Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mathias, Taís Bushatsky
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Valls, Valéria Martin, Crespo, Maria Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77
Resumo: Apresenta o Trabalho Temático, prática pedagógica concebida no planejamento do Curso de Graduação em Biblioteconomia da FaBCI/FESPSP, de 2011, como um instrumento que possui características do ensino com pesquisa. O relato objetiva destacar as características do paradigma emergente em educação em contraposição ao paradigma newtoniano-cartesiano presente no ensino de Biblioteconomia desde seu reconhecimento como disciplina do conhecimento. Tal distinção entre paradigmas científicos demonstra o acompanhamento das instituições de ensino das mudanças que afetam a Educação e a formação dos profissionais. O percurso metodológico é exploratório e as autoras analisam o relacionamento entre os conceitos explicitados na revisão bibliográfica sobre o ensino com pesquisa articulando-os com a descrição do processo de realização do Trabalho Temático que envolve docentes e discentes. As considerações apontam a relevância do ensino com pesquisa para a construção de uma prática de aprendizagem consciente e a consolidação de uma visão processual da formação do e pelo discente bem como do docente, em que o sujeito cognoscente é gerador de conhecimento enquanto aprende.
id ABECIN-1_c00379faa3c2df097757b3d75d5c3177
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/77
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSPTrabalhos TemáticosEnsino de BiblioteconomiaEnsino com PesquisaGraduação em Biblioteconomia.Apresenta o Trabalho Temático, prática pedagógica concebida no planejamento do Curso de Graduação em Biblioteconomia da FaBCI/FESPSP, de 2011, como um instrumento que possui características do ensino com pesquisa. O relato objetiva destacar as características do paradigma emergente em educação em contraposição ao paradigma newtoniano-cartesiano presente no ensino de Biblioteconomia desde seu reconhecimento como disciplina do conhecimento. Tal distinção entre paradigmas científicos demonstra o acompanhamento das instituições de ensino das mudanças que afetam a Educação e a formação dos profissionais. O percurso metodológico é exploratório e as autoras analisam o relacionamento entre os conceitos explicitados na revisão bibliográfica sobre o ensino com pesquisa articulando-os com a descrição do processo de realização do Trabalho Temático que envolve docentes e discentes. As considerações apontam a relevância do ensino com pesquisa para a construção de uma prática de aprendizagem consciente e a consolidação de uma visão processual da formação do e pelo discente bem como do docente, em que o sujeito cognoscente é gerador de conhecimento enquanto aprende.ABECIN2018-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 No. 2 (2017); 77-97Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 Núm. 2 (2017); 77-97Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 n. 2 (2017); 77-972358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77/pdfMathias, Taís BushatskyValls, Valéria MartinCrespo, Maria Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:36:10Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/77Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:36:10Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP
title Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP
spellingShingle Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP
Mathias, Taís Bushatsky
Trabalhos Temáticos
Ensino de Biblioteconomia
Ensino com Pesquisa
Graduação em Biblioteconomia.
title_short Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP
title_full Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP
title_fullStr Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP
title_full_unstemmed Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP
title_sort Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP
author Mathias, Taís Bushatsky
author_facet Mathias, Taís Bushatsky
Valls, Valéria Martin
Crespo, Maria Rosa
author_role author
author2 Valls, Valéria Martin
Crespo, Maria Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mathias, Taís Bushatsky
Valls, Valéria Martin
Crespo, Maria Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalhos Temáticos
Ensino de Biblioteconomia
Ensino com Pesquisa
Graduação em Biblioteconomia.
topic Trabalhos Temáticos
Ensino de Biblioteconomia
Ensino com Pesquisa
Graduação em Biblioteconomia.
description Apresenta o Trabalho Temático, prática pedagógica concebida no planejamento do Curso de Graduação em Biblioteconomia da FaBCI/FESPSP, de 2011, como um instrumento que possui características do ensino com pesquisa. O relato objetiva destacar as características do paradigma emergente em educação em contraposição ao paradigma newtoniano-cartesiano presente no ensino de Biblioteconomia desde seu reconhecimento como disciplina do conhecimento. Tal distinção entre paradigmas científicos demonstra o acompanhamento das instituições de ensino das mudanças que afetam a Educação e a formação dos profissionais. O percurso metodológico é exploratório e as autoras analisam o relacionamento entre os conceitos explicitados na revisão bibliográfica sobre o ensino com pesquisa articulando-os com a descrição do processo de realização do Trabalho Temático que envolve docentes e discentes. As considerações apontam a relevância do ensino com pesquisa para a construção de uma prática de aprendizagem consciente e a consolidação de uma visão processual da formação do e pelo discente bem como do docente, em que o sujeito cognoscente é gerador de conhecimento enquanto aprende.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 No. 2 (2017); 77-97
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 Núm. 2 (2017); 77-97
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 n. 2 (2017); 77-97
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325206880616448