Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Mateus
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima Vasconcelos, Francisco Herbert, Barros David, Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as mensagens de um fórum de discussão online de uma disciplina do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional de uma universidade pública federal brasileira, ministrada na modalidade híbrida, com o intuito de verificar a manifestação de interações contingentes, por meio de seus elementos linguísticos e cognitivos. O referencial teórico da pesquisa baseia-se no conceito de interações contingentes e de comunidades de prática, mediadas pelas TDIC. O estudo consiste em uma pesquisa quanti-qualitativa com base nos dados resultante da aplicação das categorias Textualização e Aprendizagem do Sistema de Análise de Interações Contingentes (SAIC), conforme David e Castro Filho (2012). Tal sistema busca identificar interações que refletem um maior engajamento dos participantes e um contexto mais favorável ao aprendizado. O fórum contou com a participação da professora, nove alunos e o mediador (também aluno da turma), perfazendo um total de 31 mensagens. Os resultados demonstraram algumas variações na forma de escrita dos participantes, em termos de clareza e coerência. Ademais, apresentou fragilidades no direcionamento das mensagens ao grupo, além da falta de negociação de significados durante o debate, o que pode constituir um obstáculo para o avanço dos conhecimentos dos estudantes.  
id ABED-1_0ac90240b5967e78b78cb574ce0ee988
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/660
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online Interações contingentesFórum de DiscussãoConstrução de ConhecimentosEste trabalho tem como objetivo analisar as mensagens de um fórum de discussão online de uma disciplina do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional de uma universidade pública federal brasileira, ministrada na modalidade híbrida, com o intuito de verificar a manifestação de interações contingentes, por meio de seus elementos linguísticos e cognitivos. O referencial teórico da pesquisa baseia-se no conceito de interações contingentes e de comunidades de prática, mediadas pelas TDIC. O estudo consiste em uma pesquisa quanti-qualitativa com base nos dados resultante da aplicação das categorias Textualização e Aprendizagem do Sistema de Análise de Interações Contingentes (SAIC), conforme David e Castro Filho (2012). Tal sistema busca identificar interações que refletem um maior engajamento dos participantes e um contexto mais favorável ao aprendizado. O fórum contou com a participação da professora, nove alunos e o mediador (também aluno da turma), perfazendo um total de 31 mensagens. Os resultados demonstraram algumas variações na forma de escrita dos participantes, em termos de clareza e coerência. Ademais, apresentou fragilidades no direcionamento das mensagens ao grupo, além da falta de negociação de significados durante o debate, o que pode constituir um obstáculo para o avanço dos conhecimentos dos estudantes.  Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2023-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/66010.17143/rbaad.v22i1.660Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 22 n. 1 (2023)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v22i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporspaenghttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660/456https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660/457https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660/458Não se aplicaCopyright (c) 2023 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, MateusLima Vasconcelos, Francisco HerbertBarros David, Priscila2024-04-18T21:17:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/660Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2024-04-18T21:17:54Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online
title Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online
spellingShingle Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online
Brito, Mateus
Interações contingentes
Fórum de Discussão
Construção de Conhecimentos
title_short Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online
title_full Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online
title_fullStr Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online
title_full_unstemmed Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online
title_sort Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online
author Brito, Mateus
author_facet Brito, Mateus
Lima Vasconcelos, Francisco Herbert
Barros David, Priscila
author_role author
author2 Lima Vasconcelos, Francisco Herbert
Barros David, Priscila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Mateus
Lima Vasconcelos, Francisco Herbert
Barros David, Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv Interações contingentes
Fórum de Discussão
Construção de Conhecimentos
topic Interações contingentes
Fórum de Discussão
Construção de Conhecimentos
description Este trabalho tem como objetivo analisar as mensagens de um fórum de discussão online de uma disciplina do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional de uma universidade pública federal brasileira, ministrada na modalidade híbrida, com o intuito de verificar a manifestação de interações contingentes, por meio de seus elementos linguísticos e cognitivos. O referencial teórico da pesquisa baseia-se no conceito de interações contingentes e de comunidades de prática, mediadas pelas TDIC. O estudo consiste em uma pesquisa quanti-qualitativa com base nos dados resultante da aplicação das categorias Textualização e Aprendizagem do Sistema de Análise de Interações Contingentes (SAIC), conforme David e Castro Filho (2012). Tal sistema busca identificar interações que refletem um maior engajamento dos participantes e um contexto mais favorável ao aprendizado. O fórum contou com a participação da professora, nove alunos e o mediador (também aluno da turma), perfazendo um total de 31 mensagens. Os resultados demonstraram algumas variações na forma de escrita dos participantes, em termos de clareza e coerência. Ademais, apresentou fragilidades no direcionamento das mensagens ao grupo, além da falta de negociação de significados durante o debate, o que pode constituir um obstáculo para o avanço dos conhecimentos dos estudantes.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660
10.17143/rbaad.v22i1.660
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v22i1.660
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660/456
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660/457
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660/458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Não se aplica
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 22 n. 1 (2023)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v22i1
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046171249246208