A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Arielle Lopes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Damian, Ieda Pelógia Martins, Valentim, Marta Lígia Pomim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/138
Resumo: Ao refletir sobre a formação universitária no contexto atual, se propõe que a gestão do conhecimento, que visa ampliar o compartilhamento e uso do conhecimento, pode contribuir para a ação docente nesta formação. Assim, o objetivo desta pesquisa centra na análise de modelos e práticas de gestão do conhecimento aplicados à construção e compartilhamento de conhecimento inter-relacionando com a ação docente e justifica-se na necessidade de superar a reprodução em prol da construção de novos conhecimentos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi utilizado o método ‘Análise de Conteúdo’ em entrevistas realizadas com docentes da Universidade Federal de Goiás, que compôs o universo e a população alvo, respectivamente, desta pesquisa. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que a maioria dos docentes pesquisados, tinha consciência de suas funções para a formação do discente, bem como buscava a melhoria contínua desta atividade docente. Contudo, encontravam barreiras principalmente devido a cultura organizacional não estar pautada no compartilhamento de conhecimento de modo institucionalizado, dependendo apenas dos próprios interesses individuais.
id ABECIN-1_965f567020b8dd147023207b62a43e7b
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/138
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling A gestão do conhecimento aplicada à formação universitáriaConstrução de ConhecimentoGestão do ConhecimentoEducação UniversitáriaFormação Universitária.Ao refletir sobre a formação universitária no contexto atual, se propõe que a gestão do conhecimento, que visa ampliar o compartilhamento e uso do conhecimento, pode contribuir para a ação docente nesta formação. Assim, o objetivo desta pesquisa centra na análise de modelos e práticas de gestão do conhecimento aplicados à construção e compartilhamento de conhecimento inter-relacionando com a ação docente e justifica-se na necessidade de superar a reprodução em prol da construção de novos conhecimentos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi utilizado o método ‘Análise de Conteúdo’ em entrevistas realizadas com docentes da Universidade Federal de Goiás, que compôs o universo e a população alvo, respectivamente, desta pesquisa. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que a maioria dos docentes pesquisados, tinha consciência de suas funções para a formação do discente, bem como buscava a melhoria contínua desta atividade docente. Contudo, encontravam barreiras principalmente devido a cultura organizacional não estar pautada no compartilhamento de conhecimento de modo institucionalizado, dependendo apenas dos próprios interesses individuais.ABECIN2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/138Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 77-90Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 77-90Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 77-902358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/138/pdfAlmeida, Arielle LopesDamian, Ieda Pelógia MartinsValentim, Marta Lígia Pomiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T22:05:50Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/138Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T22:05:50Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária
title A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária
spellingShingle A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária
Almeida, Arielle Lopes
Construção de Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Educação Universitária
Formação Universitária.
title_short A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária
title_full A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária
title_fullStr A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária
title_sort A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária
author Almeida, Arielle Lopes
author_facet Almeida, Arielle Lopes
Damian, Ieda Pelógia Martins
Valentim, Marta Lígia Pomim
author_role author
author2 Damian, Ieda Pelógia Martins
Valentim, Marta Lígia Pomim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Arielle Lopes
Damian, Ieda Pelógia Martins
Valentim, Marta Lígia Pomim
dc.subject.por.fl_str_mv Construção de Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Educação Universitária
Formação Universitária.
topic Construção de Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Educação Universitária
Formação Universitária.
description Ao refletir sobre a formação universitária no contexto atual, se propõe que a gestão do conhecimento, que visa ampliar o compartilhamento e uso do conhecimento, pode contribuir para a ação docente nesta formação. Assim, o objetivo desta pesquisa centra na análise de modelos e práticas de gestão do conhecimento aplicados à construção e compartilhamento de conhecimento inter-relacionando com a ação docente e justifica-se na necessidade de superar a reprodução em prol da construção de novos conhecimentos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi utilizado o método ‘Análise de Conteúdo’ em entrevistas realizadas com docentes da Universidade Federal de Goiás, que compôs o universo e a população alvo, respectivamente, desta pesquisa. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que a maioria dos docentes pesquisados, tinha consciência de suas funções para a formação do discente, bem como buscava a melhoria contínua desta atividade docente. Contudo, encontravam barreiras principalmente devido a cultura organizacional não estar pautada no compartilhamento de conhecimento de modo institucionalizado, dependendo apenas dos próprios interesses individuais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/138
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/138/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 77-90
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 77-90
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 77-90
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207443701760