Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/116 |
Resumo: | Investiga as práticas pedagógicas e metodologias exercidas e/ou adotadas pelas escolas/cursos de Biblioteconomia, no Brasil, após as últimas alterações curriculares efetuadas pelos cursos de graduação em Biblioteconomia. O objetivo principal foi o de localizar experiências didático-pedagógicas consideradas inovadoras e propulsoras de ruptura com os métodos conservadores de ensinar e aprender. Para caracterizar, analisar e elaborar sínteses acerca dos dados obtidos seguiu-se o plano metodológico da Pesquisa Documental numa triangulação com as abordagens qualitativa e quantitativa. Para obtenção dos dados valeu-se de duas distintas fontes de informação: os periódicos brasileiros de Biblioteconomia e Ciência da Informação indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e trabalhos/pesquisas apresentados e publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, ao longo dos últimos dez anos. Para embasar a reflexão empreendida adotou-se o referencial teórico do paradigma emergente, procurando interconectar essa visão à discussão da revisão dos métodos pedagógicos para amparar teoricamente o processo de revisão e experimentações metodológicas necessárias à efetivação de uma nova proposta de formação profissional na área de Biblioteconomia. Os resultados alcançados indicam que as instâncias formadoras percebem o descompasso entre a formação e às necessidades da sociedade, sinalizando para uma nova postura docente, respaldada por uma nova opção paradigmática de ensino. Acredita-se, portanto, que é possível ultrapassar o modelo conservador de ensino ainda em vigor e alcançar a perspectiva de um ensino mais inovador de Biblioteconomia, mais eficiente e efetivo para responder as necessidades da sociedade. |
id |
ABECIN-1_b4e643fda9876b6322d057be527ec4ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/116 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCIInovação no Ensino de BiblioteconomiaPráticas Pedagógicas InovadorasInovação no Ensino Superior.Investiga as práticas pedagógicas e metodologias exercidas e/ou adotadas pelas escolas/cursos de Biblioteconomia, no Brasil, após as últimas alterações curriculares efetuadas pelos cursos de graduação em Biblioteconomia. O objetivo principal foi o de localizar experiências didático-pedagógicas consideradas inovadoras e propulsoras de ruptura com os métodos conservadores de ensinar e aprender. Para caracterizar, analisar e elaborar sínteses acerca dos dados obtidos seguiu-se o plano metodológico da Pesquisa Documental numa triangulação com as abordagens qualitativa e quantitativa. Para obtenção dos dados valeu-se de duas distintas fontes de informação: os periódicos brasileiros de Biblioteconomia e Ciência da Informação indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e trabalhos/pesquisas apresentados e publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, ao longo dos últimos dez anos. Para embasar a reflexão empreendida adotou-se o referencial teórico do paradigma emergente, procurando interconectar essa visão à discussão da revisão dos métodos pedagógicos para amparar teoricamente o processo de revisão e experimentações metodológicas necessárias à efetivação de uma nova proposta de formação profissional na área de Biblioteconomia. Os resultados alcançados indicam que as instâncias formadoras percebem o descompasso entre a formação e às necessidades da sociedade, sinalizando para uma nova postura docente, respaldada por uma nova opção paradigmática de ensino. Acredita-se, portanto, que é possível ultrapassar o modelo conservador de ensino ainda em vigor e alcançar a perspectiva de um ensino mais inovador de Biblioteconomia, mais eficiente e efetivo para responder as necessidades da sociedade.ABECIN2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/116Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 2 (2018); 25-46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 2 (2018); 25-46Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 2 (2018); 25-462358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/116/pdfPrudencio, Dayanne da SilvaRodrigues, Mara Eliane Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:57:01Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/116Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:57:01Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI |
title |
Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI |
spellingShingle |
Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI Prudencio, Dayanne da Silva Inovação no Ensino de Biblioteconomia Práticas Pedagógicas Inovadoras Inovação no Ensino Superior. |
title_short |
Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI |
title_full |
Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI |
title_fullStr |
Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI |
title_full_unstemmed |
Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI |
title_sort |
Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI |
author |
Prudencio, Dayanne da Silva |
author_facet |
Prudencio, Dayanne da Silva Rodrigues, Mara Eliane Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Mara Eliane Fonseca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prudencio, Dayanne da Silva Rodrigues, Mara Eliane Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação no Ensino de Biblioteconomia Práticas Pedagógicas Inovadoras Inovação no Ensino Superior. |
topic |
Inovação no Ensino de Biblioteconomia Práticas Pedagógicas Inovadoras Inovação no Ensino Superior. |
description |
Investiga as práticas pedagógicas e metodologias exercidas e/ou adotadas pelas escolas/cursos de Biblioteconomia, no Brasil, após as últimas alterações curriculares efetuadas pelos cursos de graduação em Biblioteconomia. O objetivo principal foi o de localizar experiências didático-pedagógicas consideradas inovadoras e propulsoras de ruptura com os métodos conservadores de ensinar e aprender. Para caracterizar, analisar e elaborar sínteses acerca dos dados obtidos seguiu-se o plano metodológico da Pesquisa Documental numa triangulação com as abordagens qualitativa e quantitativa. Para obtenção dos dados valeu-se de duas distintas fontes de informação: os periódicos brasileiros de Biblioteconomia e Ciência da Informação indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e trabalhos/pesquisas apresentados e publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, ao longo dos últimos dez anos. Para embasar a reflexão empreendida adotou-se o referencial teórico do paradigma emergente, procurando interconectar essa visão à discussão da revisão dos métodos pedagógicos para amparar teoricamente o processo de revisão e experimentações metodológicas necessárias à efetivação de uma nova proposta de formação profissional na área de Biblioteconomia. Os resultados alcançados indicam que as instâncias formadoras percebem o descompasso entre a formação e às necessidades da sociedade, sinalizando para uma nova postura docente, respaldada por uma nova opção paradigmática de ensino. Acredita-se, portanto, que é possível ultrapassar o modelo conservador de ensino ainda em vigor e alcançar a perspectiva de um ensino mais inovador de Biblioteconomia, mais eficiente e efetivo para responder as necessidades da sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/116 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/116/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 2 (2018); 25-46 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 2 (2018); 25-46 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 2 (2018); 25-46 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325207405953024 |