Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/5 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem se valoriza diante das políticas educacionais e configura-se no eixo da extensão universitária ao idealizar uma sociedade que cresce e desponta na produção de informação e conhecimento. A proposta desta pesquisa verificou a integração dos objetivos de programas institucionais que priorizam a valoração da aprendizagem e procurou identificar como incidem no processo de ensino das instituições de ensino superior. O objetivo geral analisou as atividades desenvolvidas pelo grupo de alunos que compõem o Programa de Educação Tutorial (PET) como recurso da representação do conhecimento de alunos da graduação na integração do ensino e da aprendizagem entre universidades. Para tanto, estabelece parâmetros indicativos da educação cooperativa existente na prática pedagógica premente em programas como o do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas (CENEPP). A metodologia investigativa estabeleceu parâmetros indicativos da representação do conhecimento na abordagem metodológica Survey que foi utilizada na coleta de dados. Como resultados da pesquisa percebeu-se que o programa PET se fundamenta na atividade da prática do ensino no que tange uma educação cooperativa como ponto de partida para a produção do conhecimento e a integração da universidade a uma sociedade verdadeiramente democrática. Possui forte impacto nas ações que integra junto à sua comunidade de atuação. Requer assim, a interação ao estímulo do ensino e criatividade dos alunos a fim de divulgar e apoiar a valorização da pesquisa e dos resultados investigativos existentes entre docentes, pesquisadores e comunidade. |
id |
ABECIN-1_8d6ba4d38ce99f5d32df966dd8f9ce22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/5 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFCEducação CooperativaRepresentação do ConhecimentoProgramas de Educação Tutorial.O processo de ensino-aprendizagem se valoriza diante das políticas educacionais e configura-se no eixo da extensão universitária ao idealizar uma sociedade que cresce e desponta na produção de informação e conhecimento. A proposta desta pesquisa verificou a integração dos objetivos de programas institucionais que priorizam a valoração da aprendizagem e procurou identificar como incidem no processo de ensino das instituições de ensino superior. O objetivo geral analisou as atividades desenvolvidas pelo grupo de alunos que compõem o Programa de Educação Tutorial (PET) como recurso da representação do conhecimento de alunos da graduação na integração do ensino e da aprendizagem entre universidades. Para tanto, estabelece parâmetros indicativos da educação cooperativa existente na prática pedagógica premente em programas como o do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas (CENEPP). A metodologia investigativa estabeleceu parâmetros indicativos da representação do conhecimento na abordagem metodológica Survey que foi utilizada na coleta de dados. Como resultados da pesquisa percebeu-se que o programa PET se fundamenta na atividade da prática do ensino no que tange uma educação cooperativa como ponto de partida para a produção do conhecimento e a integração da universidade a uma sociedade verdadeiramente democrática. Possui forte impacto nas ações que integra junto à sua comunidade de atuação. Requer assim, a interação ao estímulo do ensino e criatividade dos alunos a fim de divulgar e apoiar a valorização da pesquisa e dos resultados investigativos existentes entre docentes, pesquisadores e comunidade.ABECIN2017-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/5Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 1 No. 1 (2014); 19-34Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 1 Núm. 1 (2014); 19-34Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 1 n. 1 (2014); 19-342358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/5/pdfCaldas, Rosângela FormentiniMachado, Larissa de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T17:25:12Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/5Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-25T17:25:12Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC |
title |
Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC |
spellingShingle |
Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC Caldas, Rosângela Formentini Educação Cooperativa Representação do Conhecimento Programas de Educação Tutorial. |
title_short |
Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC |
title_full |
Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC |
title_fullStr |
Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC |
title_full_unstemmed |
Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC |
title_sort |
Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC |
author |
Caldas, Rosângela Formentini |
author_facet |
Caldas, Rosângela Formentini Machado, Larissa de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Larissa de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldas, Rosângela Formentini Machado, Larissa de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Cooperativa Representação do Conhecimento Programas de Educação Tutorial. |
topic |
Educação Cooperativa Representação do Conhecimento Programas de Educação Tutorial. |
description |
O processo de ensino-aprendizagem se valoriza diante das políticas educacionais e configura-se no eixo da extensão universitária ao idealizar uma sociedade que cresce e desponta na produção de informação e conhecimento. A proposta desta pesquisa verificou a integração dos objetivos de programas institucionais que priorizam a valoração da aprendizagem e procurou identificar como incidem no processo de ensino das instituições de ensino superior. O objetivo geral analisou as atividades desenvolvidas pelo grupo de alunos que compõem o Programa de Educação Tutorial (PET) como recurso da representação do conhecimento de alunos da graduação na integração do ensino e da aprendizagem entre universidades. Para tanto, estabelece parâmetros indicativos da educação cooperativa existente na prática pedagógica premente em programas como o do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas (CENEPP). A metodologia investigativa estabeleceu parâmetros indicativos da representação do conhecimento na abordagem metodológica Survey que foi utilizada na coleta de dados. Como resultados da pesquisa percebeu-se que o programa PET se fundamenta na atividade da prática do ensino no que tange uma educação cooperativa como ponto de partida para a produção do conhecimento e a integração da universidade a uma sociedade verdadeiramente democrática. Possui forte impacto nas ações que integra junto à sua comunidade de atuação. Requer assim, a interação ao estímulo do ensino e criatividade dos alunos a fim de divulgar e apoiar a valorização da pesquisa e dos resultados investigativos existentes entre docentes, pesquisadores e comunidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/5 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/5/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 1 No. 1 (2014); 19-34 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 1 Núm. 1 (2014); 19-34 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 1 n. 1 (2014); 19-34 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325206794633216 |