A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francisco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4740
Resumo: Neste artigo relaciona-se o design instrucional – e, mais especificamente, o design de ambientes virtuais de aprendizagem (sobretudo em contexto de ensino a distância) – com outros tipos de design, no quadro do design em geral. Defende-se a ideia de que uma maior consciência desta relação e um maior investimento na mobilização para o design instrucional de conhecimento gerado no contexto de outros tipos de design podem ser bastante enriquecedores. O modelo MAPE – que tem presidido ao design de alguns ambientes virtuais de aprendizagem numa universidade portuguesa – é referido como exemplo de contexto no qual têm sido realizadas algumas práticas de design tomando por referência um quadro teórico abrangente, norteado, em grande parte, por princípios de design em geral.
id RCAP_dd79d048b86aaddc3276cfab45571fba
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagemThe importance of design in the development of virtual learning environmentsDesign InstrucionalDesign EducacionalAmbientes Virtuais de AprendizagemAVAEnsino a DistânciaE-learningDistance LearningInstructional DesignVirtual Learning EnvironmentNeste artigo relaciona-se o design instrucional – e, mais especificamente, o design de ambientes virtuais de aprendizagem (sobretudo em contexto de ensino a distância) – com outros tipos de design, no quadro do design em geral. Defende-se a ideia de que uma maior consciência desta relação e um maior investimento na mobilização para o design instrucional de conhecimento gerado no contexto de outros tipos de design podem ser bastante enriquecedores. O modelo MAPE – que tem presidido ao design de alguns ambientes virtuais de aprendizagem numa universidade portuguesa – é referido como exemplo de contexto no qual têm sido realizadas algumas práticas de design tomando por referência um quadro teórico abrangente, norteado, em grande parte, por princípios de design em geral.ABSTRACT: In this paper, we relate instructional design – and, more specifically, the design of virtual learning environments (especially in the context of distance learning) – to other kinds of design, within the framework of design in general. We claim that a greater awareness of this relation can be quite enriching. MAPE model, which has led the design of some virtual learning environments at a Portuguese university, is presented as an example of a context in which some principles of design in general have been taken into consideration.Repositório da Universidade dos AçoresSousa, Francisco2018-06-25T10:59:24Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4740porSousa, F. (2018). A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem. "Revista Internacional de Formação de Professores", 3(1), 227-244.2447-8288info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:58Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:03.944199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
The importance of design in the development of virtual learning environments
title A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
Sousa, Francisco
Design Instrucional
Design Educacional
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AVA
Ensino a Distância
E-learning
Distance Learning
Instructional Design
Virtual Learning Environment
title_short A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
title_full A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
author Sousa, Francisco
author_facet Sousa, Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Design Instrucional
Design Educacional
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AVA
Ensino a Distância
E-learning
Distance Learning
Instructional Design
Virtual Learning Environment
topic Design Instrucional
Design Educacional
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AVA
Ensino a Distância
E-learning
Distance Learning
Instructional Design
Virtual Learning Environment
description Neste artigo relaciona-se o design instrucional – e, mais especificamente, o design de ambientes virtuais de aprendizagem (sobretudo em contexto de ensino a distância) – com outros tipos de design, no quadro do design em geral. Defende-se a ideia de que uma maior consciência desta relação e um maior investimento na mobilização para o design instrucional de conhecimento gerado no contexto de outros tipos de design podem ser bastante enriquecedores. O modelo MAPE – que tem presidido ao design de alguns ambientes virtuais de aprendizagem numa universidade portuguesa – é referido como exemplo de contexto no qual têm sido realizadas algumas práticas de design tomando por referência um quadro teórico abrangente, norteado, em grande parte, por princípios de design em geral.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-25T10:59:24Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4740
url http://hdl.handle.net/10400.3/4740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, F. (2018). A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem. "Revista Internacional de Formação de Professores", 3(1), 227-244.
2447-8288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130725637685248