A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113 |
Resumo: | Formação didática e pedagógica para pós-graduandos no Brasil constituem os temas de interesse deste artigo, que analisa a matriz curricular dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil, com o objetivo de investigar a presença de conteúdos que explicitem as temáticas formação pedagógica, formação docente, mediação pedagógica e afins, nas disciplinas ofertadas. A partir de uma revisão de literatura e do método documental com abordagem qualitativa, os dados foram coletados nos sites dos Programas e na Plataforma Sucupira. Como resultados, dos 15 Programas analisados somente cinco possuem disciplinas direcionadas para a temática enfocada. A análise centrou-se nas disciplinas que explicitam a presença de conteúdos pedagógicos e educativos, que visem a formação didática e pedagógica do futuro docente. Ressalta que é necessária uma atenção maior pelos Programas em relação a uma formação didático-pedagógica dos discentes, que vá além da científico-acadêmica. Considera que as temáticas analisadas ainda são pouco abordadas pelas disciplinas dos Programas de Pós-Graduação. |
id |
ABECIN-1_b26920b9f7bbded80e43411e924971ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/113 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no BrasilFormação PedagógicaProgramas de Pós-GraduaçãoCiência da InformaçãoDidática de EnsinoDocência na Ciência da Informação.Formação didática e pedagógica para pós-graduandos no Brasil constituem os temas de interesse deste artigo, que analisa a matriz curricular dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil, com o objetivo de investigar a presença de conteúdos que explicitem as temáticas formação pedagógica, formação docente, mediação pedagógica e afins, nas disciplinas ofertadas. A partir de uma revisão de literatura e do método documental com abordagem qualitativa, os dados foram coletados nos sites dos Programas e na Plataforma Sucupira. Como resultados, dos 15 Programas analisados somente cinco possuem disciplinas direcionadas para a temática enfocada. A análise centrou-se nas disciplinas que explicitam a presença de conteúdos pedagógicos e educativos, que visem a formação didática e pedagógica do futuro docente. Ressalta que é necessária uma atenção maior pelos Programas em relação a uma formação didático-pedagógica dos discentes, que vá além da científico-acadêmica. Considera que as temáticas analisadas ainda são pouco abordadas pelas disciplinas dos Programas de Pós-Graduação.ABECIN2018-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 33-46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 33-46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 33-462358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113/pdfMiranda, Ana Maria MendesGaia, André Luís CaçulaSantos Neto, João Arlindo dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:40:46Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/113Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:40:46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil |
title |
A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil |
spellingShingle |
A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil Miranda, Ana Maria Mendes Formação Pedagógica Programas de Pós-Graduação Ciência da Informação Didática de Ensino Docência na Ciência da Informação. |
title_short |
A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil |
title_full |
A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil |
title_fullStr |
A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil |
title_full_unstemmed |
A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil |
title_sort |
A formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil |
author |
Miranda, Ana Maria Mendes |
author_facet |
Miranda, Ana Maria Mendes Gaia, André Luís Caçula Santos Neto, João Arlindo dos |
author_role |
author |
author2 |
Gaia, André Luís Caçula Santos Neto, João Arlindo dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Ana Maria Mendes Gaia, André Luís Caçula Santos Neto, João Arlindo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Pedagógica Programas de Pós-Graduação Ciência da Informação Didática de Ensino Docência na Ciência da Informação. |
topic |
Formação Pedagógica Programas de Pós-Graduação Ciência da Informação Didática de Ensino Docência na Ciência da Informação. |
description |
Formação didática e pedagógica para pós-graduandos no Brasil constituem os temas de interesse deste artigo, que analisa a matriz curricular dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil, com o objetivo de investigar a presença de conteúdos que explicitem as temáticas formação pedagógica, formação docente, mediação pedagógica e afins, nas disciplinas ofertadas. A partir de uma revisão de literatura e do método documental com abordagem qualitativa, os dados foram coletados nos sites dos Programas e na Plataforma Sucupira. Como resultados, dos 15 Programas analisados somente cinco possuem disciplinas direcionadas para a temática enfocada. A análise centrou-se nas disciplinas que explicitam a presença de conteúdos pedagógicos e educativos, que visem a formação didática e pedagógica do futuro docente. Ressalta que é necessária uma atenção maior pelos Programas em relação a uma formação didático-pedagógica dos discentes, que vá além da científico-acadêmica. Considera que as temáticas analisadas ainda são pouco abordadas pelas disciplinas dos Programas de Pós-Graduação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/113/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 33-46 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 33-46 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 33-46 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325207398612992 |