Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/261 |
Resumo: | Uma das maiores discussões em torno da Educação a Distância – EaD – tem sido a interação em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Este estudo visa a discutir a aprendizagem do aluno a distância e a forma de (des) envolvimento nesse ambiente. Partiu-se do interacionismo de Bakhtin (1979) e dos postulados de Wallon (1968; 1989) e Vygotsky (1998) sobre a importância da mediação e das emoções para a aprendizagem. Adotou-se uma pesquisa qualitativo-quantitativa sob a hipótese de que os laços de afetividade tendem a ser mais bem estabelecidos na interação a distância. Os dados provenientes de questionário aplicado a 76 estudantes apontaram que afetividade e interação dependiam da forma como o professor e o tutor conduziam as atividades interativas. Os resultados apontaram a crença de que o contato presencial traz inibição e menor atuação. Verificouse que o contato físico de aulas presenciais não favorece necessariamente a relação afetiva. 80% dos participantes afirmaram ter mais liberdade de exposição em aulas virtuais. |
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Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distânciaAfetividade. Interação. Educação a Distância. Aprendizagem.Uma das maiores discussões em torno da Educação a Distância – EaD – tem sido a interação em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Este estudo visa a discutir a aprendizagem do aluno a distância e a forma de (des) envolvimento nesse ambiente. Partiu-se do interacionismo de Bakhtin (1979) e dos postulados de Wallon (1968; 1989) e Vygotsky (1998) sobre a importância da mediação e das emoções para a aprendizagem. Adotou-se uma pesquisa qualitativo-quantitativa sob a hipótese de que os laços de afetividade tendem a ser mais bem estabelecidos na interação a distância. Os dados provenientes de questionário aplicado a 76 estudantes apontaram que afetividade e interação dependiam da forma como o professor e o tutor conduziam as atividades interativas. Os resultados apontaram a crença de que o contato presencial traz inibição e menor atuação. Verificouse que o contato físico de aulas presenciais não favorece necessariamente a relação afetiva. 80% dos participantes afirmaram ter mais liberdade de exposição em aulas virtuais.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2015-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/26110.17143/rbaad.v14i0.261Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/261/174https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/261/175https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/261/176Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessChantal Duarte Silva, PriscillaShitsuka, RicardoGomes Paschoal, Patrícia Aparecida2019-03-17T02:36:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/261Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:36:40Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
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