A construção da identidade do licenciado em Biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios

Bibliographic Details
Main Author: Andrade, Douglas Felipe de
Publication Date: 2016
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Download full: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/40
Summary: Este estudo tem por objetivo conhecer a trajetória do curso de licenciatura em Biblioteconomia no Brasil para compreender como se dá a construção da identidade desse profissional emergente e que surge nessa área. Para tanto, foi verificada a origem e evolução dos cursos de licenciatura em Biblioteconomia; analisou-se as demandas do mercado de trabalho para os Licenciados em Biblioteconomia no Brasil de acordo com a literatura e verificou-se as expectativas dos alunos sobre o Curso de Licenciatura em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória e documental, no intuito de atingir aos objetivos propostos. Os dados coletados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa. Para compor o universo da pesquisa, selecionou-se somente os alunos do próprio Curso que ingressaram entre 2010/1 e 2011/2, porque estes foram os primeiros a se formar em 2016/1. Destes, 14 responderam à pesquisa compondo a amostra investigada que tratou sobre as motivações, os desafios, as expectativas e as percepções dos alunos para fazerem o Curso. Por meio da fundamentação teórica percebeu-se a criação e a evolução deste tipo de curso no país, sua importância e demandas. Concluiu-se que grande parte das expectativas dos alunos que se formarão em 2016 são as melhores possíveis, que existem desafios a serem transpostos em um trabalho colaborativo entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, entidades de classe e demais instituições evolvidas com o ensino profissional e superior, que há demandas sociais e mercadológicas para esses profissionais atuarem em diferentes frentes de trabalho e ajudarem na consolidação e valorização da Biblioteconomia brasileira.
id ABECIN-1_dfaf7358d3908b4b1d1f6f50aed81d5a
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/40
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling A construção da identidade do licenciado em Biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafiosLicenciatura em BiblioteconomiaIdentidade ProfissionalFormação ProfissionalAtuação Profissional.Este estudo tem por objetivo conhecer a trajetória do curso de licenciatura em Biblioteconomia no Brasil para compreender como se dá a construção da identidade desse profissional emergente e que surge nessa área. Para tanto, foi verificada a origem e evolução dos cursos de licenciatura em Biblioteconomia; analisou-se as demandas do mercado de trabalho para os Licenciados em Biblioteconomia no Brasil de acordo com a literatura e verificou-se as expectativas dos alunos sobre o Curso de Licenciatura em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória e documental, no intuito de atingir aos objetivos propostos. Os dados coletados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa. Para compor o universo da pesquisa, selecionou-se somente os alunos do próprio Curso que ingressaram entre 2010/1 e 2011/2, porque estes foram os primeiros a se formar em 2016/1. Destes, 14 responderam à pesquisa compondo a amostra investigada que tratou sobre as motivações, os desafios, as expectativas e as percepções dos alunos para fazerem o Curso. Por meio da fundamentação teórica percebeu-se a criação e a evolução deste tipo de curso no país, sua importância e demandas. Concluiu-se que grande parte das expectativas dos alunos que se formarão em 2016 são as melhores possíveis, que existem desafios a serem transpostos em um trabalho colaborativo entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, entidades de classe e demais instituições evolvidas com o ensino profissional e superior, que há demandas sociais e mercadológicas para esses profissionais atuarem em diferentes frentes de trabalho e ajudarem na consolidação e valorização da Biblioteconomia brasileira.ABECIN2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/40Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 No. 1 (2016); 81-104Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 Núm. 1 (2016); 81-104Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3 n. 1 (2016); 81-1042358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/40/pdfAndrade, Douglas Felipe deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:01:38Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/40Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:01:38Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da identidade do licenciado em Biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios
title A construção da identidade do licenciado em Biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios
spellingShingle A construção da identidade do licenciado em Biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios
Andrade, Douglas Felipe de
Licenciatura em Biblioteconomia
Identidade Profissional
Formação Profissional
Atuação Profissional.
title_short A construção da identidade do licenciado em Biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios
title_full A construção da identidade do licenciado em Biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios
title_fullStr A construção da identidade do licenciado em Biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios
title_full_unstemmed A construção da identidade do licenciado em Biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios
title_sort A construção da identidade do licenciado em Biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios
author Andrade, Douglas Felipe de
author_facet Andrade, Douglas Felipe de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Douglas Felipe de
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Biblioteconomia
Identidade Profissional
Formação Profissional
Atuação Profissional.
topic Licenciatura em Biblioteconomia
Identidade Profissional
Formação Profissional
Atuação Profissional.
description Este estudo tem por objetivo conhecer a trajetória do curso de licenciatura em Biblioteconomia no Brasil para compreender como se dá a construção da identidade desse profissional emergente e que surge nessa área. Para tanto, foi verificada a origem e evolução dos cursos de licenciatura em Biblioteconomia; analisou-se as demandas do mercado de trabalho para os Licenciados em Biblioteconomia no Brasil de acordo com a literatura e verificou-se as expectativas dos alunos sobre o Curso de Licenciatura em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória e documental, no intuito de atingir aos objetivos propostos. Os dados coletados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa. Para compor o universo da pesquisa, selecionou-se somente os alunos do próprio Curso que ingressaram entre 2010/1 e 2011/2, porque estes foram os primeiros a se formar em 2016/1. Destes, 14 responderam à pesquisa compondo a amostra investigada que tratou sobre as motivações, os desafios, as expectativas e as percepções dos alunos para fazerem o Curso. Por meio da fundamentação teórica percebeu-se a criação e a evolução deste tipo de curso no país, sua importância e demandas. Concluiu-se que grande parte das expectativas dos alunos que se formarão em 2016 são as melhores possíveis, que existem desafios a serem transpostos em um trabalho colaborativo entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, entidades de classe e demais instituições evolvidas com o ensino profissional e superior, que há demandas sociais e mercadológicas para esses profissionais atuarem em diferentes frentes de trabalho e ajudarem na consolidação e valorização da Biblioteconomia brasileira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/40
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/40/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 No. 1 (2016); 81-104
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 3 Núm. 1 (2016); 81-104
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3 n. 1 (2016); 81-104
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325206842867712