Contributos do Cluster da Pedra na empresa Fravizel: Uma abordagem aos “distritos industriais” de Santarém e Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias Dias Pereira, Vasco Miguel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18581
Resumo: O estudo contextualiza o comportamento da empresa Fravizel, nomeadamente ao nível da sua evolução tecnológica, tendo em conta o nível do contributo de outras organizações para a sua aprendizagem interna integrada na aprendizagem coletiva. A mobilidade de indivíduos chave, ao nível da região, as baixas barreiras de entrada para empresas inovadoras e da flexibilidade operatória fruto da emergência do cluster da pedra promoveram um reforço de dinamismo e de competitividade que a empresa tende a identificar, e valorizar. O trabalho pretende determinar qual o “modelo estratégico usado pela organização no sentido de adquirir o conhecimento necessário para o ganho de competências”. O estudo, de teor qualitativo, observou o modelo específico de produção da Fravizel apresenta um conjunto de características comuns aos denominados “distritos industriais italianos”, nomeadamente: (1) proximidade geográfica de pequenas e médias empresas; (2) existência de fortes relações entre as empresas, de competição e de cooperação; (3) desenvolvimento de relações informais entre os elementos do cluster; (4) competências complementares e (5) elevado nível de especialização das empresas e dos trabalhadores. A Região onde a empresa em estudo está sediada é caraterizada por fortes interações entre diferentes atores, desde a fileira dos moldes à da pedra, passado pela mecânica, a metalomecânica e a dos moldes o que oferece a um tipo de “fertilização cruzada” de “teres” e “saberes” que favorece o processo de desenvolvimento tecnológico. Assim, o processo de inovação organizacional (cluster) e tecnológico no setor tem apoiado o aumento da criação de valor que se traduz, por exemplo, no aumento das exportações dos produtos portugueses da fileira da pedra. O desafio colocado pelo modelo de cooperação compreende não só os maiores players nacionais, como abriu a estrada global através da participação em feiras e revistas da especialidade. Observou-se que o desejo de criar algo tende a levar a empresa a investigar não só em inovações que utilizam o conhecimento tecnológico existente, mas também em oferecer oportunidades para mudar as regras do jogo.
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