Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem em Cursos de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Angelo Luís
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Farias, Josefa Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/44
Resumo: Desde a criação do Facebook, diversas utilidades da sua plataforma foram direcionadas à educação. Atualmente, vários estudos têm sugerido o seu uso como ferramenta de construção colaborativa no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho pretende analisar referenciais teóricos para identificar o uso do Facebook como ferramenta colaborativa e assinalar ações de gestão e planejamento nas instituições de ensino superior para o adequado funcionamento e uso deste pelos docentes e discentes para tal uso. Pelas revisões realizadas, pode-se observar que, devido à ubiquidade das redes sociais e à ampla penetração do Facebook entre os jovens e universitários, essa ferramenta possibilita maior comunicação, interação e flexibilidade no ambiente universitário, bem como é promissora ao estender a aprendizagem para além do tempo da aula, promovendo a autonomia do aprender. Dessa forma, as universidades têm um importante papel ao planejar adequadamente o uso das tecnologias de comunicação e informação, além de tomar medidas junto aos professores e alunos para o êxito do uso do Facebook como ferramenta de apoio ao ensino dentro do contexto geral de aprendizagem colaborativa.Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Aprendizagem colaborativa. Ensino EaD. Use of Facebook as a Teaching-Learning Tool in Higher Education CoursesABSTRACT Facebook has been directing several issues to education in its Learning Management Systems since it was created. Currently, several studies have suggested their use as a collaborative tool in the teaching learning processes. In this sense, this work intends to analyze theoretical references to identify the use of Facebook as a collaborative tool, and mark management actions and planning in higher education institutions for proper operation and use by teachers and students. Due to the ubiquity of social networks, and the widespread penetration of Facebook among young and undergraduate students, this tool allows their greater communication, interaction and flexibility in the university. Thus, in addition to promising the extension of learning beyond the class time, it promotes the autonomy of learning. In this way, universities play an important role in properly planning the use of information and communication technologies, and to take management actions with teachers and students to successfully use Facebook as a collaborative learning tool. Keywords: Virtual learning environment. Collaborative learning. Distance Learning. Uso de la Red Social Facebook como Herramienta de Enseñanza-aprendizaje en Cursos de Enseñanza SuperiorRESUMENDesde la creación de Facebook varias utilidades de su plataforma se fueron dirigidos a la educación. Actualmente, varios estudios han sugerido su uso como una herramienta para la construcción colaborativa en la enseñanza del proceso de aprendizaje. En este sentido, este trabajo pretende analizar referenciales teóricos para identificar el uso de Facebook como herramienta colaborativa, e identificar acciones de gestión y planificación en las instituciones de educación superior para el correcto funcionamiento y uso por profesores y estudiantes. Por las revisiones realizadas, se puede observar que debido a la ubicuidad de las redes sociales, y la amplia penetración de Facebook entre los jóvenes y universitarios, esta herramienta posibilita una mayor comunicación, interacción y flexibilidad en el ambiente universitario, así como es prometedora al extender el aprendizaje más allá del tiempo de la clase, promoviendo la autonomía del aprendizaje. De esta manera, se asume que las universidades tienen um importante papel al planificar adecuadamente el uso de tecnologías de información y comunicación, y tomar medidas con los profesores y estudiantes para el éxito del uso de Facebook como uma herramienta de aprendizaje colaborativo.Palabras clave: Entorno virtual de aprendizaje. Aprendizaje colaborativo. Educación a distancia
id ABED-1_3dff79bf52cfdb458f9f0a8edc6b5fbf
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/44
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem em Cursos de Ensino SuperiorAmbiente Virtual de AprendizagemAprendizagem colaborativaEnsino EaDDesde a criação do Facebook, diversas utilidades da sua plataforma foram direcionadas à educação. Atualmente, vários estudos têm sugerido o seu uso como ferramenta de construção colaborativa no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho pretende analisar referenciais teóricos para identificar o uso do Facebook como ferramenta colaborativa e assinalar ações de gestão e planejamento nas instituições de ensino superior para o adequado funcionamento e uso deste pelos docentes e discentes para tal uso. Pelas revisões realizadas, pode-se observar que, devido à ubiquidade das redes sociais e à ampla penetração do Facebook entre os jovens e universitários, essa ferramenta possibilita maior comunicação, interação e flexibilidade no ambiente universitário, bem como é promissora ao estender a aprendizagem para além do tempo da aula, promovendo a autonomia do aprender. Dessa forma, as universidades têm um importante papel ao planejar adequadamente o uso das tecnologias de comunicação e informação, além de tomar medidas junto aos professores e alunos para o êxito do uso do Facebook como ferramenta de apoio ao ensino dentro do contexto geral de aprendizagem colaborativa.Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Aprendizagem colaborativa. Ensino EaD. Use of Facebook as a Teaching-Learning Tool in Higher Education CoursesABSTRACT Facebook has been directing several issues to education in its Learning Management Systems since it was created. Currently, several studies have suggested their use as a collaborative tool in the teaching learning processes. In this sense, this work intends to analyze theoretical references to identify the use of Facebook as a collaborative tool, and mark management actions and planning in higher education institutions for proper operation and use by teachers and students. Due to the ubiquity of social networks, and the widespread penetration of Facebook among young and undergraduate students, this tool allows their greater communication, interaction and flexibility in the university. Thus, in addition to promising the extension of learning beyond the class time, it promotes the autonomy of learning. In this way, universities play an important role in properly planning the use of information and communication technologies, and to take management actions with teachers and students to successfully use Facebook as a collaborative learning tool. Keywords: Virtual learning environment. Collaborative learning. Distance Learning. Uso de la Red Social Facebook como Herramienta de Enseñanza-aprendizaje en Cursos de Enseñanza SuperiorRESUMENDesde la creación de Facebook varias utilidades de su plataforma se fueron dirigidos a la educación. Actualmente, varios estudios han sugerido su uso como una herramienta para la construcción colaborativa en la enseñanza del proceso de aprendizaje. En este sentido, este trabajo pretende analizar referenciales teóricos para identificar el uso de Facebook como herramienta colaborativa, e identificar acciones de gestión y planificación en las instituciones de educación superior para el correcto funcionamiento y uso por profesores y estudiantes. Por las revisiones realizadas, se puede observar que debido a la ubicuidad de las redes sociales, y la amplia penetración de Facebook entre los jóvenes y universitarios, esta herramienta posibilita una mayor comunicación, interacción y flexibilidad en el ambiente universitario, así como es prometedora al extender el aprendizaje más allá del tiempo de la clase, promoviendo la autonomía del aprendizaje. De esta manera, se asume que las universidades tienen um importante papel al planificar adecuadamente el uso de tecnologías de información y comunicación, y tomar medidas con los profesores y estudiantes para el éxito del uso de Facebook como uma herramienta de aprendizaje colaborativo.Palabras clave: Entorno virtual de aprendizaje. Aprendizaje colaborativo. Educación a distanciaRevista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/4410.17143/rbaad.v17i1.44Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17 n. 1 (2018)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/44/279https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/44/266Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessScherer, Angelo LuísFarias, Josefa Gomes de2019-03-17T02:30:27Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/44Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:30:27Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem em Cursos de Ensino Superior
title Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem em Cursos de Ensino Superior
spellingShingle Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem em Cursos de Ensino Superior
Scherer, Angelo Luís
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Ensino EaD
title_short Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem em Cursos de Ensino Superior
title_full Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem em Cursos de Ensino Superior
title_fullStr Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem em Cursos de Ensino Superior
title_full_unstemmed Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem em Cursos de Ensino Superior
title_sort Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem em Cursos de Ensino Superior
author Scherer, Angelo Luís
author_facet Scherer, Angelo Luís
Farias, Josefa Gomes de
author_role author
author2 Farias, Josefa Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Angelo Luís
Farias, Josefa Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente Virtual de Aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Ensino EaD
topic Ambiente Virtual de Aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Ensino EaD
description Desde a criação do Facebook, diversas utilidades da sua plataforma foram direcionadas à educação. Atualmente, vários estudos têm sugerido o seu uso como ferramenta de construção colaborativa no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho pretende analisar referenciais teóricos para identificar o uso do Facebook como ferramenta colaborativa e assinalar ações de gestão e planejamento nas instituições de ensino superior para o adequado funcionamento e uso deste pelos docentes e discentes para tal uso. Pelas revisões realizadas, pode-se observar que, devido à ubiquidade das redes sociais e à ampla penetração do Facebook entre os jovens e universitários, essa ferramenta possibilita maior comunicação, interação e flexibilidade no ambiente universitário, bem como é promissora ao estender a aprendizagem para além do tempo da aula, promovendo a autonomia do aprender. Dessa forma, as universidades têm um importante papel ao planejar adequadamente o uso das tecnologias de comunicação e informação, além de tomar medidas junto aos professores e alunos para o êxito do uso do Facebook como ferramenta de apoio ao ensino dentro do contexto geral de aprendizagem colaborativa.Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Aprendizagem colaborativa. Ensino EaD. Use of Facebook as a Teaching-Learning Tool in Higher Education CoursesABSTRACT Facebook has been directing several issues to education in its Learning Management Systems since it was created. Currently, several studies have suggested their use as a collaborative tool in the teaching learning processes. In this sense, this work intends to analyze theoretical references to identify the use of Facebook as a collaborative tool, and mark management actions and planning in higher education institutions for proper operation and use by teachers and students. Due to the ubiquity of social networks, and the widespread penetration of Facebook among young and undergraduate students, this tool allows their greater communication, interaction and flexibility in the university. Thus, in addition to promising the extension of learning beyond the class time, it promotes the autonomy of learning. In this way, universities play an important role in properly planning the use of information and communication technologies, and to take management actions with teachers and students to successfully use Facebook as a collaborative learning tool. Keywords: Virtual learning environment. Collaborative learning. Distance Learning. Uso de la Red Social Facebook como Herramienta de Enseñanza-aprendizaje en Cursos de Enseñanza SuperiorRESUMENDesde la creación de Facebook varias utilidades de su plataforma se fueron dirigidos a la educación. Actualmente, varios estudios han sugerido su uso como una herramienta para la construcción colaborativa en la enseñanza del proceso de aprendizaje. En este sentido, este trabajo pretende analizar referenciales teóricos para identificar el uso de Facebook como herramienta colaborativa, e identificar acciones de gestión y planificación en las instituciones de educación superior para el correcto funcionamiento y uso por profesores y estudiantes. Por las revisiones realizadas, se puede observar que debido a la ubicuidad de las redes sociales, y la amplia penetración de Facebook entre los jóvenes y universitarios, esta herramienta posibilita una mayor comunicación, interacción y flexibilidad en el ambiente universitario, así como es prometedora al extender el aprendizaje más allá del tiempo de la clase, promoviendo la autonomía del aprendizaje. De esta manera, se asume que las universidades tienen um importante papel al planificar adecuadamente el uso de tecnologías de información y comunicación, y tomar medidas con los profesores y estudiantes para el éxito del uso de Facebook como uma herramienta de aprendizaje colaborativo.Palabras clave: Entorno virtual de aprendizaje. Aprendizaje colaborativo. Educación a distancia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/44
10.17143/rbaad.v17i1.44
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/44
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v17i1.44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/44/279
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/44/266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17 n. 1 (2018)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170336985088