Formação Permanente de profissionais da Saúde - Limites e Possibilidades da Educação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/226 |
Resumo: | A profissionalização e identidade profissional resultam de sua formação inicial (FI) e de sua formação permanente (FP). A FI é efetivada nos cursos de graduação e a FP é a que aprofunda os conhecimentos e complementa a formação e esta tem se constituído um desafio. Este trabalho de revisão bibliográfica amplia a reflexão e analise da possibilidade de aplicação da educação a distância (EAD) como modalidade de ensino na FP de qualidade dos profissionais da saúde. A área da saúde é uma das que maior demanda apresenta por educação em todos os níveis, particularmente na FP. O saber e o fazer humanos estão em constante mudança exigindo dos profissionais um aperfeiçoamento contínuo. A pesquisa demonstra que a EAD, pode ser uma modalidade de ensino a ser utilizada e, as atualizações dos conteúdos científicos e da prática docente, poderão atender ás transformações constantes da realidade interferindo e resultando em melhores condições para a atenção e com os cuidados de saúde à população. |
id |
ABED-1_33530c015f26e167700e253c3499c85e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/226 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Permanente de profissionais da Saúde - Limites e Possibilidades da Educação a DistânciaEducação a Distância. Formação Permanente. Profissionais da Saúde.A profissionalização e identidade profissional resultam de sua formação inicial (FI) e de sua formação permanente (FP). A FI é efetivada nos cursos de graduação e a FP é a que aprofunda os conhecimentos e complementa a formação e esta tem se constituído um desafio. Este trabalho de revisão bibliográfica amplia a reflexão e analise da possibilidade de aplicação da educação a distância (EAD) como modalidade de ensino na FP de qualidade dos profissionais da saúde. A área da saúde é uma das que maior demanda apresenta por educação em todos os níveis, particularmente na FP. O saber e o fazer humanos estão em constante mudança exigindo dos profissionais um aperfeiçoamento contínuo. A pesquisa demonstra que a EAD, pode ser uma modalidade de ensino a ser utilizada e, as atualizações dos conteúdos científicos e da prática docente, poderão atender ás transformações constantes da realidade interferindo e resultando em melhores condições para a atenção e com os cuidados de saúde à população.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2010-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/22610.17143/rbaad.v9i0.226Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 9 (2010)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v9i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/226/104Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessCerávolo LAGUNA-ABREU, Maria Theresado Rosário Cerávolo LAGUNA, Maria2019-03-17T02:20:24Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/226Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:20:24Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Permanente de profissionais da Saúde - Limites e Possibilidades da Educação a Distância |
title |
Formação Permanente de profissionais da Saúde - Limites e Possibilidades da Educação a Distância |
spellingShingle |
Formação Permanente de profissionais da Saúde - Limites e Possibilidades da Educação a Distância Cerávolo LAGUNA-ABREU, Maria Theresa Educação a Distância. Formação Permanente. Profissionais da Saúde. |
title_short |
Formação Permanente de profissionais da Saúde - Limites e Possibilidades da Educação a Distância |
title_full |
Formação Permanente de profissionais da Saúde - Limites e Possibilidades da Educação a Distância |
title_fullStr |
Formação Permanente de profissionais da Saúde - Limites e Possibilidades da Educação a Distância |
title_full_unstemmed |
Formação Permanente de profissionais da Saúde - Limites e Possibilidades da Educação a Distância |
title_sort |
Formação Permanente de profissionais da Saúde - Limites e Possibilidades da Educação a Distância |
author |
Cerávolo LAGUNA-ABREU, Maria Theresa |
author_facet |
Cerávolo LAGUNA-ABREU, Maria Theresa do Rosário Cerávolo LAGUNA, Maria |
author_role |
author |
author2 |
do Rosário Cerávolo LAGUNA, Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerávolo LAGUNA-ABREU, Maria Theresa do Rosário Cerávolo LAGUNA, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Formação Permanente. Profissionais da Saúde. |
topic |
Educação a Distância. Formação Permanente. Profissionais da Saúde. |
description |
A profissionalização e identidade profissional resultam de sua formação inicial (FI) e de sua formação permanente (FP). A FI é efetivada nos cursos de graduação e a FP é a que aprofunda os conhecimentos e complementa a formação e esta tem se constituído um desafio. Este trabalho de revisão bibliográfica amplia a reflexão e analise da possibilidade de aplicação da educação a distância (EAD) como modalidade de ensino na FP de qualidade dos profissionais da saúde. A área da saúde é uma das que maior demanda apresenta por educação em todos os níveis, particularmente na FP. O saber e o fazer humanos estão em constante mudança exigindo dos profissionais um aperfeiçoamento contínuo. A pesquisa demonstra que a EAD, pode ser uma modalidade de ensino a ser utilizada e, as atualizações dos conteúdos científicos e da prática docente, poderão atender ás transformações constantes da realidade interferindo e resultando em melhores condições para a atenção e com os cuidados de saúde à população. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/226 10.17143/rbaad.v9i0.226 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/226 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v9i0.226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/226/104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 9 (2010) 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v9i0 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170818281472 |