Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/191 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem - AVA’s, conceituando design instrucional ou educacional, como um processo de concepção de projetos em EaD, explicitados nos materiais didáticos, utilização de mídias, tecnologias e nos sistemas tutorias de apoio ao aluno, especialmente construídos para otimizar a aprendizagem de determinadas informações em contextos diversos. Será analisado e avaliado o design gráfico em ambientes digitais educacionais que caracterizam o emprego da hipermídia, tais como o vídeo, internet, hipertextos, audiovisual e os materiais didáticos on-line. As estratégias terão como base o Curso de Especialização em Metodologias para a Educação a Distância – MEAD oferecido pela UNISUL VIRTUAL. |
id |
ABED-1_7510de657d80e2928d9e4000f28e983a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/191 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul VirtualAmbientes Virtuais de AprendizagemEducação a DistânciaDesign Gráfico e Instrucionalhipermídia.O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem - AVA’s, conceituando design instrucional ou educacional, como um processo de concepção de projetos em EaD, explicitados nos materiais didáticos, utilização de mídias, tecnologias e nos sistemas tutorias de apoio ao aluno, especialmente construídos para otimizar a aprendizagem de determinadas informações em contextos diversos. Será analisado e avaliado o design gráfico em ambientes digitais educacionais que caracterizam o emprego da hipermídia, tais como o vídeo, internet, hipertextos, audiovisual e os materiais didáticos on-line. As estratégias terão como base o Curso de Especialização em Metodologias para a Educação a Distância – MEAD oferecido pela UNISUL VIRTUAL.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/19110.17143/rbaad.v6i0.191Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 6 (2007)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v6i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/191/70Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessFONSECA ARBEX, DAFNEFALCÃO DE BITTENCOURT, DÊNIA2019-03-17T02:27:24Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/191Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:27:24Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual |
title |
Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual |
spellingShingle |
Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual FONSECA ARBEX, DAFNE Ambientes Virtuais de Aprendizagem Educação a Distância Design Gráfico e Instrucional hipermídia. |
title_short |
Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual |
title_full |
Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual |
title_fullStr |
Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual |
title_full_unstemmed |
Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual |
title_sort |
Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual |
author |
FONSECA ARBEX, DAFNE |
author_facet |
FONSECA ARBEX, DAFNE FALCÃO DE BITTENCOURT, DÊNIA |
author_role |
author |
author2 |
FALCÃO DE BITTENCOURT, DÊNIA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FONSECA ARBEX, DAFNE FALCÃO DE BITTENCOURT, DÊNIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Educação a Distância Design Gráfico e Instrucional hipermídia. |
topic |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Educação a Distância Design Gráfico e Instrucional hipermídia. |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem - AVA’s, conceituando design instrucional ou educacional, como um processo de concepção de projetos em EaD, explicitados nos materiais didáticos, utilização de mídias, tecnologias e nos sistemas tutorias de apoio ao aluno, especialmente construídos para otimizar a aprendizagem de determinadas informações em contextos diversos. Será analisado e avaliado o design gráfico em ambientes digitais educacionais que caracterizam o emprego da hipermídia, tais como o vídeo, internet, hipertextos, audiovisual e os materiais didáticos on-line. As estratégias terão como base o Curso de Especialização em Metodologias para a Educação a Distância – MEAD oferecido pela UNISUL VIRTUAL. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/191 10.17143/rbaad.v6i0.191 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/191 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v6i0.191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/191/70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 6 (2007) 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v6i0 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170456522752 |