O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Denise Braga
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bernardino, Maria Cleide Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/82
Resumo: Aborda o uso da gamificação nas turmas de ‘Introdução à Biblioteconomia’, ‘Linguagens Documentárias Alfanuméricas: CDD’ e ‘Produção Textual’, em 2017 e ‘Representação Temática da Informação: indexação’, em 2016 como metodologia alternativa ao processo de ensino-aprendizagem. Tem como objetivo evidenciar o uso da gamificação no ensino de Biblioteconomia na UFCA e contribuir para a reflexão sobre a prática docente e o uso de metodologias alternativas no ensino superior. Traz como questão central a assimilação do conhecimento e a missão docente no novo milênio. Através de uma pesquisa descritiva, procura evidenciar a referida prática e os benefícios observados no processo avaliativo. Os resultados mostram que, majoritariamente, os alunos se identificaram com as aulas gamificadas, bem como apresentaram maior aproveitamento destas, ao passo que tem interesse de ver tal metodologia utilizada em outras disciplinas.
id ABECIN-1_77735bac7d8bdf2b029b09e764d5f556
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/82
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógicaGamificaçãoMetodologias AlternativasEnsino de BiblioteconomiaPrática DocenteEstratégias de Ensino.Aborda o uso da gamificação nas turmas de ‘Introdução à Biblioteconomia’, ‘Linguagens Documentárias Alfanuméricas: CDD’ e ‘Produção Textual’, em 2017 e ‘Representação Temática da Informação: indexação’, em 2016 como metodologia alternativa ao processo de ensino-aprendizagem. Tem como objetivo evidenciar o uso da gamificação no ensino de Biblioteconomia na UFCA e contribuir para a reflexão sobre a prática docente e o uso de metodologias alternativas no ensino superior. Traz como questão central a assimilação do conhecimento e a missão docente no novo milênio. Através de uma pesquisa descritiva, procura evidenciar a referida prática e os benefícios observados no processo avaliativo. Os resultados mostram que, majoritariamente, os alunos se identificaram com as aulas gamificadas, bem como apresentaram maior aproveitamento destas, ao passo que tem interesse de ver tal metodologia utilizada em outras disciplinas.ABECIN2018-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/82Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 100-117Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 100-117Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 100-1172358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/82/pdfSampaio, Denise BragaBernardino, Maria Cleide Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:28:15Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/82Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:28:15Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica
title O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica
spellingShingle O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica
Sampaio, Denise Braga
Gamificação
Metodologias Alternativas
Ensino de Biblioteconomia
Prática Docente
Estratégias de Ensino.
title_short O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica
title_full O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica
title_fullStr O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica
title_full_unstemmed O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica
title_sort O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica
author Sampaio, Denise Braga
author_facet Sampaio, Denise Braga
Bernardino, Maria Cleide Rodrigues
author_role author
author2 Bernardino, Maria Cleide Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Denise Braga
Bernardino, Maria Cleide Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Metodologias Alternativas
Ensino de Biblioteconomia
Prática Docente
Estratégias de Ensino.
topic Gamificação
Metodologias Alternativas
Ensino de Biblioteconomia
Prática Docente
Estratégias de Ensino.
description Aborda o uso da gamificação nas turmas de ‘Introdução à Biblioteconomia’, ‘Linguagens Documentárias Alfanuméricas: CDD’ e ‘Produção Textual’, em 2017 e ‘Representação Temática da Informação: indexação’, em 2016 como metodologia alternativa ao processo de ensino-aprendizagem. Tem como objetivo evidenciar o uso da gamificação no ensino de Biblioteconomia na UFCA e contribuir para a reflexão sobre a prática docente e o uso de metodologias alternativas no ensino superior. Traz como questão central a assimilação do conhecimento e a missão docente no novo milênio. Através de uma pesquisa descritiva, procura evidenciar a referida prática e os benefícios observados no processo avaliativo. Os resultados mostram que, majoritariamente, os alunos se identificaram com as aulas gamificadas, bem como apresentaram maior aproveitamento destas, ao passo que tem interesse de ver tal metodologia utilizada em outras disciplinas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/82
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/82/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 100-117
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 100-117
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 100-117
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325206887956480