Modelo de Avaliação das Competências Tutoriais Aplicado aos Cursos De Graduação da UFAM no Âmbito da UAB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/314 |
Resumo: | Propõe-se neste trabalho a concepção estrutural de um modelo de avaliação das competências tutoriais aos cursos de educação a distância oferecidos pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB visando funcionar como uma ferramenta gerencial para a tomada de decisão, mas também como instrumento norteador autoavaliativo. O modelo desenvolvido foi elaborado de acordo com a metodologia de 360º, onde todos os atores envolvidos no sistema participam. A proposta aborda sete dimensões de competências tutoriais, sendo seis comportamentais e uma técnica. Foram aplicados questionários aos alunos, coordenadores de tutoria e ao próprio tutor. No total de 612 respostas, 502 foram de alunos, sendo que cada aluno avaliou até dois tutores – presencial e/ou a distância. Após a coleta inicial dos dados passou-se a calibração e validação do modelo. Os ajustes foram realizados para dar celeridade e segurança ao processo. Os testes estatísticos aplicados retornaram com forte significância, tanto para o universo da amostra estudada, quanto para o comportamento das respostas obtidas. Dessa forma, é possível afirmar que o modelo proposto dentro das dimensões avaliadas apresenta relevância e significância, como pode ser observado pela distribuição e agrupamento espacial dos fatores analisados estatisticamente. |
id |
ABED-1_59cc18960a87cb56608cb644f539fb8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/314 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo de Avaliação das Competências Tutoriais Aplicado aos Cursos De Graduação da UFAM no Âmbito da UABAvaliação de desempenho. Ferramenta gerencial. Competências tutoriaisAvaliação Desempenho TutorialPropõe-se neste trabalho a concepção estrutural de um modelo de avaliação das competências tutoriais aos cursos de educação a distância oferecidos pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB visando funcionar como uma ferramenta gerencial para a tomada de decisão, mas também como instrumento norteador autoavaliativo. O modelo desenvolvido foi elaborado de acordo com a metodologia de 360º, onde todos os atores envolvidos no sistema participam. A proposta aborda sete dimensões de competências tutoriais, sendo seis comportamentais e uma técnica. Foram aplicados questionários aos alunos, coordenadores de tutoria e ao próprio tutor. No total de 612 respostas, 502 foram de alunos, sendo que cada aluno avaliou até dois tutores – presencial e/ou a distância. Após a coleta inicial dos dados passou-se a calibração e validação do modelo. Os ajustes foram realizados para dar celeridade e segurança ao processo. Os testes estatísticos aplicados retornaram com forte significância, tanto para o universo da amostra estudada, quanto para o comportamento das respostas obtidas. Dessa forma, é possível afirmar que o modelo proposto dentro das dimensões avaliadas apresenta relevância e significância, como pode ser observado pela distribuição e agrupamento espacial dos fatores analisados estatisticamente.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/31410.17143/rbaad.v18i1.314Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 18 n. 1 (2019); 131806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/314/304Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessDutra, JurandirRodrigues, Joao Victor2019-09-26T20:44:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/314Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-09-26T20:44:46Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de Avaliação das Competências Tutoriais Aplicado aos Cursos De Graduação da UFAM no Âmbito da UAB |
title |
Modelo de Avaliação das Competências Tutoriais Aplicado aos Cursos De Graduação da UFAM no Âmbito da UAB |
spellingShingle |
Modelo de Avaliação das Competências Tutoriais Aplicado aos Cursos De Graduação da UFAM no Âmbito da UAB Dutra, Jurandir Avaliação de desempenho. Ferramenta gerencial. Competências tutoriais Avaliação Desempenho Tutorial |
title_short |
Modelo de Avaliação das Competências Tutoriais Aplicado aos Cursos De Graduação da UFAM no Âmbito da UAB |
title_full |
Modelo de Avaliação das Competências Tutoriais Aplicado aos Cursos De Graduação da UFAM no Âmbito da UAB |
title_fullStr |
Modelo de Avaliação das Competências Tutoriais Aplicado aos Cursos De Graduação da UFAM no Âmbito da UAB |
title_full_unstemmed |
Modelo de Avaliação das Competências Tutoriais Aplicado aos Cursos De Graduação da UFAM no Âmbito da UAB |
title_sort |
Modelo de Avaliação das Competências Tutoriais Aplicado aos Cursos De Graduação da UFAM no Âmbito da UAB |
author |
Dutra, Jurandir |
author_facet |
Dutra, Jurandir Rodrigues, Joao Victor |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Joao Victor |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Jurandir Rodrigues, Joao Victor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de desempenho. Ferramenta gerencial. Competências tutoriais Avaliação Desempenho Tutorial |
topic |
Avaliação de desempenho. Ferramenta gerencial. Competências tutoriais Avaliação Desempenho Tutorial |
description |
Propõe-se neste trabalho a concepção estrutural de um modelo de avaliação das competências tutoriais aos cursos de educação a distância oferecidos pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB visando funcionar como uma ferramenta gerencial para a tomada de decisão, mas também como instrumento norteador autoavaliativo. O modelo desenvolvido foi elaborado de acordo com a metodologia de 360º, onde todos os atores envolvidos no sistema participam. A proposta aborda sete dimensões de competências tutoriais, sendo seis comportamentais e uma técnica. Foram aplicados questionários aos alunos, coordenadores de tutoria e ao próprio tutor. No total de 612 respostas, 502 foram de alunos, sendo que cada aluno avaliou até dois tutores – presencial e/ou a distância. Após a coleta inicial dos dados passou-se a calibração e validação do modelo. Os ajustes foram realizados para dar celeridade e segurança ao processo. Os testes estatísticos aplicados retornaram com forte significância, tanto para o universo da amostra estudada, quanto para o comportamento das respostas obtidas. Dessa forma, é possível afirmar que o modelo proposto dentro das dimensões avaliadas apresenta relevância e significância, como pode ser observado pela distribuição e agrupamento espacial dos fatores analisados estatisticamente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/314 10.17143/rbaad.v18i1.314 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/314 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v18i1.314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/314/304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 18 n. 1 (2019); 13 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170927333376 |