Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDU= http://hdl.handle.net/11449/146758 |
Resumo: | Introdução: O Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos - PEJA - tem por objetivos discutir princípios de prática pedagógica, de formação de educadores, de políticas públicas e a produção de material bibliográfico nessa área do conhecimento. Objetivos: Contribuir para a minimização da dívida social do analfabetismo; discutir políticas públicas para a educação de jovens e adultos bem como a desejável articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e, incrementar o processo de formação de professores, aliando teoria e prática. Métodos e Resultados: As opções metodológicas transitam pela perspectiva da ação colaborativa com base na teoria histórico-cultural, um vasto arco de princípios teóricos que passa pelo pensamento de Vigotsky e seguidores. A perspectiva educativa de Paulo Freire é considerada principalmente quanto a uma perspectiva de Filosofia da Educação. Compreende-se que um princípio pedagógico fundamental para os que se dedicam à EJA é o da incorporação da cultura e da realidade vivencial dos educandos como conteúdo ou ponto de partida da prática educativa. Então, é preciso resgatar a identidade cultural dos educandos, as suas histórias de vida e, partindo delas, conduzi-los ao conhecimento sistematizado, objeto da escola. Impõe-se pensar numa perspectiva metodológica de resolução de problemas e na formação de um professor epistemologicamente curioso. São resultados que cumpre destacar: incrementar os processos de formação de professores enfatizando a dimensão da educação de jovens e adultos; exercício de uma prática escolar comprometida com a interdependência escola/sociedade, tendo como objetivo situar os educandos como cidadãos, a partir do resgate de sua identidade cultural; expansão da oferta de ações político - institucionais de alfabetização pela formação de agentes multiplicadores e pela inserção mais significativa da Educação de Jovens e Adultos no contexto do debate mais amplo sobre a educação; incentivo ao estudo de novas concepções sobre EJA; produção de trabalhos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (T.C.C) e de pós-graduação na área de educação de jovens e adultos; divulgação da produção do PEJA em encontros científicos importantes; publicação de artigos científicos em coletâneas, revistas e anais de encontros científicos; integração entre a universidade, as escolas de educação básica e diversas instituições civis como sindicatos, igrejas e associações de moradores; realização de eventos científicos e seminários regionais sobre educação de jovens e adultos em unidades universitárias que mantém o PEJA. |
id |
UNSP_ed1d13cf6caef7909208914dec6995d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146758 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC MaríliaPEJAEducação de jovens e adultosPrática pedagógicaIntrodução: O Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos - PEJA - tem por objetivos discutir princípios de prática pedagógica, de formação de educadores, de políticas públicas e a produção de material bibliográfico nessa área do conhecimento. Objetivos: Contribuir para a minimização da dívida social do analfabetismo; discutir políticas públicas para a educação de jovens e adultos bem como a desejável articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e, incrementar o processo de formação de professores, aliando teoria e prática. Métodos e Resultados: As opções metodológicas transitam pela perspectiva da ação colaborativa com base na teoria histórico-cultural, um vasto arco de princípios teóricos que passa pelo pensamento de Vigotsky e seguidores. A perspectiva educativa de Paulo Freire é considerada principalmente quanto a uma perspectiva de Filosofia da Educação. Compreende-se que um princípio pedagógico fundamental para os que se dedicam à EJA é o da incorporação da cultura e da realidade vivencial dos educandos como conteúdo ou ponto de partida da prática educativa. Então, é preciso resgatar a identidade cultural dos educandos, as suas histórias de vida e, partindo delas, conduzi-los ao conhecimento sistematizado, objeto da escola. Impõe-se pensar numa perspectiva metodológica de resolução de problemas e na formação de um professor epistemologicamente curioso. São resultados que cumpre destacar: incrementar os processos de formação de professores enfatizando a dimensão da educação de jovens e adultos; exercício de uma prática escolar comprometida com a interdependência escola/sociedade, tendo como objetivo situar os educandos como cidadãos, a partir do resgate de sua identidade cultural; expansão da oferta de ações político - institucionais de alfabetização pela formação de agentes multiplicadores e pela inserção mais significativa da Educação de Jovens e Adultos no contexto do debate mais amplo sobre a educação; incentivo ao estudo de novas concepções sobre EJA; produção de trabalhos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (T.C.C) e de pós-graduação na área de educação de jovens e adultos; divulgação da produção do PEJA em encontros científicos importantes; publicação de artigos científicos em coletâneas, revistas e anais de encontros científicos; integração entre a universidade, as escolas de educação básica e diversas instituições civis como sindicatos, igrejas e associações de moradores; realização de eventos científicos e seminários regionais sobre educação de jovens e adultos em unidades universitárias que mantém o PEJA.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Obst, Otilia Nair [UNESP]Miguel, José Carlos [UNESP]Couto, Nara Soares [UNESP]2017-01-02T15:39:28Z2017-01-02T15:39:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10105application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDU=CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09984http://hdl.handle.net/11449/1467582013-10105-obst.pdf9493055898353294PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:48:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146758Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:48:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília |
title |
Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília |
spellingShingle |
Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília Obst, Otilia Nair [UNESP] PEJA Educação de jovens e adultos Prática pedagógica |
title_short |
Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília |
title_full |
Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília |
title_fullStr |
Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília |
title_full_unstemmed |
Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília |
title_sort |
Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília |
author |
Obst, Otilia Nair [UNESP] |
author_facet |
Obst, Otilia Nair [UNESP] Miguel, José Carlos [UNESP] Couto, Nara Soares [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, José Carlos [UNESP] Couto, Nara Soares [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Obst, Otilia Nair [UNESP] Miguel, José Carlos [UNESP] Couto, Nara Soares [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PEJA Educação de jovens e adultos Prática pedagógica |
topic |
PEJA Educação de jovens e adultos Prática pedagógica |
description |
Introdução: O Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos - PEJA - tem por objetivos discutir princípios de prática pedagógica, de formação de educadores, de políticas públicas e a produção de material bibliográfico nessa área do conhecimento. Objetivos: Contribuir para a minimização da dívida social do analfabetismo; discutir políticas públicas para a educação de jovens e adultos bem como a desejável articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e, incrementar o processo de formação de professores, aliando teoria e prática. Métodos e Resultados: As opções metodológicas transitam pela perspectiva da ação colaborativa com base na teoria histórico-cultural, um vasto arco de princípios teóricos que passa pelo pensamento de Vigotsky e seguidores. A perspectiva educativa de Paulo Freire é considerada principalmente quanto a uma perspectiva de Filosofia da Educação. Compreende-se que um princípio pedagógico fundamental para os que se dedicam à EJA é o da incorporação da cultura e da realidade vivencial dos educandos como conteúdo ou ponto de partida da prática educativa. Então, é preciso resgatar a identidade cultural dos educandos, as suas histórias de vida e, partindo delas, conduzi-los ao conhecimento sistematizado, objeto da escola. Impõe-se pensar numa perspectiva metodológica de resolução de problemas e na formação de um professor epistemologicamente curioso. São resultados que cumpre destacar: incrementar os processos de formação de professores enfatizando a dimensão da educação de jovens e adultos; exercício de uma prática escolar comprometida com a interdependência escola/sociedade, tendo como objetivo situar os educandos como cidadãos, a partir do resgate de sua identidade cultural; expansão da oferta de ações político - institucionais de alfabetização pela formação de agentes multiplicadores e pela inserção mais significativa da Educação de Jovens e Adultos no contexto do debate mais amplo sobre a educação; incentivo ao estudo de novas concepções sobre EJA; produção de trabalhos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (T.C.C) e de pós-graduação na área de educação de jovens e adultos; divulgação da produção do PEJA em encontros científicos importantes; publicação de artigos científicos em coletâneas, revistas e anais de encontros científicos; integração entre a universidade, as escolas de educação básica e diversas instituições civis como sindicatos, igrejas e associações de moradores; realização de eventos científicos e seminários regionais sobre educação de jovens e adultos em unidades universitárias que mantém o PEJA. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:39:28Z 2017-01-02T15:39:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDU= CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09984 http://hdl.handle.net/11449/146758 2013-10105-obst.pdf 9493055898353294 |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDU= http://hdl.handle.net/11449/146758 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09984 2013-10105-obst.pdf 9493055898353294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10105 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128140432637952 |