Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Obst, Otilia Nair [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Miguel, José Carlos [UNESP], Couto, Nara Soares [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDU=
http://hdl.handle.net/11449/146758
Resumo: Introdução: O Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos - PEJA - tem por objetivos discutir princípios de prática pedagógica, de formação de educadores, de políticas públicas e a produção de material bibliográfico nessa área do conhecimento. Objetivos: Contribuir para a minimização da dívida social do analfabetismo; discutir políticas públicas para a educação de jovens e adultos bem como a desejável articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e, incrementar o processo de formação de professores, aliando teoria e prática. Métodos e Resultados: As opções metodológicas transitam pela perspectiva da ação colaborativa com base na teoria histórico-cultural, um vasto arco de princípios teóricos que passa pelo pensamento de Vigotsky e seguidores. A perspectiva educativa de Paulo Freire é considerada principalmente quanto a uma perspectiva de Filosofia da Educação. Compreende-se que um princípio pedagógico fundamental para os que se dedicam à EJA é o da incorporação da cultura e da realidade vivencial dos educandos como conteúdo ou ponto de partida da prática educativa. Então, é preciso resgatar a identidade cultural dos educandos, as suas histórias de vida e, partindo delas, conduzi-los ao conhecimento sistematizado, objeto da escola. Impõe-se pensar numa perspectiva metodológica de resolução de problemas e na formação de um professor epistemologicamente curioso. São resultados que cumpre destacar: incrementar os processos de formação de professores enfatizando a dimensão da educação de jovens e adultos; exercício de uma prática escolar comprometida com a interdependência escola/sociedade, tendo como objetivo situar os educandos como cidadãos, a partir do resgate de sua identidade cultural; expansão da oferta de ações político - institucionais de alfabetização pela formação de agentes multiplicadores e pela inserção mais significativa da Educação de Jovens e Adultos no contexto do debate mais amplo sobre a educação; incentivo ao estudo de novas concepções sobre EJA; produção de trabalhos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (T.C.C) e de pós-graduação na área de educação de jovens e adultos; divulgação da produção do PEJA em encontros científicos importantes; publicação de artigos científicos em coletâneas, revistas e anais de encontros científicos; integração entre a universidade, as escolas de educação básica e diversas instituições civis como sindicatos, igrejas e associações de moradores; realização de eventos científicos e seminários regionais sobre educação de jovens e adultos em unidades universitárias que mantém o PEJA.
id UNSP_ed1d13cf6caef7909208914dec6995d7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146758
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC MaríliaPEJAEducação de jovens e adultosPrática pedagógicaIntrodução: O Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos - PEJA - tem por objetivos discutir princípios de prática pedagógica, de formação de educadores, de políticas públicas e a produção de material bibliográfico nessa área do conhecimento. Objetivos: Contribuir para a minimização da dívida social do analfabetismo; discutir políticas públicas para a educação de jovens e adultos bem como a desejável articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e, incrementar o processo de formação de professores, aliando teoria e prática. Métodos e Resultados: As opções metodológicas transitam pela perspectiva da ação colaborativa com base na teoria histórico-cultural, um vasto arco de princípios teóricos que passa pelo pensamento de Vigotsky e seguidores. A perspectiva educativa de Paulo Freire é considerada principalmente quanto a uma perspectiva de Filosofia da Educação. Compreende-se que um princípio pedagógico fundamental para os que se dedicam à EJA é o da incorporação da cultura e da realidade vivencial dos educandos como conteúdo ou ponto de partida da prática educativa. Então, é preciso resgatar a identidade cultural dos educandos, as suas histórias de vida e, partindo delas, conduzi-los ao conhecimento sistematizado, objeto da escola. Impõe-se pensar numa perspectiva metodológica de resolução de problemas e na formação de um professor epistemologicamente curioso. São resultados que cumpre destacar: incrementar os processos de formação de professores enfatizando a dimensão da educação de jovens e adultos; exercício de uma prática escolar comprometida com a interdependência escola/sociedade, tendo como objetivo situar os educandos como cidadãos, a partir do resgate de sua identidade cultural; expansão da oferta de ações político - institucionais de alfabetização pela formação de agentes multiplicadores e pela inserção mais significativa da Educação de Jovens e Adultos no contexto do debate mais amplo sobre a educação; incentivo ao estudo de novas concepções sobre EJA; produção de trabalhos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (T.C.C) e de pós-graduação na área de educação de jovens e adultos; divulgação da produção do PEJA em encontros científicos importantes; publicação de artigos científicos em coletâneas, revistas e anais de encontros científicos; integração entre a universidade, as escolas de educação básica e diversas instituições civis como sindicatos, igrejas e associações de moradores; realização de eventos científicos e seminários regionais sobre educação de jovens e adultos em unidades universitárias que mantém o PEJA.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Obst, Otilia Nair [UNESP]Miguel, José Carlos [UNESP]Couto, Nara Soares [UNESP]2017-01-02T15:39:28Z2017-01-02T15:39:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10105application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDU=CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09984http://hdl.handle.net/11449/1467582013-10105-obst.pdf9493055898353294PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:48:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146758Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:48:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília
title Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília
spellingShingle Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília
Obst, Otilia Nair [UNESP]
PEJA
Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
title_short Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília
title_full Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília
title_fullStr Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília
title_full_unstemmed Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília
title_sort Programa UNESP de educação de jovens e adultos na FFC Marília
author Obst, Otilia Nair [UNESP]
author_facet Obst, Otilia Nair [UNESP]
Miguel, José Carlos [UNESP]
Couto, Nara Soares [UNESP]
author_role author
author2 Miguel, José Carlos [UNESP]
Couto, Nara Soares [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Obst, Otilia Nair [UNESP]
Miguel, José Carlos [UNESP]
Couto, Nara Soares [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv PEJA
Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
topic PEJA
Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
description Introdução: O Programa UNESP de Educação de Jovens e Adultos - PEJA - tem por objetivos discutir princípios de prática pedagógica, de formação de educadores, de políticas públicas e a produção de material bibliográfico nessa área do conhecimento. Objetivos: Contribuir para a minimização da dívida social do analfabetismo; discutir políticas públicas para a educação de jovens e adultos bem como a desejável articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e, incrementar o processo de formação de professores, aliando teoria e prática. Métodos e Resultados: As opções metodológicas transitam pela perspectiva da ação colaborativa com base na teoria histórico-cultural, um vasto arco de princípios teóricos que passa pelo pensamento de Vigotsky e seguidores. A perspectiva educativa de Paulo Freire é considerada principalmente quanto a uma perspectiva de Filosofia da Educação. Compreende-se que um princípio pedagógico fundamental para os que se dedicam à EJA é o da incorporação da cultura e da realidade vivencial dos educandos como conteúdo ou ponto de partida da prática educativa. Então, é preciso resgatar a identidade cultural dos educandos, as suas histórias de vida e, partindo delas, conduzi-los ao conhecimento sistematizado, objeto da escola. Impõe-se pensar numa perspectiva metodológica de resolução de problemas e na formação de um professor epistemologicamente curioso. São resultados que cumpre destacar: incrementar os processos de formação de professores enfatizando a dimensão da educação de jovens e adultos; exercício de uma prática escolar comprometida com a interdependência escola/sociedade, tendo como objetivo situar os educandos como cidadãos, a partir do resgate de sua identidade cultural; expansão da oferta de ações político - institucionais de alfabetização pela formação de agentes multiplicadores e pela inserção mais significativa da Educação de Jovens e Adultos no contexto do debate mais amplo sobre a educação; incentivo ao estudo de novas concepções sobre EJA; produção de trabalhos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (T.C.C) e de pós-graduação na área de educação de jovens e adultos; divulgação da produção do PEJA em encontros científicos importantes; publicação de artigos científicos em coletâneas, revistas e anais de encontros científicos; integração entre a universidade, as escolas de educação básica e diversas instituições civis como sindicatos, igrejas e associações de moradores; realização de eventos científicos e seminários regionais sobre educação de jovens e adultos em unidades universitárias que mantém o PEJA.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:28Z
2017-01-02T15:39:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDU=
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09984
http://hdl.handle.net/11449/146758
2013-10105-obst.pdf
9493055898353294
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDU=
http://hdl.handle.net/11449/146758
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09984
2013-10105-obst.pdf
9493055898353294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10105
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128140432637952