A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/138 |
Resumo: | Ao refletir sobre a formação universitária no contexto atual, se propõe que a gestão do conhecimento, que visa ampliar o compartilhamento e uso do conhecimento, pode contribuir para a ação docente nesta formação. Assim, o objetivo desta pesquisa centra na análise de modelos e práticas de gestão do conhecimento aplicados à construção e compartilhamento de conhecimento inter-relacionando com a ação docente e justifica-se na necessidade de superar a reprodução em prol da construção de novos conhecimentos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi utilizado o método ‘Análise de Conteúdo’ em entrevistas realizadas com docentes da Universidade Federal de Goiás, que compôs o universo e a população alvo, respectivamente, desta pesquisa. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que a maioria dos docentes pesquisados, tinha consciência de suas funções para a formação do discente, bem como buscava a melhoria contínua desta atividade docente. Contudo, encontravam barreiras principalmente devido a cultura organizacional não estar pautada no compartilhamento de conhecimento de modo institucionalizado, dependendo apenas dos próprios interesses individuais. |
id |
ABECIN-1_965f567020b8dd147023207b62a43e7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/138 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão do conhecimento aplicada à formação universitáriaConstrução de ConhecimentoGestão do ConhecimentoEducação UniversitáriaFormação Universitária.Ao refletir sobre a formação universitária no contexto atual, se propõe que a gestão do conhecimento, que visa ampliar o compartilhamento e uso do conhecimento, pode contribuir para a ação docente nesta formação. Assim, o objetivo desta pesquisa centra na análise de modelos e práticas de gestão do conhecimento aplicados à construção e compartilhamento de conhecimento inter-relacionando com a ação docente e justifica-se na necessidade de superar a reprodução em prol da construção de novos conhecimentos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi utilizado o método ‘Análise de Conteúdo’ em entrevistas realizadas com docentes da Universidade Federal de Goiás, que compôs o universo e a população alvo, respectivamente, desta pesquisa. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que a maioria dos docentes pesquisados, tinha consciência de suas funções para a formação do discente, bem como buscava a melhoria contínua desta atividade docente. Contudo, encontravam barreiras principalmente devido a cultura organizacional não estar pautada no compartilhamento de conhecimento de modo institucionalizado, dependendo apenas dos próprios interesses individuais.ABECIN2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/138Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 77-90Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 77-90Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 77-902358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/138/pdfAlmeida, Arielle LopesDamian, Ieda Pelógia MartinsValentim, Marta Lígia Pomiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T22:05:50Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/138Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T22:05:50Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária |
title |
A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária |
spellingShingle |
A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária Almeida, Arielle Lopes Construção de Conhecimento Gestão do Conhecimento Educação Universitária Formação Universitária. |
title_short |
A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária |
title_full |
A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária |
title_fullStr |
A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária |
title_full_unstemmed |
A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária |
title_sort |
A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária |
author |
Almeida, Arielle Lopes |
author_facet |
Almeida, Arielle Lopes Damian, Ieda Pelógia Martins Valentim, Marta Lígia Pomim |
author_role |
author |
author2 |
Damian, Ieda Pelógia Martins Valentim, Marta Lígia Pomim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Arielle Lopes Damian, Ieda Pelógia Martins Valentim, Marta Lígia Pomim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção de Conhecimento Gestão do Conhecimento Educação Universitária Formação Universitária. |
topic |
Construção de Conhecimento Gestão do Conhecimento Educação Universitária Formação Universitária. |
description |
Ao refletir sobre a formação universitária no contexto atual, se propõe que a gestão do conhecimento, que visa ampliar o compartilhamento e uso do conhecimento, pode contribuir para a ação docente nesta formação. Assim, o objetivo desta pesquisa centra na análise de modelos e práticas de gestão do conhecimento aplicados à construção e compartilhamento de conhecimento inter-relacionando com a ação docente e justifica-se na necessidade de superar a reprodução em prol da construção de novos conhecimentos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi utilizado o método ‘Análise de Conteúdo’ em entrevistas realizadas com docentes da Universidade Federal de Goiás, que compôs o universo e a população alvo, respectivamente, desta pesquisa. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que a maioria dos docentes pesquisados, tinha consciência de suas funções para a formação do discente, bem como buscava a melhoria contínua desta atividade docente. Contudo, encontravam barreiras principalmente devido a cultura organizacional não estar pautada no compartilhamento de conhecimento de modo institucionalizado, dependendo apenas dos próprios interesses individuais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/138 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/138/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 77-90 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 77-90 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 77-90 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325207443701760 |