodson de Andrade Allocca, Edson Soares Fialho, Edson Soares Fialho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Rodson de Andrade Allocca, Edson Soares Fialho, Edson Soares Fialho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Climatologia; v. 28 (2021) 2237-8642 1980-055X 10.5380/rbclima.v28i0 reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online) instname:ABClima instacron:ABCLIMA |
instname_str |
ABClima |
instacron_str |
ABCLIMA |
institution |
ABCLIMA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima |
repository.mail.fl_str_mv |
egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com |
_version_ |
1754839542558359552 |