Um Software Para Ensino de Conceitos de Computação Gráfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battaiola, André Luiz
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Chamel Elias, Nassim, de Godoy Domingues, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/113
Resumo: Atualmente, a capacidade de processamento computacional permite o desenvolvimento de animações interativas sofisticadas que usam diferentes tipos de mídia. Jogos por computador são exemplos de software multimídia com características de entretenimento e alta sofisticação. A tecnologia envolvida na criação desse software pode ser usada para implementar software educacional, entretanto, somente a tecnologia não é suficiente para garantir a qualidade pedagógica desse tipo de software, visto que também é necessário usar conceitos cognitivos para elaborá-lo. Esse artigo apresenta conceitos da teoria cognitiva que podem ser aplicados na implementação de um software educacional multimídia, enfatiza o uso de ambientes 3D e descreve a implementação de um software para ensino de conceitos de computação gráfica baseado em critérios lúdicos e cognitivos.
id ABED-1_1ae8194a8b225aab4e5f17ea2413b1da
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/113
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Um Software Para Ensino de Conceitos de Computação GráficaAtualmente, a capacidade de processamento computacional permite o desenvolvimento de animações interativas sofisticadas que usam diferentes tipos de mídia. Jogos por computador são exemplos de software multimídia com características de entretenimento e alta sofisticação. A tecnologia envolvida na criação desse software pode ser usada para implementar software educacional, entretanto, somente a tecnologia não é suficiente para garantir a qualidade pedagógica desse tipo de software, visto que também é necessário usar conceitos cognitivos para elaborá-lo. Esse artigo apresenta conceitos da teoria cognitiva que podem ser aplicados na implementação de um software educacional multimídia, enfatiza o uso de ambientes 3D e descreve a implementação de um software para ensino de conceitos de computação gráfica baseado em critérios lúdicos e cognitivos.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/11310.17143/rbaad.v1i0.113Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 1 (2002)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v1i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/113/16Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBattaiola, André LuizChamel Elias, Nassimde Godoy Domingues, Rodrigo2019-03-17T02:27:51Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/113Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:27:51Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Software Para Ensino de Conceitos de Computação Gráfica
title Um Software Para Ensino de Conceitos de Computação Gráfica
spellingShingle Um Software Para Ensino de Conceitos de Computação Gráfica
Battaiola, André Luiz
title_short Um Software Para Ensino de Conceitos de Computação Gráfica
title_full Um Software Para Ensino de Conceitos de Computação Gráfica
title_fullStr Um Software Para Ensino de Conceitos de Computação Gráfica
title_full_unstemmed Um Software Para Ensino de Conceitos de Computação Gráfica
title_sort Um Software Para Ensino de Conceitos de Computação Gráfica
author Battaiola, André Luiz
author_facet Battaiola, André Luiz
Chamel Elias, Nassim
de Godoy Domingues, Rodrigo
author_role author
author2 Chamel Elias, Nassim
de Godoy Domingues, Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Battaiola, André Luiz
Chamel Elias, Nassim
de Godoy Domingues, Rodrigo
description Atualmente, a capacidade de processamento computacional permite o desenvolvimento de animações interativas sofisticadas que usam diferentes tipos de mídia. Jogos por computador são exemplos de software multimídia com características de entretenimento e alta sofisticação. A tecnologia envolvida na criação desse software pode ser usada para implementar software educacional, entretanto, somente a tecnologia não é suficiente para garantir a qualidade pedagógica desse tipo de software, visto que também é necessário usar conceitos cognitivos para elaborá-lo. Esse artigo apresenta conceitos da teoria cognitiva que podem ser aplicados na implementação de um software educacional multimídia, enfatiza o uso de ambientes 3D e descreve a implementação de um software para ensino de conceitos de computação gráfica baseado em critérios lúdicos e cognitivos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/113
10.17143/rbaad.v1i0.113
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/113
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v1i0.113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/113/16
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 1 (2002)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v1i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170375782400