Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77 |
Resumo: | Apresenta o Trabalho Temático, prática pedagógica concebida no planejamento do Curso de Graduação em Biblioteconomia da FaBCI/FESPSP, de 2011, como um instrumento que possui características do ensino com pesquisa. O relato objetiva destacar as características do paradigma emergente em educação em contraposição ao paradigma newtoniano-cartesiano presente no ensino de Biblioteconomia desde seu reconhecimento como disciplina do conhecimento. Tal distinção entre paradigmas científicos demonstra o acompanhamento das instituições de ensino das mudanças que afetam a Educação e a formação dos profissionais. O percurso metodológico é exploratório e as autoras analisam o relacionamento entre os conceitos explicitados na revisão bibliográfica sobre o ensino com pesquisa articulando-os com a descrição do processo de realização do Trabalho Temático que envolve docentes e discentes. As considerações apontam a relevância do ensino com pesquisa para a construção de uma prática de aprendizagem consciente e a consolidação de uma visão processual da formação do e pelo discente bem como do docente, em que o sujeito cognoscente é gerador de conhecimento enquanto aprende. |
id |
ABECIN-1_c00379faa3c2df097757b3d75d5c3177 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/77 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSPTrabalhos TemáticosEnsino de BiblioteconomiaEnsino com PesquisaGraduação em Biblioteconomia.Apresenta o Trabalho Temático, prática pedagógica concebida no planejamento do Curso de Graduação em Biblioteconomia da FaBCI/FESPSP, de 2011, como um instrumento que possui características do ensino com pesquisa. O relato objetiva destacar as características do paradigma emergente em educação em contraposição ao paradigma newtoniano-cartesiano presente no ensino de Biblioteconomia desde seu reconhecimento como disciplina do conhecimento. Tal distinção entre paradigmas científicos demonstra o acompanhamento das instituições de ensino das mudanças que afetam a Educação e a formação dos profissionais. O percurso metodológico é exploratório e as autoras analisam o relacionamento entre os conceitos explicitados na revisão bibliográfica sobre o ensino com pesquisa articulando-os com a descrição do processo de realização do Trabalho Temático que envolve docentes e discentes. As considerações apontam a relevância do ensino com pesquisa para a construção de uma prática de aprendizagem consciente e a consolidação de uma visão processual da formação do e pelo discente bem como do docente, em que o sujeito cognoscente é gerador de conhecimento enquanto aprende.ABECIN2018-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 No. 2 (2017); 77-97Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 Núm. 2 (2017); 77-97Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 n. 2 (2017); 77-972358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77/pdfMathias, Taís BushatskyValls, Valéria MartinCrespo, Maria Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:36:10Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/77Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:36:10Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP |
title |
Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP |
spellingShingle |
Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP Mathias, Taís Bushatsky Trabalhos Temáticos Ensino de Biblioteconomia Ensino com Pesquisa Graduação em Biblioteconomia. |
title_short |
Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP |
title_full |
Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP |
title_fullStr |
Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP |
title_full_unstemmed |
Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP |
title_sort |
Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP |
author |
Mathias, Taís Bushatsky |
author_facet |
Mathias, Taís Bushatsky Valls, Valéria Martin Crespo, Maria Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Valls, Valéria Martin Crespo, Maria Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mathias, Taís Bushatsky Valls, Valéria Martin Crespo, Maria Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalhos Temáticos Ensino de Biblioteconomia Ensino com Pesquisa Graduação em Biblioteconomia. |
topic |
Trabalhos Temáticos Ensino de Biblioteconomia Ensino com Pesquisa Graduação em Biblioteconomia. |
description |
Apresenta o Trabalho Temático, prática pedagógica concebida no planejamento do Curso de Graduação em Biblioteconomia da FaBCI/FESPSP, de 2011, como um instrumento que possui características do ensino com pesquisa. O relato objetiva destacar as características do paradigma emergente em educação em contraposição ao paradigma newtoniano-cartesiano presente no ensino de Biblioteconomia desde seu reconhecimento como disciplina do conhecimento. Tal distinção entre paradigmas científicos demonstra o acompanhamento das instituições de ensino das mudanças que afetam a Educação e a formação dos profissionais. O percurso metodológico é exploratório e as autoras analisam o relacionamento entre os conceitos explicitados na revisão bibliográfica sobre o ensino com pesquisa articulando-os com a descrição do processo de realização do Trabalho Temático que envolve docentes e discentes. As considerações apontam a relevância do ensino com pesquisa para a construção de uma prática de aprendizagem consciente e a consolidação de uma visão processual da formação do e pelo discente bem como do docente, em que o sujeito cognoscente é gerador de conhecimento enquanto aprende. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 No. 2 (2017); 77-97 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 Núm. 2 (2017); 77-97 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 n. 2 (2017); 77-97 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325206880616448 |