Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as mensagens de um fórum de discussão online de uma disciplina do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional de uma universidade pública federal brasileira, ministrada na modalidade híbrida, com o intuito de verificar a manifestação de interações contingentes, por meio de seus elementos linguísticos e cognitivos. O referencial teórico da pesquisa baseia-se no conceito de interações contingentes e de comunidades de prática, mediadas pelas TDIC. O estudo consiste em uma pesquisa quanti-qualitativa com base nos dados resultante da aplicação das categorias Textualização e Aprendizagem do Sistema de Análise de Interações Contingentes (SAIC), conforme David e Castro Filho (2012). Tal sistema busca identificar interações que refletem um maior engajamento dos participantes e um contexto mais favorável ao aprendizado. O fórum contou com a participação da professora, nove alunos e o mediador (também aluno da turma), perfazendo um total de 31 mensagens. Os resultados demonstraram algumas variações na forma de escrita dos participantes, em termos de clareza e coerência. Ademais, apresentou fragilidades no direcionamento das mensagens ao grupo, além da falta de negociação de significados durante o debate, o que pode constituir um obstáculo para o avanço dos conhecimentos dos estudantes. |
id |
ABED-1_0ac90240b5967e78b78cb574ce0ee988 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/660 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online Interações contingentesFórum de DiscussãoConstrução de ConhecimentosEste trabalho tem como objetivo analisar as mensagens de um fórum de discussão online de uma disciplina do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional de uma universidade pública federal brasileira, ministrada na modalidade híbrida, com o intuito de verificar a manifestação de interações contingentes, por meio de seus elementos linguísticos e cognitivos. O referencial teórico da pesquisa baseia-se no conceito de interações contingentes e de comunidades de prática, mediadas pelas TDIC. O estudo consiste em uma pesquisa quanti-qualitativa com base nos dados resultante da aplicação das categorias Textualização e Aprendizagem do Sistema de Análise de Interações Contingentes (SAIC), conforme David e Castro Filho (2012). Tal sistema busca identificar interações que refletem um maior engajamento dos participantes e um contexto mais favorável ao aprendizado. O fórum contou com a participação da professora, nove alunos e o mediador (também aluno da turma), perfazendo um total de 31 mensagens. Os resultados demonstraram algumas variações na forma de escrita dos participantes, em termos de clareza e coerência. Ademais, apresentou fragilidades no direcionamento das mensagens ao grupo, além da falta de negociação de significados durante o debate, o que pode constituir um obstáculo para o avanço dos conhecimentos dos estudantes. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2023-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/66010.17143/rbaad.v22i1.660Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 22 n. 1 (2023)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v22i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporspaenghttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660/456https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660/457https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660/458Não se aplicaCopyright (c) 2023 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, MateusLima Vasconcelos, Francisco HerbertBarros David, Priscila2024-04-18T21:17:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/660Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2024-04-18T21:17:54Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online |
title |
Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online |
spellingShingle |
Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online Brito, Mateus Interações contingentes Fórum de Discussão Construção de Conhecimentos |
title_short |
Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online |
title_full |
Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online |
title_fullStr |
Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online |
title_full_unstemmed |
Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online |
title_sort |
Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online |
author |
Brito, Mateus |
author_facet |
Brito, Mateus Lima Vasconcelos, Francisco Herbert Barros David, Priscila |
author_role |
author |
author2 |
Lima Vasconcelos, Francisco Herbert Barros David, Priscila |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Mateus Lima Vasconcelos, Francisco Herbert Barros David, Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interações contingentes Fórum de Discussão Construção de Conhecimentos |
topic |
Interações contingentes Fórum de Discussão Construção de Conhecimentos |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar as mensagens de um fórum de discussão online de uma disciplina do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional de uma universidade pública federal brasileira, ministrada na modalidade híbrida, com o intuito de verificar a manifestação de interações contingentes, por meio de seus elementos linguísticos e cognitivos. O referencial teórico da pesquisa baseia-se no conceito de interações contingentes e de comunidades de prática, mediadas pelas TDIC. O estudo consiste em uma pesquisa quanti-qualitativa com base nos dados resultante da aplicação das categorias Textualização e Aprendizagem do Sistema de Análise de Interações Contingentes (SAIC), conforme David e Castro Filho (2012). Tal sistema busca identificar interações que refletem um maior engajamento dos participantes e um contexto mais favorável ao aprendizado. O fórum contou com a participação da professora, nove alunos e o mediador (também aluno da turma), perfazendo um total de 31 mensagens. Os resultados demonstraram algumas variações na forma de escrita dos participantes, em termos de clareza e coerência. Ademais, apresentou fragilidades no direcionamento das mensagens ao grupo, além da falta de negociação de significados durante o debate, o que pode constituir um obstáculo para o avanço dos conhecimentos dos estudantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660 10.17143/rbaad.v22i1.660 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v22i1.660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa eng |
language |
por spa eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660/456 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660/457 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/660/458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Não se aplica |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 22 n. 1 (2023) 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v22i1 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046171249246208 |