Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Regina Ferreira da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Deise Deolindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134
Resumo: A adoção de modelos de gestão é relevante para a sobrevivências das empresas, sendo o conhecimento a moeda valorizada por viabilizar o alcance de resultados favoráveis. As Instituições de Ensino favorecem o desenvolvimento de conhecimento e podem contribuir para o desenvolvimento empresarial. O conceito de cluster advém do paradigma de empresas em rede, no qual cada envolvida relaciona-se com as outras nos aspectos técnicos (meios produtivos) e mercadológicos (redes de distribuição) e decidem apoiar-se mutuamente em prioridade. O objetivo deste estudo é mapear o relacionamento de empresas do Cluster Eletroeletrônico de Garça com as Instituições de Ensino para verificar a existência, ou não, de parceria entre elas.  Por meio desta pesquisa é possível vislumbrar a potencialidade dos relacionamentos. Trata-se de um viés do estudo realizado sobre do mapeamento do Cluster eletroeletrônico de Garça. Quanto a metodologia partiu-se do levantamento teórico e uso do software UCINET. Percebeu-se a interação entre as partes, principalmente da empresa precursora do Cluster, fato que pode evidenciar a importância das Instituições de Ensino técnicas e tecnológicas para as empresas. Esta pesquisa revelou que as Instituições de Ensinos são valorizadas pelas empresas, principalmente as de grande porte e, em especial, a precursora do cluster. Tal fato reforça a possibilidade de estreitar relacionamentos com a realização de estágios supervisionados que podem beneficiar as duas partes.
id ABECIN-1_1612298f7f63499d9a8e0bb8ae1bfde6
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/134
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SPClusterInstituição de EnsinoMapeamentoConhecimento.A adoção de modelos de gestão é relevante para a sobrevivências das empresas, sendo o conhecimento a moeda valorizada por viabilizar o alcance de resultados favoráveis. As Instituições de Ensino favorecem o desenvolvimento de conhecimento e podem contribuir para o desenvolvimento empresarial. O conceito de cluster advém do paradigma de empresas em rede, no qual cada envolvida relaciona-se com as outras nos aspectos técnicos (meios produtivos) e mercadológicos (redes de distribuição) e decidem apoiar-se mutuamente em prioridade. O objetivo deste estudo é mapear o relacionamento de empresas do Cluster Eletroeletrônico de Garça com as Instituições de Ensino para verificar a existência, ou não, de parceria entre elas.  Por meio desta pesquisa é possível vislumbrar a potencialidade dos relacionamentos. Trata-se de um viés do estudo realizado sobre do mapeamento do Cluster eletroeletrônico de Garça. Quanto a metodologia partiu-se do levantamento teórico e uso do software UCINET. Percebeu-se a interação entre as partes, principalmente da empresa precursora do Cluster, fato que pode evidenciar a importância das Instituições de Ensino técnicas e tecnológicas para as empresas. Esta pesquisa revelou que as Instituições de Ensinos são valorizadas pelas empresas, principalmente as de grande porte e, em especial, a precursora do cluster. Tal fato reforça a possibilidade de estreitar relacionamentos com a realização de estágios supervisionados que podem beneficiar as duas partes.ABECIN2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 42-52Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 42-52Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 42-522358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134/pdfRocha, Regina Ferreira daSilva, Deise Deolindoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:52:15Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/134Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:52:15Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP
title Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP
spellingShingle Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP
Rocha, Regina Ferreira da
Cluster
Instituição de Ensino
Mapeamento
Conhecimento.
title_short Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP
title_full Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP
title_fullStr Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP
title_full_unstemmed Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP
title_sort Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP
author Rocha, Regina Ferreira da
author_facet Rocha, Regina Ferreira da
Silva, Deise Deolindo
author_role author
author2 Silva, Deise Deolindo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Regina Ferreira da
Silva, Deise Deolindo
dc.subject.por.fl_str_mv Cluster
Instituição de Ensino
Mapeamento
Conhecimento.
topic Cluster
Instituição de Ensino
Mapeamento
Conhecimento.
description A adoção de modelos de gestão é relevante para a sobrevivências das empresas, sendo o conhecimento a moeda valorizada por viabilizar o alcance de resultados favoráveis. As Instituições de Ensino favorecem o desenvolvimento de conhecimento e podem contribuir para o desenvolvimento empresarial. O conceito de cluster advém do paradigma de empresas em rede, no qual cada envolvida relaciona-se com as outras nos aspectos técnicos (meios produtivos) e mercadológicos (redes de distribuição) e decidem apoiar-se mutuamente em prioridade. O objetivo deste estudo é mapear o relacionamento de empresas do Cluster Eletroeletrônico de Garça com as Instituições de Ensino para verificar a existência, ou não, de parceria entre elas.  Por meio desta pesquisa é possível vislumbrar a potencialidade dos relacionamentos. Trata-se de um viés do estudo realizado sobre do mapeamento do Cluster eletroeletrônico de Garça. Quanto a metodologia partiu-se do levantamento teórico e uso do software UCINET. Percebeu-se a interação entre as partes, principalmente da empresa precursora do Cluster, fato que pode evidenciar a importância das Instituições de Ensino técnicas e tecnológicas para as empresas. Esta pesquisa revelou que as Instituições de Ensinos são valorizadas pelas empresas, principalmente as de grande porte e, em especial, a precursora do cluster. Tal fato reforça a possibilidade de estreitar relacionamentos com a realização de estágios supervisionados que podem beneficiar as duas partes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 42-52
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 42-52
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 42-52
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207437410304