Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FONSECA ARBEX, DAFNE
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: FALCÃO DE BITTENCOURT, DÊNIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/191
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem - AVA’s, conceituando design instrucional ou educacional, como um processo de concepção de projetos em EaD, explicitados nos materiais didáticos, utilização de mídias, tecnologias e nos sistemas tutorias de apoio ao aluno, especialmente construídos para otimizar a aprendizagem de determinadas informações em contextos diversos. Será analisado e avaliado o design gráfico em ambientes digitais educacionais que caracterizam o emprego da hipermídia, tais como o vídeo, internet, hipertextos, audiovisual e os materiais didáticos on-line. As estratégias terão como base o Curso de Especialização em Metodologias para a Educação a Distância – MEAD oferecido pela UNISUL VIRTUAL.
id ABED-1_7510de657d80e2928d9e4000f28e983a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/191
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul VirtualAmbientes Virtuais de AprendizagemEducação a DistânciaDesign Gráfico e Instrucionalhipermídia.O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem - AVA’s, conceituando design instrucional ou educacional, como um processo de concepção de projetos em EaD, explicitados nos materiais didáticos, utilização de mídias, tecnologias e nos sistemas tutorias de apoio ao aluno, especialmente construídos para otimizar a aprendizagem de determinadas informações em contextos diversos. Será analisado e avaliado o design gráfico em ambientes digitais educacionais que caracterizam o emprego da hipermídia, tais como o vídeo, internet, hipertextos, audiovisual e os materiais didáticos on-line. As estratégias terão como base o Curso de Especialização em Metodologias para a Educação a Distância – MEAD oferecido pela UNISUL VIRTUAL.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/19110.17143/rbaad.v6i0.191Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 6 (2007)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v6i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/191/70Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessFONSECA ARBEX, DAFNEFALCÃO DE BITTENCOURT, DÊNIA2019-03-17T02:27:24Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/191Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:27:24Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual
title Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual
spellingShingle Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual
FONSECA ARBEX, DAFNE
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Educação a Distância
Design Gráfico e Instrucional
hipermídia.
title_short Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual
title_full Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual
title_fullStr Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual
title_full_unstemmed Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual
title_sort Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual
author FONSECA ARBEX, DAFNE
author_facet FONSECA ARBEX, DAFNE
FALCÃO DE BITTENCOURT, DÊNIA
author_role author
author2 FALCÃO DE BITTENCOURT, DÊNIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FONSECA ARBEX, DAFNE
FALCÃO DE BITTENCOURT, DÊNIA
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Educação a Distância
Design Gráfico e Instrucional
hipermídia.
topic Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Educação a Distância
Design Gráfico e Instrucional
hipermídia.
description O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem - AVA’s, conceituando design instrucional ou educacional, como um processo de concepção de projetos em EaD, explicitados nos materiais didáticos, utilização de mídias, tecnologias e nos sistemas tutorias de apoio ao aluno, especialmente construídos para otimizar a aprendizagem de determinadas informações em contextos diversos. Será analisado e avaliado o design gráfico em ambientes digitais educacionais que caracterizam o emprego da hipermídia, tais como o vídeo, internet, hipertextos, audiovisual e os materiais didáticos on-line. As estratégias terão como base o Curso de Especialização em Metodologias para a Educação a Distância – MEAD oferecido pela UNISUL VIRTUAL.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/191
10.17143/rbaad.v6i0.191
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/191
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v6i0.191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/191/70
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 6 (2007)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v6i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170456522752