A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Maria Mendes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gaia, André Luís Caçula, Santos Neto, João Arlindo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113
Resumo: Formação didática e pedagógica para pós-graduandos no Brasil constituem os temas de interesse deste artigo, que analisa a matriz curricular dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil, com o objetivo de investigar a presença de conteúdos que explicitem as temáticas formação pedagógica, formação docente, mediação pedagógica e afins, nas disciplinas ofertadas. A partir de uma revisão de literatura e do método documental com abordagem qualitativa, os dados foram coletados nos sites dos Programas e na Plataforma Sucupira. Como resultados, dos 15 Programas analisados somente cinco possuem disciplinas direcionadas para a temática enfocada. A análise centrou-se nas disciplinas que explicitam a presença de conteúdos pedagógicos e educativos, que visem a formação didática e pedagógica do futuro docente. Ressalta que é necessária uma atenção maior pelos Programas em relação a uma formação didático-pedagógica dos discentes, que vá além da científico-acadêmica. Considera que as temáticas analisadas ainda são pouco abordadas pelas disciplinas dos Programas de Pós-Graduação.
id ABECIN-1_b26920b9f7bbded80e43411e924971ec
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/113
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no BrasilFormação PedagógicaProgramas de Pós-GraduaçãoCiência da InformaçãoDidática de EnsinoDocência na Ciência da Informação.Formação didática e pedagógica para pós-graduandos no Brasil constituem os temas de interesse deste artigo, que analisa a matriz curricular dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil, com o objetivo de investigar a presença de conteúdos que explicitem as temáticas formação pedagógica, formação docente, mediação pedagógica e afins, nas disciplinas ofertadas. A partir de uma revisão de literatura e do método documental com abordagem qualitativa, os dados foram coletados nos sites dos Programas e na Plataforma Sucupira. Como resultados, dos 15 Programas analisados somente cinco possuem disciplinas direcionadas para a temática enfocada. A análise centrou-se nas disciplinas que explicitam a presença de conteúdos pedagógicos e educativos, que visem a formação didática e pedagógica do futuro docente. Ressalta que é necessária uma atenção maior pelos Programas em relação a uma formação didático-pedagógica dos discentes, que vá além da científico-acadêmica. Considera que as temáticas analisadas ainda são pouco abordadas pelas disciplinas dos Programas de Pós-Graduação.ABECIN2018-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 33-46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 33-46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 33-462358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113/pdfMiranda, Ana Maria MendesGaia, André Luís CaçulaSantos Neto, João Arlindo dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:40:46Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/113Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:40:46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil
title A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil
spellingShingle A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil
Miranda, Ana Maria Mendes
Formação Pedagógica
Programas de Pós-Graduação
Ciência da Informação
Didática de Ensino
Docência na Ciência da Informação.
title_short A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil
title_full A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil
title_fullStr A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil
title_full_unstemmed A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil
title_sort A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil
author Miranda, Ana Maria Mendes
author_facet Miranda, Ana Maria Mendes
Gaia, André Luís Caçula
Santos Neto, João Arlindo dos
author_role author
author2 Gaia, André Luís Caçula
Santos Neto, João Arlindo dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Ana Maria Mendes
Gaia, André Luís Caçula
Santos Neto, João Arlindo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Pedagógica
Programas de Pós-Graduação
Ciência da Informação
Didática de Ensino
Docência na Ciência da Informação.
topic Formação Pedagógica
Programas de Pós-Graduação
Ciência da Informação
Didática de Ensino
Docência na Ciência da Informação.
description Formação didática e pedagógica para pós-graduandos no Brasil constituem os temas de interesse deste artigo, que analisa a matriz curricular dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil, com o objetivo de investigar a presença de conteúdos que explicitem as temáticas formação pedagógica, formação docente, mediação pedagógica e afins, nas disciplinas ofertadas. A partir de uma revisão de literatura e do método documental com abordagem qualitativa, os dados foram coletados nos sites dos Programas e na Plataforma Sucupira. Como resultados, dos 15 Programas analisados somente cinco possuem disciplinas direcionadas para a temática enfocada. A análise centrou-se nas disciplinas que explicitam a presença de conteúdos pedagógicos e educativos, que visem a formação didática e pedagógica do futuro docente. Ressalta que é necessária uma atenção maior pelos Programas em relação a uma formação didático-pedagógica dos discentes, que vá além da científico-acadêmica. Considera que as temáticas analisadas ainda são pouco abordadas pelas disciplinas dos Programas de Pós-Graduação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 33-46
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 33-46
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 33-46
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207398612992