Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Rosângela Formentini
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Machado, Larissa de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/5
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem se valoriza diante das políticas educacionais e configura-se no eixo da extensão universitária ao idealizar uma sociedade que cresce e desponta na produção de informação e conhecimento. A proposta desta pesquisa verificou a integração dos objetivos de programas institucionais que priorizam a valoração da aprendizagem e procurou identificar como incidem no processo de ensino das instituições de ensino superior. O objetivo geral analisou as atividades desenvolvidas pelo grupo de alunos que compõem o Programa de Educação Tutorial (PET) como recurso da representação do conhecimento de alunos da graduação na integração do ensino e da aprendizagem entre universidades. Para tanto, estabelece parâmetros indicativos da educação cooperativa existente na prática pedagógica premente em programas como o do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas (CENEPP). A metodologia investigativa estabeleceu parâmetros indicativos da representação do conhecimento na abordagem metodológica Survey que foi utilizada na coleta de dados. Como resultados da pesquisa percebeu-se que o programa PET se fundamenta na atividade da prática do ensino no que tange uma educação cooperativa como ponto de partida para a produção do conhecimento e a integração da universidade a uma sociedade verdadeiramente democrática. Possui forte impacto nas ações que integra junto à sua comunidade de atuação. Requer assim, a interação ao estímulo do ensino e criatividade dos alunos a fim de divulgar e apoiar a valorização da pesquisa e dos resultados investigativos existentes entre docentes, pesquisadores e comunidade.
id ABECIN-1_8d6ba4d38ce99f5d32df966dd8f9ce22
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/5
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFCEducação CooperativaRepresentação do ConhecimentoProgramas de Educação Tutorial.O processo de ensino-aprendizagem se valoriza diante das políticas educacionais e configura-se no eixo da extensão universitária ao idealizar uma sociedade que cresce e desponta na produção de informação e conhecimento. A proposta desta pesquisa verificou a integração dos objetivos de programas institucionais que priorizam a valoração da aprendizagem e procurou identificar como incidem no processo de ensino das instituições de ensino superior. O objetivo geral analisou as atividades desenvolvidas pelo grupo de alunos que compõem o Programa de Educação Tutorial (PET) como recurso da representação do conhecimento de alunos da graduação na integração do ensino e da aprendizagem entre universidades. Para tanto, estabelece parâmetros indicativos da educação cooperativa existente na prática pedagógica premente em programas como o do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas (CENEPP). A metodologia investigativa estabeleceu parâmetros indicativos da representação do conhecimento na abordagem metodológica Survey que foi utilizada na coleta de dados. Como resultados da pesquisa percebeu-se que o programa PET se fundamenta na atividade da prática do ensino no que tange uma educação cooperativa como ponto de partida para a produção do conhecimento e a integração da universidade a uma sociedade verdadeiramente democrática. Possui forte impacto nas ações que integra junto à sua comunidade de atuação. Requer assim, a interação ao estímulo do ensino e criatividade dos alunos a fim de divulgar e apoiar a valorização da pesquisa e dos resultados investigativos existentes entre docentes, pesquisadores e comunidade.ABECIN2017-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/5Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 1 No. 1 (2014); 19-34Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 1 Núm. 1 (2014); 19-34Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 1 n. 1 (2014); 19-342358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/5/pdfCaldas, Rosângela FormentiniMachado, Larissa de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T17:25:12Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/5Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-25T17:25:12Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC
title Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC
spellingShingle Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC
Caldas, Rosângela Formentini
Educação Cooperativa
Representação do Conhecimento
Programas de Educação Tutorial.
title_short Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC
title_full Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC
title_fullStr Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC
title_full_unstemmed Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC
title_sort Integração comunitária através da educação cooperativa: os programas de ensino e pesquisa da UNESP/FFC
author Caldas, Rosângela Formentini
author_facet Caldas, Rosângela Formentini
Machado, Larissa de Souza
author_role author
author2 Machado, Larissa de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Rosângela Formentini
Machado, Larissa de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Cooperativa
Representação do Conhecimento
Programas de Educação Tutorial.
topic Educação Cooperativa
Representação do Conhecimento
Programas de Educação Tutorial.
description O processo de ensino-aprendizagem se valoriza diante das políticas educacionais e configura-se no eixo da extensão universitária ao idealizar uma sociedade que cresce e desponta na produção de informação e conhecimento. A proposta desta pesquisa verificou a integração dos objetivos de programas institucionais que priorizam a valoração da aprendizagem e procurou identificar como incidem no processo de ensino das instituições de ensino superior. O objetivo geral analisou as atividades desenvolvidas pelo grupo de alunos que compõem o Programa de Educação Tutorial (PET) como recurso da representação do conhecimento de alunos da graduação na integração do ensino e da aprendizagem entre universidades. Para tanto, estabelece parâmetros indicativos da educação cooperativa existente na prática pedagógica premente em programas como o do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas (CENEPP). A metodologia investigativa estabeleceu parâmetros indicativos da representação do conhecimento na abordagem metodológica Survey que foi utilizada na coleta de dados. Como resultados da pesquisa percebeu-se que o programa PET se fundamenta na atividade da prática do ensino no que tange uma educação cooperativa como ponto de partida para a produção do conhecimento e a integração da universidade a uma sociedade verdadeiramente democrática. Possui forte impacto nas ações que integra junto à sua comunidade de atuação. Requer assim, a interação ao estímulo do ensino e criatividade dos alunos a fim de divulgar e apoiar a valorização da pesquisa e dos resultados investigativos existentes entre docentes, pesquisadores e comunidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/5
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/5/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 1 No. 1 (2014); 19-34
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 1 Núm. 1 (2014); 19-34
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 1 n. 1 (2014); 19-34
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325206794633216