A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4740 |
Resumo: | Neste artigo relaciona-se o design instrucional – e, mais especificamente, o design de ambientes virtuais de aprendizagem (sobretudo em contexto de ensino a distância) – com outros tipos de design, no quadro do design em geral. Defende-se a ideia de que uma maior consciência desta relação e um maior investimento na mobilização para o design instrucional de conhecimento gerado no contexto de outros tipos de design podem ser bastante enriquecedores. O modelo MAPE – que tem presidido ao design de alguns ambientes virtuais de aprendizagem numa universidade portuguesa – é referido como exemplo de contexto no qual têm sido realizadas algumas práticas de design tomando por referência um quadro teórico abrangente, norteado, em grande parte, por princípios de design em geral. |
id |
RCAP_dd79d048b86aaddc3276cfab45571fba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4740 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagemThe importance of design in the development of virtual learning environmentsDesign InstrucionalDesign EducacionalAmbientes Virtuais de AprendizagemAVAEnsino a DistânciaE-learningDistance LearningInstructional DesignVirtual Learning EnvironmentNeste artigo relaciona-se o design instrucional – e, mais especificamente, o design de ambientes virtuais de aprendizagem (sobretudo em contexto de ensino a distância) – com outros tipos de design, no quadro do design em geral. Defende-se a ideia de que uma maior consciência desta relação e um maior investimento na mobilização para o design instrucional de conhecimento gerado no contexto de outros tipos de design podem ser bastante enriquecedores. O modelo MAPE – que tem presidido ao design de alguns ambientes virtuais de aprendizagem numa universidade portuguesa – é referido como exemplo de contexto no qual têm sido realizadas algumas práticas de design tomando por referência um quadro teórico abrangente, norteado, em grande parte, por princípios de design em geral.ABSTRACT: In this paper, we relate instructional design – and, more specifically, the design of virtual learning environments (especially in the context of distance learning) – to other kinds of design, within the framework of design in general. We claim that a greater awareness of this relation can be quite enriching. MAPE model, which has led the design of some virtual learning environments at a Portuguese university, is presented as an example of a context in which some principles of design in general have been taken into consideration.Repositório da Universidade dos AçoresSousa, Francisco2018-06-25T10:59:24Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4740porSousa, F. (2018). A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem. "Revista Internacional de Formação de Professores", 3(1), 227-244.2447-8288info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:58Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:03.944199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem The importance of design in the development of virtual learning environments |
title |
A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem Sousa, Francisco Design Instrucional Design Educacional Ambientes Virtuais de Aprendizagem AVA Ensino a Distância E-learning Distance Learning Instructional Design Virtual Learning Environment |
title_short |
A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full |
A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem |
title_sort |
A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem |
author |
Sousa, Francisco |
author_facet |
Sousa, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Instrucional Design Educacional Ambientes Virtuais de Aprendizagem AVA Ensino a Distância E-learning Distance Learning Instructional Design Virtual Learning Environment |
topic |
Design Instrucional Design Educacional Ambientes Virtuais de Aprendizagem AVA Ensino a Distância E-learning Distance Learning Instructional Design Virtual Learning Environment |
description |
Neste artigo relaciona-se o design instrucional – e, mais especificamente, o design de ambientes virtuais de aprendizagem (sobretudo em contexto de ensino a distância) – com outros tipos de design, no quadro do design em geral. Defende-se a ideia de que uma maior consciência desta relação e um maior investimento na mobilização para o design instrucional de conhecimento gerado no contexto de outros tipos de design podem ser bastante enriquecedores. O modelo MAPE – que tem presidido ao design de alguns ambientes virtuais de aprendizagem numa universidade portuguesa – é referido como exemplo de contexto no qual têm sido realizadas algumas práticas de design tomando por referência um quadro teórico abrangente, norteado, em grande parte, por princípios de design em geral. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-25T10:59:24Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4740 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, F. (2018). A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem. "Revista Internacional de Formação de Professores", 3(1), 227-244. 2447-8288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130725637685248 |