DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bielenki Jr, Claudio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brabassa, Ademir Paceli, de Miranda, Renato Billia, Mauad, Frederico Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
DOI: 10.5380/abclima.v19i0.44083
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/44083
Resumo: A precipitação é um parâmetro muito importante em estudos hidrológicos para a modelagem matemática e computacional para o dimensionamento das precipitações de projeto em obras de engenharia. Apesar desta importância, não são todas as regiões que dispõem de rede de monitoramento para registros pluviográficos e quando existente, em muitos casos, apresentam séries de dados inconsistentes. Para a caracterização de um evento pluviométrico é necessário conhecer a sua duração, intensidade e frequência (curva Intensidade-Duração-Frequência – IDF). Neste artigo foi proposto o estabelecimento da relação IDF, a partir da desagregação de dados diários de chuva, e ajustadas por meio do método paramétrico de ajustamento de observações, que é geralmente empregado em ajustes geodésicos, e se baseia no método dos mínimos quadrados. Os erros médios quadráticos entre os valores de intensidade ajustadas e observadas para o local de estudo foram relativamente baixos demonstrando a qualidade dos ajustamentos realizados. O método paramétrico de ajustamento se mostrou adequado para as simulações realizadas, além de facilitar a obtenção de parâmetros ajustados para as curvas IDF. Com base nos resultados obtidos, acredita-se também que esta metodologia pode ser empregada em outros locais.
id ABCLIMA-1_e49ec6908391187551a1905a215635f3
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/44083
network_acronym_str ABCLIMA-1
network_name_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
spelling DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)Intensidade, Duração, Frequência, Ajustamento ParamétricoA precipitação é um parâmetro muito importante em estudos hidrológicos para a modelagem matemática e computacional para o dimensionamento das precipitações de projeto em obras de engenharia. Apesar desta importância, não são todas as regiões que dispõem de rede de monitoramento para registros pluviográficos e quando existente, em muitos casos, apresentam séries de dados inconsistentes. Para a caracterização de um evento pluviométrico é necessário conhecer a sua duração, intensidade e frequência (curva Intensidade-Duração-Frequência – IDF). Neste artigo foi proposto o estabelecimento da relação IDF, a partir da desagregação de dados diários de chuva, e ajustadas por meio do método paramétrico de ajustamento de observações, que é geralmente empregado em ajustes geodésicos, e se baseia no método dos mínimos quadrados. Os erros médios quadráticos entre os valores de intensidade ajustadas e observadas para o local de estudo foram relativamente baixos demonstrando a qualidade dos ajustamentos realizados. O método paramétrico de ajustamento se mostrou adequado para as simulações realizadas, além de facilitar a obtenção de parâmetros ajustados para as curvas IDF. Com base nos resultados obtidos, acredita-se também que esta metodologia pode ser empregada em outros locais.Universidade Federal do ParanáBielenki Jr, ClaudioBrabassa, Ademir Pacelide Miranda, Renato BilliaMauad, Frederico Fábio2016-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/4408310.5380/abclima.v19i0.44083Revista Brasileira de Climatologia; v. 19 (2016)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v19i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/44083/29386São Paulo; Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-26T12:27:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/44083Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2017-07-26T12:27:49Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse
dc.title.none.fl_str_mv DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)
title DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)
spellingShingle DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)
DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)
Bielenki Jr, Claudio
Intensidade, Duração, Frequência, Ajustamento Paramétrico
Bielenki Jr, Claudio
Intensidade, Duração, Frequência, Ajustamento Paramétrico
title_short DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)
title_full DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)
title_fullStr DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)
DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)
title_full_unstemmed DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)
DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)
title_sort DETERMINAÇÃO DE CURVA INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA POR MEIO DO EMPREGO DO MÉTODO PARAMÉTRICO DE AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES (DEVELOPING RAINFALL INTENSITY–DURATION–FREQUENCY RELATIONSHIP WITH PARAMETRIC ADJUSTMENT MODEL)
author Bielenki Jr, Claudio
author_facet Bielenki Jr, Claudio
Bielenki Jr, Claudio
Brabassa, Ademir Paceli
de Miranda, Renato Billia
Mauad, Frederico Fábio
Brabassa, Ademir Paceli
de Miranda, Renato Billia
Mauad, Frederico Fábio
author_role author
author2 Brabassa, Ademir Paceli
de Miranda, Renato Billia
Mauad, Frederico Fábio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bielenki Jr, Claudio
Brabassa, Ademir Paceli
de Miranda, Renato Billia
Mauad, Frederico Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Intensidade, Duração, Frequência, Ajustamento Paramétrico
topic Intensidade, Duração, Frequência, Ajustamento Paramétrico
description A precipitação é um parâmetro muito importante em estudos hidrológicos para a modelagem matemática e computacional para o dimensionamento das precipitações de projeto em obras de engenharia. Apesar desta importância, não são todas as regiões que dispõem de rede de monitoramento para registros pluviográficos e quando existente, em muitos casos, apresentam séries de dados inconsistentes. Para a caracterização de um evento pluviométrico é necessário conhecer a sua duração, intensidade e frequência (curva Intensidade-Duração-Frequência – IDF). Neste artigo foi proposto o estabelecimento da relação IDF, a partir da desagregação de dados diários de chuva, e ajustadas por meio do método paramétrico de ajustamento de observações, que é geralmente empregado em ajustes geodésicos, e se baseia no método dos mínimos quadrados. Os erros médios quadráticos entre os valores de intensidade ajustadas e observadas para o local de estudo foram relativamente baixos demonstrando a qualidade dos ajustamentos realizados. O método paramétrico de ajustamento se mostrou adequado para as simulações realizadas, além de facilitar a obtenção de parâmetros ajustados para as curvas IDF. Com base nos resultados obtidos, acredita-se também que esta metodologia pode ser empregada em outros locais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/44083
10.5380/abclima.v19i0.44083
url https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/44083
identifier_str_mv 10.5380/abclima.v19i0.44083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/44083/29386
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo; Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia; v. 19 (2016)
2237-8642
1980-055X
10.5380/abclima.v19i0
reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)
instname:ABClima
instacron:ABCLIMA
instname_str ABClima
instacron_str ABCLIMA
institution ABCLIMA
reponame_str Revista Brasileira de Climatologia (Online)
collection Revista Brasileira de Climatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClima
repository.mail.fl_str_mv egalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com
_version_ 1822176244183072768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5380/abclima.v19i0.44083