Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Cristina de Almeida Valença Cunha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andrade, Dayane Félix, Santos, Lorenna Sayonara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/123
Resumo: O estudo de acessibilidade nos museus de Aracaju tem como objetivo identificar os principais problemas e barreiras para a promoção da inclusão social nos museus. O museu como uma instituição de educação não formal deve proporcionar acesso a todos os tipos de público. O presente trabalho apresentará o plano que está em desenvolvimento para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2017/2018 sobre o tema acessibilidade em museus e pretende chegar a um diagnóstico de cada uma das instituições visitadas, entender o motivo por trás de limitações presentes e sugerir soluções para os possíveis problemas encontrados. O plano de trabalho consiste em levantamento de bibliografia acerca do tema, visita a instituições museais de Aracaju, entrevistas, levantamento de legislação vigente, diagnósticos e sugestões de solução para possíveis problemas encontrados. Destes passos, o levantamento bibliográfico, as visitas aos museus, as entrevistas, e o levantamento da legislação que norteiam as ações acerca do assunto aqui abordado já foram realizados. Os resultados preliminares mostram que as instituições vêm se esforçando para garantir acessibilidade a todos os tipos de público, porém foram encontradas barreiras físicas ou comunicacionais como falta de rampas, elevadores ou etiquetas em braile por exemplo, estas questões serão melhor apresentadas ao longo deste trabalho.
id ABECIN-1_31e8a36996093a70282d7eb02ca4cb73
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/123
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigaçãoO estudo de acessibilidade nos museus de Aracaju tem como objetivo identificar os principais problemas e barreiras para a promoção da inclusão social nos museus. O museu como uma instituição de educação não formal deve proporcionar acesso a todos os tipos de público. O presente trabalho apresentará o plano que está em desenvolvimento para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2017/2018 sobre o tema acessibilidade em museus e pretende chegar a um diagnóstico de cada uma das instituições visitadas, entender o motivo por trás de limitações presentes e sugerir soluções para os possíveis problemas encontrados. O plano de trabalho consiste em levantamento de bibliografia acerca do tema, visita a instituições museais de Aracaju, entrevistas, levantamento de legislação vigente, diagnósticos e sugestões de solução para possíveis problemas encontrados. Destes passos, o levantamento bibliográfico, as visitas aos museus, as entrevistas, e o levantamento da legislação que norteiam as ações acerca do assunto aqui abordado já foram realizados. Os resultados preliminares mostram que as instituições vêm se esforçando para garantir acessibilidade a todos os tipos de público, porém foram encontradas barreiras físicas ou comunicacionais como falta de rampas, elevadores ou etiquetas em braile por exemplo, estas questões serão melhor apresentadas ao longo deste trabalho.ABECIN2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/123Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 9-13Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 9-13Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 9-132358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/123/pdfBarroso, Cristina de Almeida Valença CunhaAndrade, Dayane FélixSantos, Lorenna Sayonarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:48:06Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/123Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:48:06Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigação
title Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigação
spellingShingle Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigação
Barroso, Cristina de Almeida Valença Cunha
title_short Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigação
title_full Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigação
title_fullStr Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigação
title_full_unstemmed Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigação
title_sort Estudo da acessibilidade nos museus de Aracaju: uma investigação
author Barroso, Cristina de Almeida Valença Cunha
author_facet Barroso, Cristina de Almeida Valença Cunha
Andrade, Dayane Félix
Santos, Lorenna Sayonara
author_role author
author2 Andrade, Dayane Félix
Santos, Lorenna Sayonara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Cristina de Almeida Valença Cunha
Andrade, Dayane Félix
Santos, Lorenna Sayonara
description O estudo de acessibilidade nos museus de Aracaju tem como objetivo identificar os principais problemas e barreiras para a promoção da inclusão social nos museus. O museu como uma instituição de educação não formal deve proporcionar acesso a todos os tipos de público. O presente trabalho apresentará o plano que está em desenvolvimento para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2017/2018 sobre o tema acessibilidade em museus e pretende chegar a um diagnóstico de cada uma das instituições visitadas, entender o motivo por trás de limitações presentes e sugerir soluções para os possíveis problemas encontrados. O plano de trabalho consiste em levantamento de bibliografia acerca do tema, visita a instituições museais de Aracaju, entrevistas, levantamento de legislação vigente, diagnósticos e sugestões de solução para possíveis problemas encontrados. Destes passos, o levantamento bibliográfico, as visitas aos museus, as entrevistas, e o levantamento da legislação que norteiam as ações acerca do assunto aqui abordado já foram realizados. Os resultados preliminares mostram que as instituições vêm se esforçando para garantir acessibilidade a todos os tipos de público, porém foram encontradas barreiras físicas ou comunicacionais como falta de rampas, elevadores ou etiquetas em braile por exemplo, estas questões serão melhor apresentadas ao longo deste trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/123
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/123/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 9-13
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 9-13
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 9-13
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207422730240