Plataforma EDMODO no ensino da arte : dinamizando a aprendizagem colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossato, Mara Teresinha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95690
Resumo: O presente trabalho tem a proposta de expor de que forma a plataforma virtual de aprendizagem Edmodo contribuiu na aprendizagem de alunos do quinto ano do ensino fundamental, durante um projeto na disciplina de arte. Buscou-se detalhar a percepção dos envolvidos acerca do ambiente virtual Edmodo, destacando funcionalidades, recursos disponíveis, dificuldades e vantagens na utilização do mesmo. O projeto desenvolvido com a plataforma Edmodo teve duração de três meses onde alunos interagiram entre duas turmas de quinto ano, envolvendo disciplina de Arte, currículo e Educação Física. Entre o projeto, fundamentou-se pelo estudo da identidade e arte local, articulada através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, escola, sala de aula e museu da cidade. A análise dos dados resultou da interação apresentada na plataforma e questionário com os envolvidos no projeto.
id UFRGS-2_1bdb926f214ed75937e4f391615e0f9d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95690
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rossato, Mara TeresinhaSilva, Kétia Kellen Araújo da2014-05-29T02:04:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95690000916849O presente trabalho tem a proposta de expor de que forma a plataforma virtual de aprendizagem Edmodo contribuiu na aprendizagem de alunos do quinto ano do ensino fundamental, durante um projeto na disciplina de arte. Buscou-se detalhar a percepção dos envolvidos acerca do ambiente virtual Edmodo, destacando funcionalidades, recursos disponíveis, dificuldades e vantagens na utilização do mesmo. O projeto desenvolvido com a plataforma Edmodo teve duração de três meses onde alunos interagiram entre duas turmas de quinto ano, envolvendo disciplina de Arte, currículo e Educação Física. Entre o projeto, fundamentou-se pelo estudo da identidade e arte local, articulada através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, escola, sala de aula e museu da cidade. A análise dos dados resultou da interação apresentada na plataforma e questionário com os envolvidos no projeto.application/pdfporInteratividadeAprendizagem colaborativaAmbiente virtualPlataforma EDMODO no ensino da arte : dinamizando a aprendizagem colaborativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916849.pdf000916849.pdfTexto completoapplication/pdf1462821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95690/1/000916849.pdf2447546d5fb079f9d74fe8e7fe21bf92MD51TEXT000916849.pdf.txt000916849.pdf.txtExtracted Texttext/plain104856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95690/2/000916849.pdf.txtdaf01ebaf8767b0782a96e19a69a2268MD52THUMBNAIL000916849.pdf.jpg000916849.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95690/3/000916849.pdf.jpgc4cf5a6483a753eaf14ad4ce2279a248MD5310183/956902018-10-09 09:16:07.715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95690Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:16:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plataforma EDMODO no ensino da arte : dinamizando a aprendizagem colaborativa
title Plataforma EDMODO no ensino da arte : dinamizando a aprendizagem colaborativa
spellingShingle Plataforma EDMODO no ensino da arte : dinamizando a aprendizagem colaborativa
Rossato, Mara Teresinha
Interatividade
Aprendizagem colaborativa
Ambiente virtual
title_short Plataforma EDMODO no ensino da arte : dinamizando a aprendizagem colaborativa
title_full Plataforma EDMODO no ensino da arte : dinamizando a aprendizagem colaborativa
title_fullStr Plataforma EDMODO no ensino da arte : dinamizando a aprendizagem colaborativa
title_full_unstemmed Plataforma EDMODO no ensino da arte : dinamizando a aprendizagem colaborativa
title_sort Plataforma EDMODO no ensino da arte : dinamizando a aprendizagem colaborativa
author Rossato, Mara Teresinha
author_facet Rossato, Mara Teresinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossato, Mara Teresinha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Kétia Kellen Araújo da
contributor_str_mv Silva, Kétia Kellen Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Interatividade
Aprendizagem colaborativa
Ambiente virtual
topic Interatividade
Aprendizagem colaborativa
Ambiente virtual
description O presente trabalho tem a proposta de expor de que forma a plataforma virtual de aprendizagem Edmodo contribuiu na aprendizagem de alunos do quinto ano do ensino fundamental, durante um projeto na disciplina de arte. Buscou-se detalhar a percepção dos envolvidos acerca do ambiente virtual Edmodo, destacando funcionalidades, recursos disponíveis, dificuldades e vantagens na utilização do mesmo. O projeto desenvolvido com a plataforma Edmodo teve duração de três meses onde alunos interagiram entre duas turmas de quinto ano, envolvendo disciplina de Arte, currículo e Educação Física. Entre o projeto, fundamentou-se pelo estudo da identidade e arte local, articulada através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, escola, sala de aula e museu da cidade. A análise dos dados resultou da interação apresentada na plataforma e questionário com os envolvidos no projeto.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T02:04:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95690
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916849
url http://hdl.handle.net/10183/95690
identifier_str_mv 000916849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95690/1/000916849.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95690/2/000916849.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95690/3/000916849.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2447546d5fb079f9d74fe8e7fe21bf92
daf01ebaf8767b0782a96e19a69a2268
c4cf5a6483a753eaf14ad4ce2279a248
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447126437527552