ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA BOTUCATU-SP POR MEIO DE MODELOS DE REGRESSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarnighausen, Valéria Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Francielly Guieiro, Dal Pai, Alexandre, Rodrigues, Sergio Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71569
Resumo: A evapotranspiração (ET) é um parâmetro agrometeorológico importante para o manejo de irrigação, zoneamento agroclimático e gestão de recursos hídricos. O modelo padrão de estimativa, parametrizado pela Food and Agriculture Organization (FAO-56), é o de Penman-Monteith e utiliza o saldo de radiação como variável de entrada, cujas medidas nem sempre estão disponíveis nas estações meteorológicas do país. A busca por ajustes aos modelos e alternativas para a estimativa de ET é frequente na literatura, a fim de identificar modelos que utilizem dados de entrada de fácil aquisição, como temperaturas máximas e mínimas. Em vista da necessidade de simplificar a estimativa de evapotranspiração, este artigo tem por objetivo utilizar variáveis meteorológicas de fácil aquisição como temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento e precipitação para estimar a evapotranspiração de referência diária de Botucatu-SP. Modelos de regressão lineares múltiplos, com interação e termos polinomiais, e dinâmicas, admitindo defasagem no tempo, foram utilizados para obter o modelo de predição, considerando um nível de significância de 5%. Por meio dos índices de desempenho estatísticos utilizados foi possível identificar um modelo cujo ajuste é considerado aceitável para épocas em que a umidade relativa é igual ou superior a 76%. Sendo assim, são necessários estudos para incorporar ao modelo o efeito de sazonalidade em relação à previsão de ETo, a fim de fazer uso de modelos cujas variáveis sejam disponíveis em estações meteorológicas.
id ABCLIMA-1_835c3cb7d37ab8fa3c5a6d96a4eb5142
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/71569
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository_id_str
spelling ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA BOTUCATU-SP POR MEIO DE MODELOS DE REGRESSÃOAgrometeorologia; Demanda Hídrica; ModelagemA evapotranspiração (ET) é um parâmetro agrometeorológico importante para o manejo de irrigação, zoneamento agroclimático e gestão de recursos hídricos. O modelo padrão de estimativa, parametrizado pela Food and Agriculture Organization (FAO-56), é o de Penman-Monteith e utiliza o saldo de radiação como variável de entrada, cujas medidas nem sempre estão disponíveis nas estações meteorológicas do país. A busca por ajustes aos modelos e alternativas para a estimativa de ET é frequente na literatura, a fim de identificar modelos que utilizem dados de entrada de fácil aquisição, como temperaturas máximas e mínimas. Em vista da necessidade de simplificar a estimativa de evapotranspiração, este artigo tem por objetivo utilizar variáveis meteorológicas de fácil aquisição como temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento e precipitação para estimar a evapotranspiração de referência diária de Botucatu-SP. Modelos de regressão lineares múltiplos, com interação e termos polinomiais, e dinâmicas, admitindo defasagem no tempo, foram utilizados para obter o modelo de predição, considerando um nível de significância de 5%. Por meio dos índices de desempenho estatísticos utilizados foi possível identificar um modelo cujo ajuste é considerado aceitável para épocas em que a umidade relativa é igual ou superior a 76%. Sendo assim, são necessários estudos para incorporar ao modelo o efeito de sazonalidade em relação à previsão de ETo, a fim de fazer uso de modelos cujas variáveis sejam disponíveis em estações meteorológicas.Universidade Federal do ParanáSarnighausen, Valéria Cristina RodriguesGomes, Francielly GuieiroDal Pai, AlexandreRodrigues, Sergio Augusto2021-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/7156910.5380/rbclima.v28i0.71569Revista Brasileira de Climatologia; v. 28 (2021)2237-86421980-055X10.5380/rbclima.v28i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71569/43945https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/downloadSuppFile/71569/41662Região centro oeste Paulista2015/2016Série históricaDireitos autorais 2021 Valéria Cristina Rodrigues Sarnighausen, Francielly Guieiro Gomes, Alexandre Dal Pai, Sergio Augusto Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-22T17:08:44Zoai:revistas.ufpr.br:article/71569Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2021-06-22T17:08:44Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA BOTUCATU-SP POR MEIO DE MODELOS DE REGRESSÃO
title ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA BOTUCATU-SP POR MEIO DE MODELOS DE REGRESSÃO
spellingShingle ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA BOTUCATU-SP POR MEIO DE MODELOS DE REGRESSÃO
Sarnighausen, Valéria Cristina Rodrigues
Agrometeorologia; Demanda Hídrica; Modelagem
title_short ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA BOTUCATU-SP POR MEIO DE MODELOS DE REGRESSÃO
title_full ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA BOTUCATU-SP POR MEIO DE MODELOS DE REGRESSÃO
title_fullStr ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA BOTUCATU-SP POR MEIO DE MODELOS DE REGRESSÃO
title_full_unstemmed ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA BOTUCATU-SP POR MEIO DE MODELOS DE REGRESSÃO
title_sort ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA BOTUCATU-SP POR MEIO DE MODELOS DE REGRESSÃO
author Sarnighausen, Valéria Cristina Rodrigues
author_facet Sarnighausen, Valéria Cristina Rodrigues
Gomes, Francielly Guieiro
Dal Pai, Alexandre
Rodrigues, Sergio Augusto
author_role author
author2 Gomes, Francielly Guieiro
Dal Pai, Alexandre
Rodrigues, Sergio Augusto
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarnighausen, Valéria Cristina Rodrigues
Gomes, Francielly Guieiro
Dal Pai, Alexandre
Rodrigues, Sergio Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Agrometeorologia; Demanda Hídrica; Modelagem
topic Agrometeorologia; Demanda Hídrica; Modelagem
description A evapotranspiração (ET) é um parâmetro agrometeorológico importante para o manejo de irrigação, zoneamento agroclimático e gestão de recursos hídricos. O modelo padrão de estimativa, parametrizado pela Food and Agriculture Organization (FAO-56), é o de Penman-Monteith e utiliza o saldo de radiação como variável de entrada, cujas medidas nem sempre estão disponíveis nas estações meteorológicas do país. A busca por ajustes aos modelos e alternativas para a estimativa de ET é frequente na literatura, a fim de identificar modelos que utilizem dados de entrada de fácil aquisição, como temperaturas máximas e mínimas. Em vista da necessidade de simplificar a estimativa de evapotranspiração, este artigo tem por objetivo utilizar variáveis meteorológicas de fácil aquisição como temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento e precipitação para estimar a evapotranspiração de referência diária de Botucatu-SP. Modelos de regressão lineares múltiplos, com interação e termos polinomiais, e dinâmicas, admitindo defasagem no tempo, foram utilizados para obter o modelo de predição, considerando um nível de significância de 5%. Por meio dos índices de desempenho estatísticos utilizados foi possível identificar um modelo cujo ajuste é considerado aceitável para épocas em que a umidade relativa é igual ou superior a 76%. Sendo assim, são necessários estudos para incorporar ao modelo o efeito de sazonalidade em relação à previsão de ETo, a fim de fazer uso de modelos cujas variáveis sejam disponíveis em estações meteorológicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71569
10.5380/rbclima.v28i0.71569
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71569
identifier_str_mv 10.5380/rbclima.v28i0.71569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/71569/43945
https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/downloadSuppFile/71569/41662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Região centro oeste Paulista
2015/2016
Série histórica
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 28 (2021)
2237-8642
1980-055X
10.5380/rbclima.v28i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1754839542841475072