Educação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gauer Júnior, João
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232456
Resumo: Para promover a efetiva implementação das políticas públicas da saúde e também para responder às necessidades relacionadas à educação na saúde dos profissionais de saúde bucal do Sistema Único de Saúde (SUS), faz-se necessária a produção de metodologias que atendam ao desafio de formar os profissionais no seu contexto de trabalho. A educação na modalidade a distância (EaD) pode representar um caminho estratégico para os profissionais ao conciliar estudo e trabalho. Esta dissertação tem como objetivo geral desenvolver, implementar e avaliar o curso EaD: “Processo de trabalho em saúde bucal: conhecendo as atribuições da atenção primária à saúde e os protocolos de encaminhamento à rede especializada”, como um espaço de aprendizagem e possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUS. Esta pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os participantes do curso desenvolvido por este estudo foram 32 profissionais de saúde bucal do SUS, entre cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal (TSB) e auxiliares em saúde bucal (ASB), que também contribuíram para a avaliação do curso a partir de um questionário online, de fóruns e de outras atividades propostas, que foram utilizados como instrumentos para a produção e coleta de dados. Os participantes trabalhavam na Atenção Primária à Saúde (APS) de sete diferentes Estados da federação, com tempo diverso de atuação no SUS. Os dados do estudo foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin e classificados em quatro categorias: (i) espaço de aprendizagem e troca de saberes; (ii) organização do curso na modalidade EaD; (iii) desafios e vantagens de um curso na modalidade a distância para a formação de profissionais (ambiente virtual de aprendizagem e qualidade do curso); (iv) transposição do curso para a vida profissional; finalizando com uma síntese dos resultados. A partir da análise dos dados foi possível compreender que a EaD, baseada em interações sistemáticas síncronas e assíncronas entre alunos e professores, se mostra como possibilidade de educação permanente em saúde para profissionais de saúde bucal do SUS. Os produtos técnicos desenvolvidos por esta pesquisa foram: o próprio curso de extensão EaD desenvolvido, possibilitando o acesso à educação permanente em saúde e a qualificação de profissionais de saúde bucal do SUS; vídeos produzidos como produtos digitais reutilizáveis de acordo com as demandas de cada equipe, abordando temas de saúde bucal na APS; roteiro de curso EaD que será utilizado como introdutório para profissionais de saúde bucal da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, através da plataforma moodle da Escola de Saúde Pública da SES/RS e a produção de um artigo científico.
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Esta pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os participantes do curso desenvolvido por este estudo foram 32 profissionais de saúde bucal do SUS, entre cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal (TSB) e auxiliares em saúde bucal (ASB), que também contribuíram para a avaliação do curso a partir de um questionário online, de fóruns e de outras atividades propostas, que foram utilizados como instrumentos para a produção e coleta de dados. Os participantes trabalhavam na Atenção Primária à Saúde (APS) de sete diferentes Estados da federação, com tempo diverso de atuação no SUS. Os dados do estudo foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin e classificados em quatro categorias: (i) espaço de aprendizagem e troca de saberes; (ii) organização do curso na modalidade EaD; (iii) desafios e vantagens de um curso na modalidade a distância para a formação de profissionais (ambiente virtual de aprendizagem e qualidade do curso); (iv) transposição do curso para a vida profissional; finalizando com uma síntese dos resultados. A partir da análise dos dados foi possível compreender que a EaD, baseada em interações sistemáticas síncronas e assíncronas entre alunos e professores, se mostra como possibilidade de educação permanente em saúde para profissionais de saúde bucal do SUS. Os produtos técnicos desenvolvidos por esta pesquisa foram: o próprio curso de extensão EaD desenvolvido, possibilitando o acesso à educação permanente em saúde e a qualificação de profissionais de saúde bucal do SUS; vídeos produzidos como produtos digitais reutilizáveis de acordo com as demandas de cada equipe, abordando temas de saúde bucal na APS; roteiro de curso EaD que será utilizado como introdutório para profissionais de saúde bucal da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, através da plataforma moodle da Escola de Saúde Pública da SES/RS e a produção de um artigo científico.To promote the effective implementation of public health policies and also to respond to the health education needs of oral health professionals in the Unified Health System (SUS), it is necessary to produce methodologies that meet the challenge of training the professionals in their work context. Distance education (EaD) can represent a strategic path for professionals to combine study and work. This dissertation has the general objective of developing, implementing and evaluating the EaD course: "Work process in oral health: knowing the attributions of primary health care and referral protocols to the specialized network", as a space for learning and possibility of access to permanent education for SUS oral health professionals. This research is characterized by a qualitative approach, characterized as a case study. Participants in the course developed in this study were 32 SUS oral health professionals, including dentists, oral health technicians (TSB) and oral health assistants (ASB), who also contributed to the evaluation of the course from a online questionnaire, forums and other proposed activities, which were used as instruments for the production and collection of data. Participants worked in Primary Health Care in seven different states of the federation, with different time of experience in the SUS. The study data were analyzed using Bardin's content analysis and classified into four categories: (i) space for learning and knowledge exchange; (ii) organization of the course in the distance education modality; (iii) challenges and advantages of a distance course for the training of professionals (virtual learning environment and course quality); (iv) transposition of the course to professional life; ending with a summary of the results. Based on the data analysis, it was possible to understand that distance education, based on systematic synchronous and asynchronous interactions between students and teachers, is a possibility of continuing health education for SUS oral health professionals. The technical products developed by this research were: the EaD extension course developed, enabling access to permanent health education and the qualification of SUS oral health professionals; videos produced as reusable digital products according to the demands of each team, addressing oral health issues in PHC; EaD course script that will be used as an introductory course for oral health professionals of the 5th Regional Health Coordination, through the moodle platform of the School of Public Health of SES/RS and the production of a scientific article.application/pdfporEducação a distânciaSistema Único de SaúdeEducação permanenteSaúde bucalDistance educationPermanent educationOral healthUnified health systemEducação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133908.pdf.txt001133908.pdf.txtExtracted Texttext/plain154855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232456/2/001133908.pdf.txtb5d64986fa6a81ddfdd07a4468ddbfefMD52ORIGINAL001133908.pdfTexto completoapplication/pdf3161472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232456/1/001133908.pdf57e00e1b950a7fffa6aa21cc05132a3bMD5110183/2324562023-08-24 03:33:54.197662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-24T06:33:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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