Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134 |
Resumo: | A adoção de modelos de gestão é relevante para a sobrevivências das empresas, sendo o conhecimento a moeda valorizada por viabilizar o alcance de resultados favoráveis. As Instituições de Ensino favorecem o desenvolvimento de conhecimento e podem contribuir para o desenvolvimento empresarial. O conceito de cluster advém do paradigma de empresas em rede, no qual cada envolvida relaciona-se com as outras nos aspectos técnicos (meios produtivos) e mercadológicos (redes de distribuição) e decidem apoiar-se mutuamente em prioridade. O objetivo deste estudo é mapear o relacionamento de empresas do Cluster Eletroeletrônico de Garça com as Instituições de Ensino para verificar a existência, ou não, de parceria entre elas. Por meio desta pesquisa é possível vislumbrar a potencialidade dos relacionamentos. Trata-se de um viés do estudo realizado sobre do mapeamento do Cluster eletroeletrônico de Garça. Quanto a metodologia partiu-se do levantamento teórico e uso do software UCINET. Percebeu-se a interação entre as partes, principalmente da empresa precursora do Cluster, fato que pode evidenciar a importância das Instituições de Ensino técnicas e tecnológicas para as empresas. Esta pesquisa revelou que as Instituições de Ensinos são valorizadas pelas empresas, principalmente as de grande porte e, em especial, a precursora do cluster. Tal fato reforça a possibilidade de estreitar relacionamentos com a realização de estágios supervisionados que podem beneficiar as duas partes. |
id |
ABECIN-1_1612298f7f63499d9a8e0bb8ae1bfde6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/134 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SPClusterInstituição de EnsinoMapeamentoConhecimento.A adoção de modelos de gestão é relevante para a sobrevivências das empresas, sendo o conhecimento a moeda valorizada por viabilizar o alcance de resultados favoráveis. As Instituições de Ensino favorecem o desenvolvimento de conhecimento e podem contribuir para o desenvolvimento empresarial. O conceito de cluster advém do paradigma de empresas em rede, no qual cada envolvida relaciona-se com as outras nos aspectos técnicos (meios produtivos) e mercadológicos (redes de distribuição) e decidem apoiar-se mutuamente em prioridade. O objetivo deste estudo é mapear o relacionamento de empresas do Cluster Eletroeletrônico de Garça com as Instituições de Ensino para verificar a existência, ou não, de parceria entre elas. Por meio desta pesquisa é possível vislumbrar a potencialidade dos relacionamentos. Trata-se de um viés do estudo realizado sobre do mapeamento do Cluster eletroeletrônico de Garça. Quanto a metodologia partiu-se do levantamento teórico e uso do software UCINET. Percebeu-se a interação entre as partes, principalmente da empresa precursora do Cluster, fato que pode evidenciar a importância das Instituições de Ensino técnicas e tecnológicas para as empresas. Esta pesquisa revelou que as Instituições de Ensinos são valorizadas pelas empresas, principalmente as de grande porte e, em especial, a precursora do cluster. Tal fato reforça a possibilidade de estreitar relacionamentos com a realização de estágios supervisionados que podem beneficiar as duas partes.ABECIN2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 42-52Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 42-52Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 42-522358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134/pdfRocha, Regina Ferreira daSilva, Deise Deolindoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:52:15Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/134Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:52:15Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP |
title |
Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP |
spellingShingle |
Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP Rocha, Regina Ferreira da Cluster Instituição de Ensino Mapeamento Conhecimento. |
title_short |
Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP |
title_full |
Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP |
title_fullStr |
Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP |
title_full_unstemmed |
Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP |
title_sort |
Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP |
author |
Rocha, Regina Ferreira da |
author_facet |
Rocha, Regina Ferreira da Silva, Deise Deolindo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Deise Deolindo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Regina Ferreira da Silva, Deise Deolindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cluster Instituição de Ensino Mapeamento Conhecimento. |
topic |
Cluster Instituição de Ensino Mapeamento Conhecimento. |
description |
A adoção de modelos de gestão é relevante para a sobrevivências das empresas, sendo o conhecimento a moeda valorizada por viabilizar o alcance de resultados favoráveis. As Instituições de Ensino favorecem o desenvolvimento de conhecimento e podem contribuir para o desenvolvimento empresarial. O conceito de cluster advém do paradigma de empresas em rede, no qual cada envolvida relaciona-se com as outras nos aspectos técnicos (meios produtivos) e mercadológicos (redes de distribuição) e decidem apoiar-se mutuamente em prioridade. O objetivo deste estudo é mapear o relacionamento de empresas do Cluster Eletroeletrônico de Garça com as Instituições de Ensino para verificar a existência, ou não, de parceria entre elas. Por meio desta pesquisa é possível vislumbrar a potencialidade dos relacionamentos. Trata-se de um viés do estudo realizado sobre do mapeamento do Cluster eletroeletrônico de Garça. Quanto a metodologia partiu-se do levantamento teórico e uso do software UCINET. Percebeu-se a interação entre as partes, principalmente da empresa precursora do Cluster, fato que pode evidenciar a importância das Instituições de Ensino técnicas e tecnológicas para as empresas. Esta pesquisa revelou que as Instituições de Ensinos são valorizadas pelas empresas, principalmente as de grande porte e, em especial, a precursora do cluster. Tal fato reforça a possibilidade de estreitar relacionamentos com a realização de estágios supervisionados que podem beneficiar as duas partes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 42-52 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 42-52 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 42-52 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325207437410304 |