Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prudencio, Dayanne da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Mara Eliane Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/116
Resumo: Investiga as práticas pedagógicas e metodologias exercidas e/ou adotadas pelas escolas/cursos de Biblioteconomia, no Brasil, após as últimas alterações curriculares efetuadas pelos cursos de graduação em Biblioteconomia. O objetivo principal foi o de localizar experiências didático-pedagógicas consideradas inovadoras e propulsoras de ruptura com os métodos conservadores de ensinar e aprender. Para caracterizar, analisar e elaborar sínteses acerca dos dados obtidos seguiu-se o plano metodológico da Pesquisa Documental numa triangulação com as abordagens qualitativa e quantitativa. Para obtenção dos dados valeu-se de duas distintas fontes de informação: os periódicos brasileiros de Biblioteconomia e Ciência da Informação indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e trabalhos/pesquisas apresentados e publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, ao longo dos últimos dez anos. Para embasar a reflexão empreendida adotou-se o referencial teórico do paradigma emergente, procurando interconectar essa visão à discussão da revisão dos métodos pedagógicos para amparar teoricamente o processo de revisão e experimentações metodológicas necessárias à efetivação de uma nova proposta de formação profissional na área de Biblioteconomia. Os resultados alcançados indicam que as instâncias formadoras percebem o descompasso entre a formação e às necessidades da sociedade, sinalizando para uma nova postura docente, respaldada por uma nova opção paradigmática de ensino. Acredita-se, portanto, que é possível ultrapassar o modelo conservador de ensino ainda em vigor e alcançar a perspectiva de um ensino mais inovador de Biblioteconomia, mais eficiente e efetivo para responder as necessidades da sociedade.
id ABECIN-1_b4e643fda9876b6322d057be527ec4ed
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/116
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCIInovação no Ensino de BiblioteconomiaPráticas Pedagógicas InovadorasInovação no Ensino Superior.Investiga as práticas pedagógicas e metodologias exercidas e/ou adotadas pelas escolas/cursos de Biblioteconomia, no Brasil, após as últimas alterações curriculares efetuadas pelos cursos de graduação em Biblioteconomia. O objetivo principal foi o de localizar experiências didático-pedagógicas consideradas inovadoras e propulsoras de ruptura com os métodos conservadores de ensinar e aprender. Para caracterizar, analisar e elaborar sínteses acerca dos dados obtidos seguiu-se o plano metodológico da Pesquisa Documental numa triangulação com as abordagens qualitativa e quantitativa. Para obtenção dos dados valeu-se de duas distintas fontes de informação: os periódicos brasileiros de Biblioteconomia e Ciência da Informação indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e trabalhos/pesquisas apresentados e publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, ao longo dos últimos dez anos. Para embasar a reflexão empreendida adotou-se o referencial teórico do paradigma emergente, procurando interconectar essa visão à discussão da revisão dos métodos pedagógicos para amparar teoricamente o processo de revisão e experimentações metodológicas necessárias à efetivação de uma nova proposta de formação profissional na área de Biblioteconomia. Os resultados alcançados indicam que as instâncias formadoras percebem o descompasso entre a formação e às necessidades da sociedade, sinalizando para uma nova postura docente, respaldada por uma nova opção paradigmática de ensino. Acredita-se, portanto, que é possível ultrapassar o modelo conservador de ensino ainda em vigor e alcançar a perspectiva de um ensino mais inovador de Biblioteconomia, mais eficiente e efetivo para responder as necessidades da sociedade.ABECIN2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/116Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 2 (2018); 25-46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 2 (2018); 25-46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 2 (2018); 25-462358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/116/pdfPrudencio, Dayanne da SilvaRodrigues, Mara Eliane Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:57:01Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/116Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:57:01Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI
title Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI
spellingShingle Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI
Prudencio, Dayanne da Silva
Inovação no Ensino de Biblioteconomia
Práticas Pedagógicas Inovadoras
Inovação no Ensino Superior.
title_short Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI
title_full Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI
title_fullStr Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI
title_full_unstemmed Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI
title_sort Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI
author Prudencio, Dayanne da Silva
author_facet Prudencio, Dayanne da Silva
Rodrigues, Mara Eliane Fonseca
author_role author
author2 Rodrigues, Mara Eliane Fonseca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prudencio, Dayanne da Silva
Rodrigues, Mara Eliane Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação no Ensino de Biblioteconomia
Práticas Pedagógicas Inovadoras
Inovação no Ensino Superior.
topic Inovação no Ensino de Biblioteconomia
Práticas Pedagógicas Inovadoras
Inovação no Ensino Superior.
description Investiga as práticas pedagógicas e metodologias exercidas e/ou adotadas pelas escolas/cursos de Biblioteconomia, no Brasil, após as últimas alterações curriculares efetuadas pelos cursos de graduação em Biblioteconomia. O objetivo principal foi o de localizar experiências didático-pedagógicas consideradas inovadoras e propulsoras de ruptura com os métodos conservadores de ensinar e aprender. Para caracterizar, analisar e elaborar sínteses acerca dos dados obtidos seguiu-se o plano metodológico da Pesquisa Documental numa triangulação com as abordagens qualitativa e quantitativa. Para obtenção dos dados valeu-se de duas distintas fontes de informação: os periódicos brasileiros de Biblioteconomia e Ciência da Informação indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e trabalhos/pesquisas apresentados e publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, ao longo dos últimos dez anos. Para embasar a reflexão empreendida adotou-se o referencial teórico do paradigma emergente, procurando interconectar essa visão à discussão da revisão dos métodos pedagógicos para amparar teoricamente o processo de revisão e experimentações metodológicas necessárias à efetivação de uma nova proposta de formação profissional na área de Biblioteconomia. Os resultados alcançados indicam que as instâncias formadoras percebem o descompasso entre a formação e às necessidades da sociedade, sinalizando para uma nova postura docente, respaldada por uma nova opção paradigmática de ensino. Acredita-se, portanto, que é possível ultrapassar o modelo conservador de ensino ainda em vigor e alcançar a perspectiva de um ensino mais inovador de Biblioteconomia, mais eficiente e efetivo para responder as necessidades da sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/116
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/116/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 2 (2018); 25-46
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 2 (2018); 25-46
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 2 (2018); 25-46
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207405953024